Conferência | Projeto Fish-A
22 de maio de 2025, 5.ª feira, 18h30
Sala da Mesa Comprida - FAUP
Thomas Weaver é escritor, editor, e professor convidado de crítica de arquitetura na Accademia di Architettura di Mendrisio e na Universidade de Princeton. Apresenta na FAUP uma conferência em Inglês que discute a longa, ainda que por vezes tensa, relação da arquitetura com a escrita.
Na sessão, organizada no âmbito do projeto 'Fishing Architecture', coordenado pelo investigador André Tavares e em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, serão analisados os raros casos em que a escrita de arquitetura se revelou evocativa e inspiradora, mas também alguns dos seus momentos literários menos auspiciosos. Será também discutida a pertinência do ensaio em relação à monografia ou ao manifesto, com referência a projetos editoriais recentes que procuram tornar a escrita de arquitetura tão significativa quanto as suas formas.
Thomas Weaver é escritor, editor, e professor convidado de crítica de arquitetura na Accademia di Architettura de Mendrisio e na Universidade de Princeton. Foi editor da revista AA Files da Architectural Association, e editor de arte e arquitetura na MIT Press. É autor de vários livros e de inúmeras conversas publicadas, e co-dirige com Françoise Fromonot a nova série de mistérios arquitetónicos Gumshoe, publicada pela Park Books.
Sobre o projeto Fishing Architecture
'Fishing Architecture' é um projeto de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), financiado pelo European Research Council, que irá traçar uma história ecológica da arquitetura do Atlântico Norte a partir do bacalhau, sardinha e atum, em casos de estudo nos Estados Unidos, Canadá, Islândia, Inglaterra, Noruega, França e Portugal.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.