A Ana é estudante do 3º ano de licenciatura na Faculdade. O que a levou a escolher a área do Desporto para a sua formação e a FADEUP como instituição de ensino superior? Desde cedo, o desporto ocupou um lugar central na minha vida, graças à influência do meu irmão, que sempre fez questão de me manter envolvida com ele em atividades desportivas. Este envolvimento precoce moldou o meu caráter e acendeu uma paixão duradoura pelo desporto, especialmente durante o 10.º ano, o que me levou a escolher um curso profissional de Técnico de Desporto. Durante este percurso, tive o privilégio de estabelecer ótimas relações com docentes experientes na área desportiva e, com base na excelente imagem transmitida pelos mesmos em relação à FADEUP, percebi que este era o ambiente ideal para aprofundar e expandir os meus conhecimentos. Com três anos de curso já tem certamente uma boa perceção das áreas por onde gostaria de construir o seu futuro profissional. Que áreas a motivam mais e porquê? A área do desporto e das populações especiais é, sem dúvida, a que mais me cativa para o meu futuro profissional. Paralelamente, a minha paixão pelo ensino e o desejo de contribuir para a inclusão de todos os alunos no desporto são fontes de grande motivação para mim. Adicionalmente, a constante busca pela superação dos limites nas populações especiais oferece-me uma profunda satisfação e um propósito significativo. Estes fatores são o combustível que me impulsiona a dedicar-me com afinco a estas áreas. O que gostava de fazer profissionalmente? Embora ainda não tenha uma visão completamente definida do meu futuro profissional, estou determinada a focar-me nas áreas que mencionei anteriormente. O meu objetivo é dedicar-me a estas áreas de forma a alcançar a realização pessoal e, simultaneamente, fazer a diferença na vida das pessoas. O desejo de contribuir de maneira positiva para a sociedade e para a experiência desportiva das populações especiais é uma força motriz no meu percurso. É Mentora no Programa Transversal de Mentoria Interpares da FADEUP (Mentoria FADEUP). O que a motivou a participar neste programa? A minha experiência no programa de mentoria tem sido profundamente enriquecedora. Comecei como mentorada, enfrentando um mundo novo com o auxílio de mentores que facilitaram a minha adaptação e me ajudaram a estabelecer novas ligações. Posteriormente, tive a honra de servir como mentora, oferecendo orientação aos novos alunos e passando o meu testemunho. A possibilidade de ajudar alguém, partilhando a minha própria experiência e orientando esse alguém através dos desafios iniciais, tem sido extremamente gratificante. Vê na Mentoria FADEUP uma oportunidade para desenvolver as suas competências? De que forma? A minha participação neste projeto de mentoria foi uma verdadeira oportunidade para superar a minha timidez e integrar-me de forma mais ativa nas dinâmicas da Faculdade. Este envolvimento não só me ajudou a enfrentar desafios pessoais, como também me permitiu contribuir para a transformação das vidas dos novos estudantes. O objetivo maior sempre foi fazer a diferença e apoiar os estudantes na sua jornada de integração e sucesso. Já é Mentora FADEUP desde o ano letivo passado. Que feedback lhe têm transmitido os seus mentorados relativamente ao Programa? Consideram-no importante para a integração na Faculdade? O feedback positivo que recebi dos meus mentorados e a experiência de orientar estudantes de Erasmus reforçaram a importância do programa de mentoria. Este programa é crucial para ajudar os novos estudantes a adaptarem-se a uma realidade que é muitas vezes muito diferente da sua zona de conforto. A minha missão tem sido criar uma ligação de confiança e oferecer apoio essencial, especialmente no primeiro ano, que pode ser repleto de stress e incertezas. E que tipo de ações já desenvolveu ou pretende desenvolver com os seus mentorados? Como mentora, busco sempre oferecer uma orientação proativa e um apoio constante aos novos estudantes, assegurando que se sintam seguros e bem integrados. É fundamental respeitar o processo individual de cada estudante, oferecendo suporte sem interferir, para garantir que a sua integração seja uma experiência positiva e autónoma. Esta abordagem não só promove um ambiente acolhedor, mas também contribui para o sucesso e bem-estar dos mentores e mentorados. Acha que ser Mentor é uma boa oportunidade para um estudante participar mais ativamente nas dinâmicas da Faculdade? O que diria aos seus colegas que podem ser mentores e ainda não o são? Ser mentor oferece uma oportunidade valiosa para se integrar nas dinâmicas da Faculdade e interagir com estudantes de diversas áreas. A experiência de mentoria é uma forma de criar novos laços, compartilhar vivências e enriquecer a nossa própria experiência académica e pessoal. É um papel que vai além da orientação, proporcionando uma plataforma para construir ligações importantes e contribuir para uma comunidade académica mais coesa e inclusiva. Falando agora da sua formação na Faculdade, quais são, na tua opinião, os pontos mais fortes da licenciatura? Acredito que a licenciatura se distingue por oferecer uma formação de excelência, alicerçada em pilares fundamentais que garantem uma educação abrangente e de qualidade. Primeiramente, o facto de o corpo docente da FADEUP ser composto por profissionais altamente qualificados e com vasta experiência, tanto académica quanto prática, possibilita uma educação profunda e detalhada, oferecendo aos estudantes uma visão avançada e prática do desporto, e preparando-os para enfrentar desafios reais e complexos no seu futuro profissional. Além disso, também dou grande valor ao facto de a FADEUP colocar um forte ênfase na investigação e na inovação, permitindo a participação dos estudantes em projetos de investigação que explorem novas fronteiras do conhecimento na área do desporto. Para mim, o ponto mais forte da licenciatura é a formação integral dos estudantes, uma vez que a Faculdade valoriza o desenvolvimento de competências interpessoais e de liderança, preparando os estudantes para assumirem papéis de responsabilidade e se destacarem em ambientes profissionais diversos. E do que mais gosta na Faculdade? O que mais aprecio na FADEUP é, sem dúvida, a comunidade vibrante e o ambiente de colaboração que se manifesta entre docentes e alunos. O relacionamento próximo e a disponibilidade dos docentes para apoiar os estudantes criam um ambiente de aprendizagem enriquecedor e estimulante. Esta colaboração mútua não só facilita a aquisição de conhecimentos e habilidades, mas também promove um sentimento de pertença e de suporte, essencial para o sucesso académico e pessoal. Pratica alguma modalidade? Porquê escolheu essa modalidade e com que idade começou? Atualmente, dedico-me ao desporto de forma recreativa, mas o meu percurso desportivo é marcado por uma rica e diversificada prática em várias modalidades. Ao longo dos anos, concentrei-me especialmente no futsal, uma paixão que ocupou uma parte significativa da minha vida e à qual dediquei vários anos. O facto de ter começado muito cedo no futsal fez com que este não fosse apenas uma prática desportiva, mas uma verdadeira escola de vida, onde desenvolvi habilidades valiosas como trabalho em equipa, disciplina e resiliência. Embora agora me concentre no desporto de recreação, o legado e as lições aprendidas durante os anos de prática no futsal continuam a influenciar positivamente a minha forma de encarar o desporto e a vida. Qual é a sua maior realização? Ingressar na FADEUP foi, sem dúvida, um dos momentos mais significativos e de maior realização da minha vida. Este marco não só representa o início de uma nova etapa académica e profissional, mas também a concretização de um sonho que sempre alimentei com grande determinação e entusiasmo. Este momento de realização é amplamente enriquecido pela possibilidade de crescer, aprender e colaborar com uma comunidade académica vibrante e inspiradora. Como ocupas os tempos livres? O que mais aprecio nos meus momentos de lazer é a oportunidade de passar tempo de qualidade com a minha família e amigos, explorando novos lugares e experiências. Estes momentos são preciosos e proporcionam um equilíbrio essencial entre o trabalho e a vida pessoal. |