Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Candidaturas de estudantes da FAUP até 7 jul. 2025
Re-Skinning Bauhaus Dessau | Blended Intensive Programme (BIP)

Re-Skinning
Bauhaus Dessau

Erasmus+ Blended Intensive Programme
Candidaturas de estudantes da FAUP até 7 jul. 2025
Formulário de candidatura

— 5 vagas disponíveis para estudantes da FAUP
— Participação financiada pelo programa Erasmus+

O Erasmus+ Blended Intensive Programme (BIP) intitulado "Re-Skinning Bauhaus Dessau" centra-se na transformação temporária da icónica fachada de vidro do edifício de oficinas da Bauhaus Dessau, uma obra-prima da arquitetura modernista desenhada por Walter Gropius.

No centro do projeto está o conceito de "Arquitetura como Recurso", alicerçado nos princípios da economia circular: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os estudantes irão trabalhar com:

— Enquadramentos teóricos em torno de Baukultur, Neue Umbaukultur e sustentabilidade arquitetónica, incluindo referências fundamentais como a Declaração de Davos e os Relatórios Baukultur.
— Métodos digitais como Heritage Building Information Modeling (HBIM), digitalização 3D, modelação e simulação ambiental.
— Desafios de projeto que envolvem a criação de uma fachada temporária para o edifício de oficinas da Bauhaus, com uma duração prevista de 2–3 anos, durante a qual a fachada original em vidro será desmontada e restaurada.

O objetivo do BIP é promover a colaboração internacional e interdisciplinar e desenvolver, nos estudantes, uma atitude crítica e criativa em relação ao futuro do património arquitetónico. Ao trabalharem sobre um caso real — o redesenho temporário de uma das fachadas mais emblemáticas do século XX — os estudantes irão:

— Aprender a equilibrar a preservação patrimonial com a inovação;
— Explorar o contributo da arquitetura para os objetivos climáticos da UE para 2030/2050;
— Avaliar as suas soluções quanto à eficiência de recursos, neutralidade carbónica e impacto dos materiais;
— Contribuir para um discurso visionário sobre o papel das ferramentas digitais na conservação e sustentabilidade.
— O projeto funciona como uma plataforma de investigação e experimentação, promovendo uma nova atitude perante a transformação arquitetónica — uma abordagem cuidadosa, contextual e orientada para o futuro.

Este projeto ERASMUS+ é coordenado pela Hochschule Mainz e prevê a participação de estudantes da Politechnika Warszawska, Politechnika Łódzka, České vysoké učení technické v Praze, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Hochschule Bingen e Hochschule Mainz.

Cada universidade participante poderá selecionar até cinco estudantes, cuja participação será financiada pelo programa ERASMUS+ e formalizada através do gabinete de relações internacionais da universidade de origem. A participação no programa dará direito à atribuição de créditos ECTS.

Os estudantes interessados podem candidatar-se através do seguinte formulário até segunda-feira, 7 de julho de 2025. A notificação de participação será enviada até 9 de julho de 2025.



Imagem | Stiftung Bauhaus Dessau / Foto: Meyer, Thomas, 2017 / OSTKREUZ