Conferência
30 de abril de 2025, 4.ª feira, 16h30
Sala Plana - FAUP
A conferência 'Healthy Cities: Health as an urban planning tool and cities as a tool for health’, apresentada por Marta Rofín, terá lugar no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 16h30, na Sala Plana.
"Uma 'Healthy City' vai para além da ausência de doenças e apoia o bem-estar físico, mental e social. O ambiente urbano tem um impacto significativo na saúde, influenciado por fatores como a qualidade do ar, o ruído, a iluminação e o acesso à natureza. Os estilos de vida sedentários e as más condições ambientais podem prejudicar a saúde, enquanto a mobilidade ativa e os espaços verdes promovem o bem-estar. O planeamento urbano desempenha um papel crucial na criação de ambientes que apoiam estilos de vida mais saudáveis, mas a perspetiva da saúde está frequentemente ausente nos processos de planeamento. Para resolver este problema, é necessário ter em conta os determinantes da saúde urbana - tais como a densidade, a mobilidade, a mistura de usos do solo, os espaços verdes e a habitação - uma vez que afetam a saúde direta ou indiretamente. Um planeamento urbano eficaz deve envolver a colaboração entre urbanistas e profissionais de saúde, utilizando a saúde como ferramenta de diagnóstico e de tomada de decisões. Esta abordagem integrada pode colocar o bem-estar no centro da política e da conceção urbanas, transformando as cidades em instrumentos para uma melhor saúde pública."
Marta Rofín é arquiteta, urbanista e diretora do departamento de Cidades Saudáveis na Bax & Company e do curso de pós-graduação “Urbanismo e Saúde” na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), onde também integra o Comité de Coordenação do Joint Master’s Programme. Leciona ainda no Mestrado em Promoção da Saúde Comunitária da Universidade do País Basco (UPV-EHU). Tem desenvolvido estratégias e ferramentas de avaliação do impacto na saúde, como o “Healthy Cities Generator”, e coordenou projetos como a Rede URBACT Healthy Cities. Foi responsável pelo Plano Diretor de Vic (Prémio de Urbanismo da Catalunha 2020) e colaborou com várias entidades públicas, incluindo a ASPB, a DIBA e a Universidade de Vic. É autora de várias publicações sobre urbanismo e saúde.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.