Catarina Borges


Tem 20 anos, é natural e residente no Porto. 


Concluiu em 2023/24 a licenciatura em Ciências do Desporto, ano em que integrou o Programa Transversal de Mentoria Interpares da FADEUP como Mentora, experiência que partilha no ADN FADEUP desta semana. No presente ano letivo candidatou-se ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.



"...é uma experiência muito enriquecedora, não só pelo contributo para a integração de

novos colegas, mas também pelas competências pessoais e profissionais que desenvolvemos,

como a comunicação, a liderança e a empatia ", Catarina Borges

A Catarina concluiu recentemente a licenciatura em Ciências do Desporto na Faculdade. O que a levou a escolher a área do Desporto para a sua formação e a FADEUP como instituição de ensino superior?

Desde criança, fui incentivada pelos meus pais a praticar Desporto, o que contribuiu para que a Educação Física se tornasse, desde cedo, a minha disciplina favorita. Reconheci em mim não só aptidão, mas, sobretudo, uma verdadeira paixão pelo Desporto e pelo impacto transformador que este pode ter na promoção da saúde, no bem-estar e no desenvolvimento humano. Esta motivação foi determinante para a escolha da área das Ciências do Desporto como percurso académico.

Optei pela FADEUP por se tratar de uma instituição de referência, amplamente reconhecida pela qualidade do ensino, pela investigação científica de excelência e pelo prestígio que possui, a nível nacional e internacional.

 

Três anos após iniciar a sua formação no ensino superior, já terá uma perceção das áreas por onde gostaria de construir o seu futuro profissional. Que áreas a motivam mais e porquê?

Candidatei-me, este ano, ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, porque a docência é uma das áreas que mais me motiva. Sempre gostei de ensinar e de trabalhar com crianças e jovens, e acredito que a profissão de professora de Educação Física me permitirá unir a minha paixão pelo Desporto com o gosto pela transmissão de conhecimento e pela formação das gerações futuras.

Paralelamente, a dança tem tido um papel muito importante no meu percurso. Depois de dez anos na patinagem artística, dediquei-me às danças urbanas, criei um grupo de dança e participei em vários eventos e competições. Atualmente, também dou aulas de dança, uma experiência que reforçou a minha vocação para o ensino e que pretendo continuar a desenvolver. Assim, o meu objetivo passa por dar continuidade ao ramo do ensino, conciliando a Educação Física com a vertente artística da dança.

 

No ano letivo 2024/25 foi mentora no Programa Transversal de Mentoria Interpares da FADEUP (Mentoria FADEUP). O que a motivou a participar neste programa?

O que mais me motivou a participar no Programa de Mentoria da FADEUP foi, em primeiro lugar, a experiência partilhada por uma colega que já fazia parte do projeto e que me explicou em que consistia. Para além disso, considerei que seria uma excelente oportunidade para apoiar os novos estudantes, ajudando-os a esclarecer dúvidas e a sentirem-se mais integrados na faculdade, especialmente numa fase inicial que pode ser desafiante. Também vi no programa uma forma de enriquecer o meu percurso académico e profissional.

 

Vê na Mentoria FADEUP uma oportunidade para desenvolver as suas competências? De que forma?

Sim, sem dúvida que a Mentoria FADEUP representa uma oportunidade para desenvolver várias competências. Para além de ser uma experiência enriquecedora a nível pessoal, permitiu-me ganhar novas aprendizagens, nomeadamente na forma de interagir com os novos estudantes e de os ajudar no processo de integração académica. Foi também uma oportunidade para conhecer novas pessoas, criar laços e desenvolver a capacidade de comunicação e de trabalho em equipa.

Adicionalmente, a participação no programa abriu-me portas a experiências únicas, como a realização de dois workshops de dança, que me permitiram partilhar uma das minhas maiores paixões com a comunidade académica.

 

Que feedback lhe transmitiram os seus mentorados relativamente ao Programa? Consideram-no importante para a integração na Faculdade?

Como mentora, penso que os mentorados ficaram agradecidos pela ajuda e apoio que a Mentoria lhes proporcionou, principalmente na integração na Faculdade. Recebi também feedbacks positivos em relação aos workshops de dança no âmbito da Mentoria, nos quais participaram estudantes de diferentes nacionalidades. Foi gratificante perceber que estas atividades não só ajudaram na integração académica, como também promoveram a interação e o convívio entre alunos.

 

E que tipo de ações desenvolveu com os seus mentorados?

Como mentora, procurei oferecer orientação prática e apoio constante aos novos estudantes, ajudando-os a sentir-se integrados e seguros na faculdade. Desenvolvi ações como a organização de workshops de dança, momentos de esclarecimento de dúvidas e atividades de convívio entre mentorados, que permitiram criar um ambiente acolhedor e colaborativo. Procurei sempre respeitar o ritmo e as necessidades de cada estudante, incentivando a autonomia e a participação ativa, enquanto promovia a interação entre estudantes de diferentes nacionalidades. Esta abordagem contribuiu para uma experiência positiva tanto para os mentorados como para mim enquanto mentora.

 

Acha o Programa de Mentoria uma boa oportunidade para um estudante participar mais ativamente nas dinâmicas da Faculdade? O que diria aos estudantes FADEUP que podem ser mentores e ainda não o são e aos novos estudantes que podem ser mentorados?

Sim, considero o Programa de Mentoria uma excelente oportunidade para os estudantes participarem mais ativamente nas dinâmicas da Faculdade. Para os estudantes que podem vir a ser mentores, diria que é uma experiência é muito enriquecedora, não só pelo contributo para a a integração de novos colegas, mas também pelas competências pessoais e profissionais que desenvolvemos, como a comunicação, a liderança e a empatia.

Aos novos estudantes que podem ser mentorados, recomendaria que aproveitassem esta oportunidade sem receio, pois a mentoria facilita muito o processo de adaptação à faculdade e cria um ambiente de maior proximidade, apoio e partilha.

 

Falando agora da sua formação na Faculdade, quais são, na sua opinião, os pontos mais fortes da licenciatura?

Na minha opinião, um dos principais pontos fortes da licenciatura é a possibilidade de aprofundar conhecimentos em diferentes modalidades desportivas, mas também em áreas teóricas fundamentais para a compreensão do corpo humano, da saúde e do desempenho físico. Outro aspeto positivo é o espírito de interajuda entre os alunos, que cria um ambiente de cooperação e partilha de experiências.

Destaco ainda a qualidade do corpo docente, a ligação da Faculdade à investigação científica e as oportunidades práticas que nos permitem aplicar o que aprendemos em contexto real. Tudo isto contribui para uma formação completa, que prepara os estudantes para diferentes caminhos profissionais na área das Ciências do Desporto.

 

E do que mais gosta na Faculdade?

O que mais aprecio na FADEUP é a proximidade e a boa comunicação entre docentes e alunos, que cria um ambiente positivo de interação, facilitando a aprendizagem. Gosto também do espírito de comunidade e interajuda entre os estudantes, que promove a integração e torna o percurso académico mais enriquecedor.

 

Pratica alguma modalidade? Porque escolheu essa modalidade e com que idade começou?

Neste momento não pratico nenhuma modalidade desportiva federada, mas durante muitos anos fui atleta de patinagem artística. Comecei desde criança e mantive-me na modalidade até aos 17 anos, altura em que decidi dedicar-me à dança. Durante dois anos realizei formação numa escola de danças urbanas, tendo competido, durante um ano, num grupo no escalão “Megacrew”. Atualmente, dou aulas de dança.

A dança tornou-se a minha grande paixão, porque, além de ser uma forma de expressão, é também uma forma de reduzir o stress e manter um equilíbrio entre a minha vida pessoal e académica.

 

Qual a sua maior realização até hoje?

A minha maior realização até hoje foi ter conseguido ingressar na FADEUP, que sempre considerei uma instituição de referência. Para além disso, destaco o meu percurso na dança, onde tive oportunidade de evoluir, participar em competições, saraus e espetáculos, e ainda começar a dar aulas, o que me permitiu ganhar experiência profissional. Estes marcos representam conquistas pessoais e académicas que me motivam a continuar a crescer e a procurar novos desafios.

 

Como ocupa os tempos livres?

Nos meus tempos livres gosto de dedicar-me à dança, que continua a ser uma das minhas grandes paixões. Para além disso, valorizo passar tempo com a família e amigos, praticar atividade física, viajar e conhecer novas culturas. Tento sempre equilibrar momentos de lazer com atividades que contribuem para o meu bem-estar físico e emocional.

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