A MENTIRA VERDE

Em 2018, quando começámos a construir o projeto CASA COMUM na Reitoria, promovemos, em parceria com a LIPOR, um ciclo de cinema com filmes que haviam sido exibidos e premiados no CineEco – Festival Internacional de Cinema da Serra da Estrela. Entre os vários documentários sobre temas ambientais, exibimos o filme de Werner Boote, The Green Lie (Áustria, 2018, 93’).


A Mentira Verde explica como nós, os consumidores, temos vindo a ser enganados: fomos convencidos de que a sustentabilidade do planeta depende de nós, das nossas escolhas, do que consumimos, e fomos ensinados a procurar os símbolos e mensagens, nos produtos, que identificam aqueles que não prejudicam o ambiente. Mas há (cada vez mais) empresas que fazem (cada vez mais) lucro com a nossa “consciência verde”. Fazem greenwashing, isto é, forjam uma identidade de responsabilidade ecológica que não corresponde, de forma alguma, às práticas reais.


O tema do greenwashing tem estado na ordem do dia de muitos encontros científicos e empresariais e não podia, naturalmente, estar ausente da Cimeira do Plástico, realizada na FIL, em Lisboa, na passada segunda-feira, e a que assistiu mais de um milhar de pessoas – na sua maioria ligadas à área da produção de plástico, mas também a organizações ambientais e a universidades. Assisti ao evento exatamente porque a mensagem que me tem chegado é a de que precisamos de mudar a nossa atitude – afinal, é tudo uma questão de cultura, da forma como vemos o mundo. Mas no painel intitulado “Estratégias para se evitar o greenwashing“ percebi, uma vez mais, que não depende apenas de nós: é preciso mais legislação, mais vigilância. E, sobretudo, temos de fazer o rastreamento de todo o ciclo de produção.


Na cimeira, foram apontadas várias estratégias para se evitar o greenwashing e sublinhada a importância de alguns instrumentos que se encontram já disponíveis, como o Product Environmental Footprint (PEF / Pegada Ambiental do Produto), que quantifica todos os impactos ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo emissões para a água, ar e solo, utilização e destruição de recursos, e ainda o impacto resultante da utilização do solo e da água; o Eco-Efficiency Label (Certificação de Eficiência Ecológica), que decorre da implementação da metodologia definida para o efeito pela NSF Internacional, e obriga sempre a uma avaliação externa; e o Digital Product Passport (Passaporte Digital do Produto), que colige e disponibiliza a todos os atores, incluindo consumidores, dados sobre os produtos e sobre toda a cadeia de fornecimento, possibilitando uma melhor compreensão dos materiais utilizados, bem como do impacto ambiental que implicam. 


Na cimeira falou-se, ainda, do Green Public Procurement (Contratos Públicos Ecológicos) como uma estratégia importante para se exercer pressão sobre os produtores. Na verdade, as instituições públicas, para além da responsabilidade social e cultural, têm uma responsabilidade ecológica a cumprir. Orgulho-me por fazer parte de uma Universidade que tem estas responsabilidades sempre em mente. Foi um caminho que já começámos há alguns anos e que temos vindo a seguir cada vez com maior rigor, pois sabemos bem que é o único caminho a seguir – com a consciência de que, nesse caminho, entre muitos outros aspetos, teremos de estar atentos às mentiras verdes.


Fátima Vieira

Vice-Reitora para a Cultura e Museus

A Loja da Universidade cresceu e está ainda mais "made in Portugal"

A Loja da U.Porto reabriu ao público com o  dobro do espaço e com uma oferta reforçada de produtos ligados à Universidade e ao país.

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Os produtos da marca "U.Porto" são uma das grandes apostas da "nova" Loja da Universidade. Foto: U.Porto

Quando as portas se abrem, é o aumento de espaço – exatamente o dobro face ao que existia – que salta à vista, juntamente com a decoração moderna e a iluminação cuidada. Afinal, qualquer semelhança com o passado soa a mera coincidência na “nova” Loja da Universidade do Porto,  que reabriu as portas ao público esta quarta-feira, 19 de outubro, no  Edifício Histórico (Reitoria) da U.Porto. Para trás ficam mais de seis meses de uma ampla renovação do espaço, mas não só…


“Tratou-se, em primeiro lugar, de uma reformulação do conceito da  loja, que agora reflete plenamente as preocupações da Universidade, nomeadamente no que diz respeito à sua responsabilidade social e ambiental”, começa por apresentar Fátima Vieira, Vice-Reitora.


Preocupações que se traduzem numa oferta de produtos onde se destacam agora peças e objetos, “na sua maioria, de designers portugueses e fabricados em Portugal”. Por outro lado, “sentimos que a  Loja deveria ter mais produtos com a marca U.Porto, capazes de reforçar a  identidade da comunidade académica, e que devíamos dar maior  visibilidade à atividade da nossa Editora”.


“Por último, queríamos que a loja convidasse os visitantes a  descobrir o património da Universidade, nomeadamente as suas estruturas museológicas e culturais”, desvenda a Vice-Reitora.

Uma nova montra para a Universidade

Mas nada melhor do que uma visita à Loja da Universidade para experienciar em pleno um espaço que promete consolidar-se rapidamente como uma referência obrigatória para quem visita a Baixa da cidade.


“Na primeira sala, temos merchandise institucional, com  muitos produtos novos explorando as diferentes cores das faculdades”,  revela Fátima Vieira. Entre copos, cadernos, roupas  e material escolar,  sobressai igualmente a prateleira decorada com as “meias com as cores  de todas as faculdades”.


Para além disso, “temos finalmente um espaço amplo para expor os  livros da U.Porto Press, bem como artigos relacionados com a Casa-Museu Abel Salazar e com a Fundação Marques da Silva”. A sala acolhe ainda artigos de requinte, como joias em prata e latão, e “outros produtos de excelentes designers”.


As grandes novidades estão reservadas, contudo, para a segunda sala, onde os visitantes são recebidos por um “Gabinete de Curiosidades (um móvel antigo com peças do Museu da História Natural e da Ciência) e um mapa celeste que evidencia as constelações do hemisfério norte”.


Neste novo espaço, refere a Vice-Reitora, é possível encontrar uma “grande diversidade de artigos relacionados com o Museu, o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade e o Planetário, maioritariamente orientados para um público mais jovem”, mas também “lenços e joias inspirados no mundo natural”.

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Loja da Universidade do Porto (Foto: U.Porto)

Um ponto de informação sobre a U.Porto

Ao dispor dos visitantes da “nova” Loja está ainda um ponto de informação onde é possível obter informações detalhadas sobre a instituição. Para o efeito, “estará sempre presente uma colaboradora,  que terá por missão esclarecer os visitantes quanto à localização e atividades das 14 faculdades, dos 49 centros de investigação e das estruturas culturais da U.Porto”, explica Fátima Vieira.


Por fim, uma visita à loja convida também a conhecer a intensa programação da vizinha Casa Comum.  Para tal, a aposta vai incidir “numa articulação estreita entre as exposições patentes nas Galerias I e II e produtos exclusivos da loja”.

De segunda a sábado e à distância de um clique

Feitas as primeiras apresentações, resta dizer que a Loja da  Universidade está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00  às 18h0, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.


Quem não puder visitar a loja física pode sempre optar por uma visita à loja online da Universidade, onde encontrará toda a oferta de produtos disponível, incluindo a linha oficial de merchandising da U.Porto, produtos portugueses, livros, joalharia e outras peças de autor.


A Loja da U.Porto faz envios para todo o país, incluindo as  regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O prazo de entrega é de, aproximadamente, dois dias úteis. 


Fonte: Notícias U.Porto

NEFUP oferece oficinas de danças tradicionais portuguesa

Sessões abertas a toda a comunidade U.Porto vão  decorrer nos dias 26 de outubro e 2 de novembro, na sede do NEFUP.  Inscrição gratuita.

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Semestralmente, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) realiza Oficinas de Danças Tradicionais portuguesas para a comunidade académica da Universidade do Porto. E este primeiro semestre do ano letivo 2022/2023 não é exceção.


Estas oficinas, que exploram as danças tradicionais e a cultura popular portuguesa, vão decorrer nos dias 26 de outubro e 2 de novembro, entre as 19h00 e as 20h30, na sede do NEFUP, na Rua dos Bragas (nas traseiras da Faculdade de Direito).


A participação nas oficinas é totalmente gratuita e aberta a toda a comunidade da U.Porto, incluindo estudantes de mobilidade, antigos estudantes, docentes e funcionários. Para participar, basta fazer a respetiva inscrição online. 


Mais informações através do e-mail nefup.workshop@gmail.com .

Sobre o NEFUP

Fundado em 1982 por um grupo de estudantes e diplomados da U.Porto, o NEFUP é uma associação de extensão cultural da Universidade, cuja missão passa por recolher, estudar e divulgar, sob a forma de  espetáculos, a etnografia e o folclore portugueses.


Durante os seus cerca de 40 anos de vida, o NEFUP recolheu um vasto repertório de música, dança, canções e múltiplas tradições relativo às diferentes regiões etnográficas de todo o país.


A associação dedica-se, ainda, à divulgação etnográfica e à formação, através da dinamização de projetos de investigação, oficinas, ciclos de cinema etnográfico, tertúlias, concertos e outras atividades culturais. 


Fonte: Notícias U.Porto

Renato Rocha  trouxe a Amazónia ao centro histórico do Porto

Renato Rocha, no Vídeo Mapping Casa Comum Amazónia, coloca-nos várias questões: Quais são os desafios que o planeta enfrenta? Como estamos a  cuidar da “Casa Comum” que todos partilhamos? Estaremos a ouvir a  natureza e que humanidade é essa que exclui povos?  


O Video Mapping foi projetado na fachada do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto. 


Durante três dias, o Festival MIMO percorreu  diversos espaços da Universidade do Porto, parceira desta edição de 2022.


Veja o vídeo :

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Outubro na U.Porto

Para conhecer o programa da Casa Comum e outras iniciativas, consulte a Agenda Casa Comum ou clique nas imagens abaixo.

Aurélia de Souza. Inédita, a Preto e Branco

Até 10 DEZ'22
Exposição | Casa Comum
Entrada livre. Mais informações aqui

Nove Meses de Inverno e Três de Inferno

Até 29 OUT'22
Exposição | Casa Comum
Entrada livre. Mais informações aqui

CINANIMA NA U.Porto

14, 28 OUT e 04 NOV'22 | 21h30
Ciclo de Cinema | Casa Comum
Entrada Livre. Mais informações aqui

Teoria das 6 Cordas | Festival de guitarra em espaços universitários

21, 22, 27 e 28 OUT'22 
Música | Casa Comum, Salão Nobre da Reitoria, Galeria da Biodiversidade e Planetário do Porto
Entrada Livre. Mais informações aqui

Scat Singing para guitarristas e violinistas com Saulo Ferreira

29 OUT'22 | 18h00
Apresentação de livro e concerto | Casa Comum
Entrada Livre. Mais informações aqui

Nove Meses de Inverno e Três de Inferno | Visita Guiada + Exibição de Documentário

30 OUT'22 | 17h00
Visita guiada, filme | Casa Comum
Entrada Livre. Mais informações aqui

Oficina de Danças Tradicionais Portuguesas com NEFUP

26 OUT e 02 NOV '22 | 19h00-20h30
Workshop | Sede do NEFUP
Entrada Livre. Mais informações e inscrições aqui

O Museu à Minha Procura

05 MAI a 31 DEZ'22
Exposição | Pólo central do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto
Entrada Livre. Mais informações aqui

Depositorium 3 - Encontros às Cegas

 Até DEZ'22 
Exposição | Museu Nacional de Soares do Reis
Mais informações aqui

Nuno Grande | Figura Eminente 2022

Até 31 DEZ'22
Vários eventos | ICBAS, Reitoria da U.Porto
 Mais informações aqui

CORREDOR CULTURAL DO PORTO 

Condições especiais de acesso a museus, monumentos, teatros e salas de espetáculos, mediante a apresentação do Cartão U.Porto.
Consulte a lista completa aqui

Entrevista inédita a Ana Luísa Amaral

EU University & Culture Summit / Day 1, Afternoon

Ana Luísa Amaral / Egidio Santos (Universidade do Porto)

Cerca de um ano antes do seu falecimento, em agosto passado, Ana Luísa Amaral concedeu uma entrevista à U.Porto Press. Pela Liberdade: Respirações (versão em inglês A Breath of Freedom), uma publicação da Editora da Universidade do Porto, da sua autoria, deu o mote para essa conversa.


Ana Luísa Amaral, antiga investigadora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e consagrada escritora e “poeta” portuguesa (conforme se autointitulava), dispensa apresentações. Ainda assim, na entrevista que se segue poderá ficar a conhecer um pouco mais da obra e convicções deste nome maior do panorama literário contemporâneo, na primeira pessoa.


Como nasceu esta obra? Quais as motivações que estiveram na sua origem?

No início de 2019 um colega da Faculdade de Letras, o Professor  Gaspar Martins Pereira, contactou-me, perguntando-me se eu poderia fazer  um poema sobre a liberdade para abrir um congresso que estavam a  organizar – A Construção das Liberdades. Este congresso deveria ter  tido lugar em maio de 2020. Já em 2020, contactou-me novamente, dizendo  que o congresso tinha sido adiado para novembro de 2020. Ou seja, o que  era para ter sido um congresso com muitos participantes (quer  portugueses, quer estrangeiros) transformou-se num congresso muito mais  pequeno, devido ao avanço da pandemia e às medidas de contingência  tomadas pelo Governo.


Na altura, eu tinha uma série de poemas em torno das questões da liberdade, embora estivesse a preparar um poema longo – Dissidências: das Respirações. Entretanto contactou-me a Professora Fátima Vieira [Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Cultura e Museus e docente da Faculdade de  Letras], dizendo que tinha falado com o nosso colega e que estariam a  pensar em publicar o meu poema numa espécie de libretto (porque  eu tinha dito que era um poema longo). E eu, em vez de lhes dar o tal  poema longo, dei-lhes cinco poemas inéditos que, cada qual à sua  maneira, versavam o tema da liberdade.


De que forma “respira” a liberdade através destes seis poemas?

De formas muito diferentes. Além disso, a liberdade respondeu já por tantos nomes! Representaram-na já de tantas formas… Como uma mulher, nua  da cintura para cima, ou meio desnudada, com uma bandeira na mão…


Eu acho que aquilo a que nós chamamos liberdade – e a vontade da liberdade – existe no que nós, espécies todas, temos de mais íntimo. Que é a vontade da vida, no fundo… é a vontade da vida! Liberdade é muita coisa. Mas, quando pensamos em desejo de liberdade, só pensamos em seres  humanos, não nos outros seres. Ora, a liberdade está dentro de todos os  que habitam o planeta. Está num peixe, por exemplo, que se debate numa  cana de pesca. Porquê? Porque quer ser livre!
Todos estes poemas são sobre a liberdade.


O primeiro tem a ver connosco. É sobre Portugal. Tem a ver com o  nosso passado nacional coletivo e o nosso presente. “Atrás de nós, / os  mastros // à nossa frente, os monstros”. Os monstros que nos aparecem,  que tanto podem ser monstros económicos, como pode ser este monstro sem  vida que é o “Covid”, que precisa de um hospedeiro para conseguir viver.  Tem a ver também com a problemática do sonho na parte final: “e na  parede / os astros”.


“As cores da servidão” é, naturalmente, sobre a liberdade. São dois  poemas que versam a questão da raça, da classe. E as questões da  ausência de liberdade e da reprodução dos mecanismos de opressão pelas  classes dominantes no Brasil, neste caso.


Estes poemas foram escritos num avião, numa viagem entre São Paulo e Rio  de Janeiro e aconteceu mesmo isto. Ela entrou, de facto, no avião para a  primeira fila e “era loura, mala de mão / macia em boa pele // À sua  frente, e jovem como / ela, o marido elegante e confortável / na cor da  sua íris internacional / Atrás dos dois, na fila de embarcar / e era quase menina, uma criada / touca branca e bordada / e uma criança / aconchegada ao peito”. É um poema que tenta refletir sobre a  aprendizagem desses mecanismos de opressão, através de uma criança.
“A outra servidão: paisagem com dois cavalos” é também sobre a  ausência de liberdade e sobre outro tipo de opressão: aquela que nós,  humanos, arrogantemente exercemos sobre aqueles que têm menos poder do  que nós. Neste caso são os cavalos, que aqui são comparados com os  negros e com as mulheres. E estes instrumentos de tortura, como é dito –  “mais o freio, ou bridão, / parecido com aquele colocado na boca das  mulheres / que desobedeciam” –, isto acontecia no século XVI, de facto.  Nos séculos XVI/XVII havia uma figura, que era a figura da megera (shrew,  em inglês), uma mulher que desobedecia ao marido, que falava demais…  sobretudo que era rebelde e não se conformava com as normas psico-socio-sexuais impostas às mulheres. Ou seja, as mulheres deviam ser recatadas, deviam ser obedientes, deviam “apagar-se” perante o marido e estas mulheres não o faziam. Estava, até, previsto haver penas [para estas mulheres]. Esta figura estava juridicamente legislada. Então punham-lhes freios na boca e passeavam-nas pela aldeia, como exemplo para as outras [mulheres]. Esses freios eram semelhantes aos que se usavam nos escravos: punha-se também um freio ou um bridão na boca dos  escravos porque muito deles tentavam envenenar-se; não queriam viver  escravos! Isto aconteceu, de facto, até terminar a escravatura e era horrível! E estes animais [os cavalos], que “não criam caos nem desacato”, que docilmente acatam, são eles também uma metáfora para a questão da liberdade.


Todos estes poemas tematizam, assim, a questão dos corpos dóceis; dos corpos que são violentados.


“O tom da liberdade” também; no fundo [fala sobre] os mecanismos de domesticação. Tal como com as mulheres. “Aprender pela minha gata / o tom da liberdade: / o estar quando se quer / e o não estar quando não”. Mas, por outro lado, onde está a liberdade dela? Quando digo “Mas como, se as paredes / são fechadas e as noites de miar / uma utopia? / Só no telhado e em pura nostalgia: / o cheiro // a tempo / verdadeiro –”.


É a gata, mas também somos nós, no meio desta pandemia, já que para nós  “as noites de miar”, as noites de liberdade se transformaram numa utopia! E “as noites de miar” são a normalidade, ao fim e ao cabo. É  isto que é normal para um gato. Assim como é normal para um ser humano abraçar outro ser humano.


Já “A luta” é uma brincadeira… É uma alegoria sobre a luta pelo  poder. A questão do feminismo está aqui só esboçada. O enxoval que a  rapariga não quer… os livros são ameaçados, ou seja, o saber está  ameaçado pela domesticidade, como se fosse impossível haver  domesticidade e sabedoria ao mesmo tempo… E isto pode levar-nos  novamente à questão das mulheres e dos freios nas suas bocas… Porque se  extremarmos a figura da megera, chegamos à bruxa. As bruxas eram  mulheres que sabiam; mulheres que tinham conhecimentos (por exemplo,  lidar com ervas, fazer curativos…). Mulheres e sabedoria foi algo  condenado durante muitos séculos. As mulheres não deviam saber. “A luta”  é, em primeiro lugar, a luta entre o domínio do doméstico e o domínio  do público, sendo que os livros pertenceriam ao domínio do público. Ou  ao domínio do político, porque é o domínio do saber. De facto, saber é poder. É um jogo sobre a forma como a democracia se constrói. E é muito irónico porque são as lutas internas. “Agora, o problema não era / o invasor, mas a divisão interna / os ódios recalcados. // O que interessava agora / era sobreviver / ser livro.” E não “ser livre”. “Ser livro” equivaleria a “ser livre”.

EU University & Culture Summit / Day 1, Afternoon

Em que medida poderão estes poemas contribuir para uma  reflexão, e ação, sobre as injustiças e restrições à liberdade da  atualidade?

Toda a arte é, de alguma maneira, uma excrescência; é excedente. Com  uma sinfonia, por exemplo, não construímos um móvel, uma casa, uma cama…  mas precisamos de uma sinfonia, de um poema, da beleza, da obra de  arte… Nós, seres humanos, tornamos absolutamente necessário aquilo que  aparentemente é inútil. Mas não é! É absolutamente necessário porque é  inútil, ou seja, porque pertence ao domínio do impalpável, do simbólico.  E nós precisamos do simbólico, de rituais, de coisas que nos  estruturem, para lá da roupa que pomos em cima do corpo, da comida com  que nos alimentamos, do sono de que precisamos para ficarmos saudáveis.  Nesse sentido, qualquer expressão artística, se for verdadeira, e se for  genuína, pode ajudar o ser humano a abrir-se ao mundo e, assim, a  sentir-se mais livre.


No caso concreto destes poemas, o próprio tema do conjunto Pela Liberdade: Respirações orienta, de alguma maneira, as leitoras e os leitores para duas  questões: para a ligação entre a liberdade e a tirania, ou barbárie, e  para a respiração enquanto duplo movimento: inspiração e expiração. O  movimento de inspiração está ligado à criatividade, mas nos nossos  tempos está ligado também a esse acontecimento tão traumático e tão  terrível que foi o assassinato do negro [George Floyd] nos Estados Unidos, em que ele repetiu durante oito minutos “I can’t breathe!”.  E  as respirações são estas também!… Gostaria que estas questões fossem pensadas pelas pessoas que lerem estes poemas…


Quais são as problemáticas da sociedade atual que mais a preocupam?

O medo… o ódio… a jactância… A jactância pode ser aplicada também à questão das redes sociais; a arrogância de acharmos que dominamos tudo…  E, afinal, um “bicharoco” [Covid-19] que nem é bicho; um ser que nem é  ser! Um vírus! Dominou-nos completamente. O ódio é uma questão bem mais  complexa: algo que está na epiderme social e que não deixa de estar  ligado à arrogância porque tem a ver, também, com supremacia. O ódio que  está ligado ao medo… é o medo do outro que eu não conheço e que  aprendi, pela forma como fui educado ou educada, ser uma ameaça para  mim. Ou porque é negro – e os negros deviam estar no sítio que lhes  compete –, ou porque é gay, ou porque é mulher e tem demasiados direitos.


Também a ignorância. Só a ignorância pode explicar que se diga, por  exemplo, que os negros são menos inteligentes do que os brancos. Não há  outra razão! Só a ignorância pode explicar que se diga que não há  evolução das espécies. Só a ignorância explica que se acredite na Teoria  da Terra Plana.


O ódio vai-se desenvolvendo dentro deste clima de arrogância e medo. E as forças radicais de extrema-direita aproveitam-se disso. E estão a aproveitar-se disso, claramente. Do medo. Do medo do imigrante, que vem  aí; do negro, que não é branco como eu, e me vai tirar o emprego; do cigano, que recebe subsídio social; do medo do refugiado… Foi assim que o  Brexit ganhou em Inglaterra! Foi com o argumento de que tinham  de sair da União Europeia, porque “vêm para cá os estrangeiros tirar o emprego aos ingleses, aos nossos, à nossa gente!…”


Se lhe fosse pedido que selecionasse um destes poemas como arauto da liberdade, qual escolheria? 

Talvez… “A outra servidão: paisagem com dois cavalos”. Porque fala na espécie, fala em raça, fala em género e fala em colonização.


“Estão lado a lado,
naquela praça em frente da igreja,
Nesse calor de quando o mundo oscila,
na linha do horizonte,
e o rio quase defronte:
uma miragem


Estão lado a lado,
sujos de pó, as cabeças tombadas para a frente,
unidos pelo jugo desigual, a carroça apoiada no muro,
mas pronta a ser unida aos corpos deles


Estarão feitos assim velhos amigos,
os corpos encostados mesmo neste calor,
pela aliança muda?


Arreios, cabeçadas, todos os instrumentos
do que parece ser mansa tortura
mais o freio, ou bridão,
parecido com aquele colocado na boca das mulheres
que desobedeciam,


e era isso há muito tempo,
pelo menos quatro séculos,
ou semelhante ao que se usava
nos escravos, cobrindo-lhes a boca
para que não se envenenassem,
porque se recusavam a viver
escravos
e era isso quase agora, no século passado


Mas eles não criam caos nem desacato,
não se revoltam nem tentam o veneno,
se o freio agudo lhes fere, pungente,
gengiva, língua, osso,


Só se encostam quietos, um ao outro,
cabeças derrubadas para a frente,
à espera do chicote
que chegará depois com a carroça, pronta,
para a entrega das coisas
humanas, o comércio


E é esta a mais perfeita
das colonizações” 


Fonte:U.Porto Press

Há novos podcasts no espaço virtual da Casa Comum

28. Offshore, Sérgio Almeida 

Offshore, de Sérgio Almeida, in Revolver, 1.ª edição, Guerra e Paz, 2022

46. Ourrieta las palabras – Tie Felisbina Fernandes 

“Cun arrimado a 70 horas de grabaçones an lhéngua mirandesa, que este  porjeto ‘Ourrieta las Palabras – adonde mana la lhéngua’ yá fizo,  pareciu-mos ser esta la hora de dar a conhecer ua dessas bibliotecas,  Tie Felisbina Fernandes, de Costantin, que de l alto de ls sous 95 anhos  i ua mimória que assusta muita gente nuoba, antre muitos que yá stan  registados, mos dá a saber este cachico de bida, de la sue bida:”


Mais podcasts AQUI


Biblioteca do ICBAS/FFUP revela tesouros do passado


Mostra de obras representativas das diversas  áreas de estudo lecionadas nas duas faculdades pode ser visitada até 10 de janeiro de 2023.

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São dezenas de obras que ajudam a percorrer a história da medicina,  da medicina veterinária e das ciências farmacêuticas que se revelaram ao  público, desde o passado dia 10 de outubro, na exposição Tesouros da Biblioteca ICBAS/FFUP, promovida pela Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).


Através desta iniciativa, pretende-se divulgar um conjunto de livros  publicados entre os séculos XVIII e XX, que integram a área de  reservados do fundo bibliográfico da Biblioteca ICBAS/FFUP, constituído em grande parte por obras que pertenceram à Escola de Pharmacia do Porto e por ofertas de particulares.


“As obras em exposição, representativas das diversas áreas de estudo  do complexo ICBAS/FFUP, reforça, pela sua raridade e preciosidade, o  valor científico, histórico e cultural de um património documental que deve ser protegido, preservado e valorizado”, destaca a organização.


Organizada em parceria com o Núcleo Museológico da FFUP e o Museu de Anatomia Professor Nuno Grande, do ICBAS, a exposição surge na sequência  de exposições anteriores que procuraram promover o fundo bibliográfico existente na Biblioteca,  enfatizando efemérides, temáticas e personalidades com papel relevante  no apoio às atividades de ensino e investigação.


Com entrada livre, Tesouros da Biblioteca ICBAS/FFUP pode ser visitada até 10 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 19h30, na sala 1 da Biblioteca ICBAS/FFUP.


Fonte: Notícias U.Porto

Doutores Honoris Causa da U.Porto

Kenneth Frampton e Francesco Dal Co

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Kenneth Frampton / Francesco Dal Co


A 20 de abril de 2022 a Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Arquitetura (FAUP), atribuiu o seu mais importante título honorífico a Kenneth Frampton e Francesco Dal Co, figuras cimeiras da história e da crítica de arquitetura, com uma estreita ligação à arquitetura nacional, e que contribuíram enormemente para a “disseminação e reconhecimento da arquitetura portuguesa, nomeadamente da chamada “Escola do Porto”, através da particular ênfase que sempre conferiram à obra de Fernando Távora, Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura”.


Nesta cerimónia de Doutoramento Honoris Causa realizada no Auditório Fernando Távora da Faculdade de Arquitetura, no âmbito do 40.º aniversário desta Escola, Kennet Frampton teve como padrinho o Professor Arquiteto Álvaro Siza e como elogiador o Professor Doutor Rui J. G. Ramos; enquanto o Professor Arquiteto Eduardo Souto de Moura foi padrinho de Francesco Dal Co e o Professor Doutor Carlos Machado o seu elogiador. 


Kenneth Frampton nasceu no Reino Unido em 1930.


Formou-se na Architectural Association School of Architecture de Londres.


É Professor Emérito Ware na Graduated School of Architecture, Planning and Preservation, Columbia University, Nova Iorque, na qual foi professor entre 1997 e 2020.


Lecionou também na ETH Zürich, EPF Lausanne, Accademia di Architettura Mendrisio e Royal College of Art, Londres.


É autor de livros e ensaios sobre arquitetura moderna e contemporânea.


Foi editor da revista britânica Architectural Design e da publicação Oppositions do Institute of Architecture and Urban Studies, do qual foi co-fundador, a partir de 1973.


É Doutor Honoris Causa por várias universidades e foi distinguido com diversos prémios internacionais.


Em 2021 recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico.


Francesco Dal Co nasceu em Itália em 1945.


Formou-se em Arquitetura pelo Instituto Universitario di Architettura di Venezia, em 1970, onde é professor emérito. Lecionou igualmente na School of Architecture da Yale University (de 1982 a 1991), nos E.U.A., e na Accademia di Architettura – Universtità della Svizzera Italiana (de 1996 a 2005).


É diretor de arquitetura da editora Electa (desde 1976), e editor da revista Casabella (desde 1996).


Foi diretor da Secção de Arquitetura da Biennale di Venezia (entre 1988 e 1991) e curador do Pavilhão Nacional do Vaticano (1998).


Ao longo da sua carreira escreveu livros e ensaios sobre a História da Arquitetura e as mais importantes figuras da arquitetura contemporânea.


É Doutor Honoris Causa pela Universiteit Gent (Bélgica), membro Honorário do Royal Institute of British Architects (Reino Unido), membro da Acacademia Nazionale di San Luca (Itália) e sócio honorário da Casa da Arquitectura (Matosinhos, Portugal).


Sobre Francesco Dal Co (up.pt)


Sobre Kenneth Frampton (up.pt)


Cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Francesco Dal Co e a Kenneth Frampton - YouTube


Sobre Álvaro Siza Vieira (up.pt)


Sobre Eduardo Souto de Moura (up.pt)

Para mais informações consulte o site da a Casa Comum - Cultura U.Porto

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