No dia 16 de julho, sábado, a Universidade do Porto vai receber uma verdadeira maratona de piano. Durante 12 horas seguidas, pianistas de todo o mundo vão dar-nos música sem parar.  Das 11h00 às 23h00, vão passar pela Casa Comum da Reitoria 29 músicos, de diferentes nacionalidades e dos 7 aos 32 anos de idade.

A iniciativa está integrada no Concurso Internacional de Música Santa Cecília, cuja primeira edição remonta a 1968. Começou como um concurso escolar no Curso de Música Silva Monteiro, explica Luís Costa, coordenador artístico do concurso. “Até à data é, em Portugal, o Concurso com maior dimensão e visibilidade internacional, fazendo parte da World Federation of International Music Competition (WFIMC).

A iniciativa atrai também músicos de várias nacionalidades. “Na maratona vão participar 29 pianistas oriundos de Portugal, Alemanha, Estados Unidos, China, Polónia, Lituânia, Coreia do Sul, Reino Unido, Japão, Espanha, Taiwan, França, Azerbeijão, República Checa”. Esta maratona vem “complementar as experiência do Concurso”, adianta o responsável, “proporcionando aos participantes a oportunidade de se apresentarem em público”. Este será também, acrescenta, “mais um momento de partilha, em que podem escutar colegas e conhecer outras realidades/experiências”.

Os recitais na Casa Comum, com a duração de uma hora, irão obedecer a uma lógica non-stop. Doze horas ininterruptas de música, com entrada livre.

Recital realizado no âmbito da Maratona de 2019.

Na categoria principal podem participar músicos até aos 32 anos de idade, enquanto a secção júnior está reservada aos concorrentes dos 5 aos 18 anos de idade. O primeiro prémio da categoria principal tem um valor de 20.000 euros (15.000€ atribuído pela Câmara Municipal do Porto, acrescidos de 5.000€ do Prémio Victor Macedo Pinto para a gravação de um álbum na editora KNS Classical). Para os restantes distinguidos, estão ainda previstas prémios como o agendamento de concertos e o agenciamento internacional dos intérpretes. Na categoria júnior, o primeiro prémio tem o valor de 1.000 euros.

Os prémios são atribuídos mediante a votação de um júri de 7 pianistas convidados pelo concurso, individualidades reconhecidas no panorama musical nacional e internacional. Na grande final, que se realiza às 18h00 do dia 17 de julho, os três intérpretes finalistas vão subir ao palco da Casa da Música com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e o Maestro Osvaldo Ferreira.

Mais informações aqui.