Inês Pereira Quintal


Tem 21 anos e é natural de Águeda, cidade onde regressa aos fins de semana. 


A estudante da da licenciatura em Ciências do Desporto, acaba de ser distinguida com o Prémio Incentivo U.Porto 2025, que premeia os estudantes de licenciatura e mestrado integrado de cada faculdade U.Porto que, no ano letivo anterior, obtiveram a média final mais elevada no 1.º ano do curso.


"A FADEUP é a melhor Faculdade de Desporto do país, uma das melhores do mundo e,

 nesse sentido, é a melhor faculdade para a minha formação.",  Inês Pereira Quintal

A Inês foi recentemente distinguida com o Prémio Incentivo da Universidade do Porto (U.Porto), que premeia o estudante de licenciatura com melhor média no 1º ano de curso. Qual é o segredo do seu sucesso académico?

Bem, não acho que exista exatamente um segredo para o sucesso académico. Considero que existem três pontos fundamentais que qualquer estudante deve ter para ser um bom estudante: estar atento às aulas, ter um estudo contínuo e procurar sempre saber um bocadinho mais.

 

O que representa para si este Prémio?

Como tive oportunidade de referir numa entrevista à U.Porto, este prémio representa o reconhecer do esforço e dedicação que tive ao longo do 1º ano. Nesse sentido, vem dar importância e valor ao trabalho desenvolvido pelos estudantes premiados.

 

Porque escolheu a área do Desporto para a sua formação? Quando percebeu que era esse o caminho a seguir?

Na verdade, esta é a minha segunda experiência universitária. Frequentei o curso de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra durante 2 anos. No segundo ano, apercebi-me que o meu futuro não passaria por aquela área, mas sim pela área do Desporto. O Desporto sempre foi a minha paixão; sempre gostei de Desporto, gosto da competição, gosto de treinar, gosto de fazer parte de uma equipa… No fundo, gosto do Desporto e tudo o que ele implica.

 

E porquê a FADEUP?

A escolha foi bastante fácil. A FADEUP é a melhor Faculdade de Desporto do país, uma das melhores do mundo e, nesse sentido, é a melhor faculdade para a minha formação.

 

Como é que reagiu quando soube que tinha sido colocada na FADEUP?

Fiquei naturalmente contente e entusiasmada por voltar novamente para a faculdade e por poder vivenciar de novo o espírito académico, mas desta vez na cidade do Porto.

 

Dentro da área do Desporto há alguma temática pelo qual tenha particular interesse?

Uma das áreas que ultimamente tem despertado o meu interesse é a gestão desportiva.

Desde criança, lembro-me de sentir um fascínio por gestão e liderança. Conseguir conciliar esse lado ao Desporto, que é algo que também me fascina, seria o melhor dos dois mundos.

 

Do que está a gostar mais no curso?

Durante este ano e meio, o que mais gostei no curso foi a possibilidade de contactar com várias áreas do desporto: fisiologia, psicologia, gestão… A oportunidade de podermos ter contacto com as diferentes áreas, oferece-nos uma vasta gama de opções para o nosso futuro profissional.

 

Que planos tem para o seu futuro profissional? O que gostava de fazer?

Confesso que ainda não tenho grandes planos para o meu futuro profissional. Como referi anteriormente, uma das áreas que mais desperta o meu interesse é a área da gestão desportiva, e pode ser por aí que passe o meu futuro profissional. No entanto, também não descarto a hipótese de ter um futuro ligado ao basquetebol, visto ser a minha modalidade e uma das minhas grandes paixões.

 

Apesar da sua experiência ser ainda recente, do que mais gosta na FADEUP?

O que mais tenho a destacar na FADEUP é a proximidade entre todos os membros integrantes da faculdade (docentes, funcionários e estudantes). A comunidade FADEUP, quando comparada com outras faculdades, é bastante pequena, o que fomenta um ambiente de proximidade entre os demais membros da mesma. Acresce ainda a particularidade de ser um curso prático, o que fortalece ainda mais os laços criados dentro da comunidade.

 

Neste curto período de Faculdade, há alguma história curiosa que tenha vivido enquanto estudante e que possa partilhar connosco?

Desde que me tornei estudante da FADEUP, fiz de tudo para me inserir no ambiente académico e, por isso, houve muitos momentos que me marcaram. Um dos momentos que mais me marcou foi o primeiro dia, pois assinalou o início desta jornada, que tem sido incrível.

Lembro-me de ter aquele nervoso miudinho e de tentar captar tudo o que acontecia à minha volta, porque, apesar desta não ser a minha primeira experiência universitária, encontrava-me inserida num ambiente que outrora não tinha presenciado.

 

Qual foi até hoje a sua maior realização?

A minha maior realização até ao momento foi ter entrado nesta casa e perceber que o meu futuro irá passar pelo Desporto.

 

Como ocupa os teus tempos livres?

Grande parte do meu tempo é ocupado nas atividades académicas, principalmente a Desportuna. Também, no último ano, tive a oportunidade de pertencer à Associação de Estudantes, que por vezes também me exige algum tempo. Por isso, o meu tempo livre é bastante reduzido. No entanto, sempre que tenho tempo livre o que mais gosto de fazer é ver séries, estar com a minha família e amigos e praticar desporto.

+adn fadeup
InstInYt

​Unidade de Imagem e Comunicação

Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

R. Dr. Plácido Costa, 91 | Porto, Portugal

comunicacao@fade.up.pt | +351 220 425 228