Unidade de Formação Contínua
Candidaturas: até 7 de janeiro de 2026
saber mais
A formação contínua 'Arquitectura e Sociedade', prossegue o trabalho desenvolvido nas Fontaínhas, combinando a discussão crítica sobre as dinâmicas de transformação urbana, com a formação em metodologias participativas e um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real, integrando a Cátedra UNESCO 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto'.
A formação resulta de um protocolo com os Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal e envolve a colaboração da Domus Social E.M. e da Fundação Aga Khan Portugal, contando também com recursos do orçamento colaborativo da Junta de Freguesia do Bonfim. Articula-se, ainda, com o projeto 'Cultivar a Proximidade', desenvolvido em parceria com a Associação de Pais da Escola da Alegria e financiado pela DGArtes.
Procurando proporcionar uma formação em ferramentas conceptuais e práticas de identificação de qualificação participada do espaço público, a edição de 2026 dará continuidade à identificação das dinâmicas sociais e vivências, à construção de processos participativos com a população local e à realização de ações temporárias de ativação do espaço público nas Fontaínhas. Pretende-se, com a organização de ações que possam dinamizar esta área, potenciar a qualidade de vida, ressignificar quotidianos, e incluir quem usufrui do espaço público na área das Fontaínhas.
BOLSAS PRR
Estão disponíveis 15 Bolsas PRR, ao abrigo do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos», cofinanciado pelo fundo europeu «Next Generation EU» no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
EQUIPA DOCENTE
Clara Pimenta do Vale – CEAU-FAUP
Lígia Nunes – CEAU / Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal
Ana Silva Fernandes – CEAU-FAUP
Olga Feio – Domus Social E.M.
Patrícia Costa – Fundação Aga Khan Portugal
DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a estudantes, profissionais, técnicos da administração pública relacionados com arquitectura, construção ou ação social, a membros de associações não-governamentais ou a outros profissionais cujo âmbito de ação se enquadre nos objetivos do curso.
Espera-se que esta ação contribua para que os participantes nesta ação – provenientes tanto do contexto académico como do exercício profissional e do tecido organizativo – reforcem as suas competências de análise das dinâmicas socioespaciais e de intervenção no ambiente construído.
CALENDÁRIO
Quartas-feiras, 14h30 - 16h00 (com possibilidade de extensão até às 17h30, pontualmente)
11 de fevereiro - 26 de junho de 2026
ECTS
3 Créditos ECTS
Têm acesso a condições preferenciais no valor de inscrição os participantes com ligação institucional ou profissional às seguintes entidades:
– Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM
– Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.
– Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Norte
– CIM Tâmega e Sousa
– Arquitectos sem Fronteiras – Portugal