12 de março de 2024, 3.ª feira, 18h30
Salão Nobre
A investigadora Marija Barović, da Universidade de Zagreb, apresenta na FAUP uma conferência em Inglês que discute o desenvolvimento da indústria conserveira de sardinha na Croácia dos séculos XIX e XX, e o seu impacto nos sistemas ecológicos.
Na sessão, organizada no âmbito do projeto 'Fishing Architecture', coordenado pelo investigador André Tavares e em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, vão ser abordados os resultados da investigação 'Adriatic Spatial Ecologies'.
Sobre a conferência
No final do século XIX, a emergência de uma indústria conserveira da sardinha transformou a estrutura social e urbana das povoações na costa leste do Adriático. Concebidas como arquitetura-tipo, estas instalações de produção foram modificadas em função das transições políticas, sociais e económicas da Croácia do século XX, mas também na sequência das alterações dos sistemas ecológicos em que se inseriam, revelando uma capacidade de contínua adaptabilidade e flexibilidade em função das circunstâncias. Seguindo as pistas oferecidas pelas chamadas «Ecologias Espaciais do Adriático», esta apresentação examina a história da indústria do processamento do peixe, procurando determinar fatores e atores deste processo, sejam estes tangíveis ou imateriais, humanos ou ambientais, ao mesmo tempo que reconhece o impacto destas arquiteturas nos sistemas naturais e construídos.
Sobre a conferencista
Marija Barović é doutoranda, investigadora e professora assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Zagreb. Formada em arquitetura desde 2015 pela Univerisdade de Zagreb, frequentou também a École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette. Em 2022 concluiu um mestrado em Estudos de Design em História e Filosofia na Harvard Graduate School of Design. A sua investigação tem-se desenvolvido na área da epistemologia do espaço, considerando o modo como o conhecimento profissional, as forças culturais e as aspirações comuns afetam os processos de definição e produção das formas. Neste momento está a desenvolver um estudo sobre a arquitetura moderna e o seu imaginário a partir das relações entre edificado e ecossistemas, tendo como foco a indústria conserveira de sardinha.
Sobre o projeto Fishing Architecture
'Fishing Architecture' é um projeto de investigação do CEAU-FAUP, financiado pelo European Research Council, que irá traçar uma história ecológica da arquitetura do Atlântico Norte a partir do bacalhau, sardinha e atum, em casos de estudo nos Estados Unidos, Canadá, Islândia, Inglaterra, Noruega, França e Portugal.
www.fishingarchitecture.com