Erasmus+ Blended Intensive Programme
Candidaturas de estudantes da FAUP até 28 set. 2025
Formulário de candidatura
— 5 vagas disponíveis para estudantes da FAUP
— Participação financiada pelo programa Erasmus+
O programa internacional RUSH – Reimagining Urban Sacred Heritage: Intersecting perspectives on the future of architectural religious heritage, de caráter intensivo e interdisciplinar, insere-se no formato Blended Intensive Programme (BIP) e atribui 3 ECTS.
Estrutura-se em duas componentes: uma componente virtual, com sessões online (8 horas), a decorrer entre setembro e outubro de 2025, e uma componente presencial, em Turim, de 25 a 31 de outubro de 2025, que inclui visitas ao centro histórico e das principais igrejas da cidade, acompanhadas pelo corpo docente e profissionais locais, palestras com especialistas, encontros com a comunidade local e um laboratório de projeto.
O corpo docente do programa integra investigadores e professores de diversas instituições europeias, entre os quais Francesco Novelli (coordenador) e Giulia De Lucia, do Politecnico di Torino (Itália); João Luís Marques, da FAUP (Portugal); Oana Diaconescu, da Universitatea de Arhitectură și Urbanism – Bucareste (Roménia); Sven Sterken, da Architecture KU Leuven (Bélgica); e Rolando Volzone, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal).
Os centros urbanos históricos italianos concentram um vasto património arquitetónico religioso – igrejas, capelas, conventos e mosteiros – de elevado valor artístico e cultural. Contudo, o fenómeno crescente de subutilização e abandono destes edifícios levanta hoje desafios prementes em matéria de preservação patrimonial e regeneração urbana. O Departamento de Arquitetura e Design (DAD) do Politecnico di Torino, em conjunto com as quatro universidades parceiras – FAUP e ISCTE-IUL (Portugal), KU Leuven (Bélgica) e Universitatea de Arhitectură și Urbanism Bucareste (Roménia) – propõe-se refletir criticamente sobre esta realidade, explorando estratégias de reutilização e regeneração do património arquitetónico religioso no centro histórico de Turim.
O programa permitirá aos estudantes desenvolver uma compreensão aprofundada dos desafios associados à transformação e adaptação a novos usos do património arquitetónico religioso, promover a reflexão crítica sobre modelos e abordagens inovadoras de regeneração urbana, experimentar metodologias de avaliação e análise à escala urbana articuladas com as necessidades das comunidades locais e conceber cenários de reutilização adaptada, considerando transformações sociais, mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e economia circular.
Podem candidatar-se os estudantes do MIArq da FAUP inscritos no 4.º ou 5.º ano. A candidatura requer a submissão de uma carta de motivação (máx. 1 página A4). Os estudantes interessados podem candidatar-se através do seguinte formulário até 28 de setembro de 2025.
Cada universidade participante poderá selecionar até cinco estudantes, cuja participação será financiada pelo programa ERASMUS+ e formalizada através do gabinete de relações internacionais da universidade de origem.