Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Apresentação do livro | Novo/Antigo. Escola do Porto: Obras
23 de julho de 2025, 4.ª feira, 18h00, Palácio da Bolsa

Novo/Antigo.
Escola do Porto: Obras


O Diretor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, João Pedro Xavier, e os editores do livro, Teresa Cunha Ferreira e David Ordóñez Castañón, têm o prazer de convidar para a sessão de apresentação do livro "Novo/Antigo. Escola Do Porto: Obras", que terá lugar na próxima quarta-feira, 23 de julho, às 18h00, no Palácio da Bolsa, no Porto.

O livro reúne vinte e duas obras da autoria de vários arquitetos arquitetos formados na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) entre os quais se destacam nomes como Adalberto Dias, Alcino Soutinho, Alexandre Alves Costa, Alfredo Matos Ferreira, Alfredo Viana de Lima, Álvaro Siza, Beatriz Madureira, Bernardo Ferrão, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Francisco Barata, João Mendes Ribeiro, José Carlos Loureiro, José Gigante, Sergio Fernandez e Pedro Ramalho.

A análise das obras selecionadas é enquadrada por textos críticos de autores nacionais e internacionais — Antorio Esposito, Giovanni Leoni, Jorge Figueira, Gonçalo Canto Moniz, Eduardo Fernandes —, que, em conjunto, oferecem múltiplas perspetivas sobre o legado da Escola do Porto enquanto abordagem contemporânea de intervenção em preexistências aberta a novas sínteses e ressignificações, em continuidade com a tradição.


A sessão de apresentação inicia-se com uma intervenção de abertura por João Pedro Xavier, Diretor da FAUP, seguindo-se a apresentação da publicação pelos editores Teresa Cunha Ferreira e David Ordóñez Castañón. O programa inclui uma mesa-redonda com a participação de Alexandre Alves Costa, Sergio Fernandez, Adalberto Dias, João Mendes Ribeiro — autores de algumas das obras documentadas no livro —, e Gonçalo Canto Moniz — autor de texto crítico.

O livro enquadra-se num projeto editorial sobre a temática da intervenção no construído, com o intuito de constituir uma ferramenta pedagógica para o ensino e para o exercício profissional da arquitectura.
 
Este volume beneficia da investigação desenvolvida entre 2022 e 2024 no âmbito do projeto financiado pela FCT Atlas do Projeto em Património Arquitectónico: Contributos da Escola do Porto (EXPL/ART-DAQ/1551/2021), no CEAU/FAUP, e insere-se na atividade da Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto".

 
No final, será servido um Porto de honra nos claustros do Palácio da Bolsa.
A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.



Imagem | Museu Amadeo de Souza-Cardoso, projeto de renovação de Alcino Soutinho © Eleonora Fantini