António Costa


Tem 17 anos, é natural de Fafe e reside em Valbom. 


No ano letivo 2025/26 foi colocado na licenciatura em Ciências do Desporto da FADEUP com a média mais elevada de entre todos os candidatos: 19,03 valores


"Escolhi a FADEUP pela sua reputação e qualidade de ensino, 

visto que é uma das melhores faculdades do mundo

 em Ciências do Desporto.", António Costa

O António acaba de chegar à FADEUP para frequentar o 1º ano da licenciatura em Ciências do Desporto, curso onde foi colocado com a nota mais alta entre todos os novos estudantes. Fale-nos um pouco sobre si… Quem é o António?

Considero-me uma pessoa persistente, trabalhadora e simpática. Gosto de me dedicar a tudo o que faço e de manter uma boa relação com as pessoas que me rodeiam.

 

Porque escolheu Desporto para a sua formação académica? Quando percebeu que era essa a área em que queria prosseguir os seus estudos?

Escolhi Desporto porque sempre pratiquei várias modalidades, como futebol e natação, o que me foi aproximando da área desde cedo. Com o tempo fui-me interessando cada vez mais pela metodologia do treino e por compreender como se consegue melhorar a performance. Ainda assim, só no último ano do secundário decidi definitivamente seguir Ciências do Desporto, tendo sido esta uma escolha muito ponderada, baseada tanto na minha experiência prática como no interesse que desenvolvi ao longo dos anos.

 

E porque optou pela FADEUP?

Escolhi a FADEUP pela sua reputação e qualidade de ensino, visto que é uma das melhores faculdades do mundo em Ciências do Desporto. A proximidade geográfica também foi muito importante na escolha porque me permite estar perto da minha família.

 

O que mais o cativa na FADEUP?

O que mais me cativa na FADEUP é poder aprender numa instituição de referência na área das Ciências do Desporto. Entusiasma-me estar num ambiente rodeado de colegas e professores que partilham a mesma paixão pelo desporto, onde sinto que posso evoluir e aprender com quem tem interesses semelhantes.

 

A sua média de entrada foi de 19,03 valores, a mais alta entre todos os candidatos colocados. Qual é o segredo do seu sucesso?

Pessoalmente, não considero que haja segredo nenhum. Foi tudo fruto de muito trabalho, dedicação e vontade de dar sempre o meu melhor. O apoio da minha família e dos meus amigos também foi essencial no meu percurso.

 

E o que representa para si ser o estudante do presente ano letivo a chegar à Faculdade com a média mais alta?

Para mim, é um grande orgulho, mas também uma motivação extra para continuar a trabalhar e a aprender. É um reconhecimento do esforço feito até aqui, mas vejo-o, sobretudo, como um incentivo para manter a humildade e continuar a evoluir ao longo do curso, aproveitando ao máximo todas as oportunidades que a FADEUP oferece.

 

Como reagiu quando soube que tinha sido colocado na FADEUP? Qual foi a primeira pessoa a quem contou a novidade?

Quando soube que tinha sido colocado na FADEUP, fiquei muito feliz e entusiasmado com a oportunidade de começar esta nova etapa. As primeiras pessoas a quem contei a novidade foram os meus pais, e de seguida contei ao resto da minha família.

 

Para além de Educação Física, que imagino seja uma escolha óbvia, que outras disciplinas lhe despertavam mais interesse durante o ensino secundário? Se não tivesse optado por Desporto, há alguma área onde gostasse particularmente de trabalhar?

Para além de Educação Física, sempre gostei bastante de Matemática, por ser desafiante e exigir raciocínio e organização. Se não tivesse seguido Ciências do Desporto, provavelmente teria escolhido uma área ligada à Matemática, como alguma engenharia.

 

Que planos tem para o seu futuro profissional? O que gostava de fazer? Há alguma área do Desporto da qual goste em particular?

No futuro, gostava de trabalhar na área do treino desportivo e também na investigação ligada ao Desporto. Gosto particularmente da área da performance, porque me permite combinar prática e ciência, acompanhando de perto a evolução dos atletas e ajudando-os a atingir o seu melhor. No entanto, ainda tenho um percurso pela frente e sei que posso sempre descobrir novos interesses e mudar de ideias ao longo do tempo.

 

Já nos disse é praticante de uma modalidade modalidade…

Sim, pratico natação. No passado também pratiquei futebol, mas tive de escolher e acabei por optar pela natação. É um Desporto que faz parte da minha vida e que me motiva diariamente. É a minha maior paixão e espero continuar a praticá-lo durante muitos mais anos.

 

Qual é a sua maior realização até hoje?

É difícil apontar uma realização como a maior. No entanto, na natação conquistei alguns títulos nacionais, o que me enche de orgulho. Outro motivo de grande orgulho é ter sido colocado na FADEUP, o que representa o reconhecimento do meu esforço e dedicação ao longo do tempo.

 

Como ocupa os tempos livres?

Para além da natação, que ocupa grande parte do meu tempo, gosto de ouvir música, ver futebol, filmes e séries. Também gosto de passar tempo com os meus amigos e aproveitar para relaxar fora do treino e dos estudos.

+adn fadeup
InstInYt

​Unidade de Imagem e Comunicação

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

R. Dr. Plácido Costa, 91 | Porto, Portugal

comunicacao@fade.up.pt | +351 220 425 228