FEP alcança 3º lugar no Prémio Estudo de Casos

FEP alcança 3º lugar no Prémio Estudo de Casos com

FEP alcança 3º lugar no Prémio Estudo de Casos com “Sword Health”

A FEP conquistou o terceiro lugar no Prémio Estudo de Casos FAE/CGD, destacando-se com o caso "Sword Health – A Portuguese $2 Billion Valuation Start-up". O caso – realizado no âmbito de duas disciplinas do Mestrado em Finanças – foca-se no financiamento da Sword Health, um unicórnio fundado por portugueses, abordando as rondas de financiamento por angel investors e private equity. Os estudantes Diana Gaspar, Diogo Gomes, Fábio Gomes, Francisca Camelo, Rui Silva, Bruna Prado, Elisabeth Bräuer, João Vilas Boas Machado e Ricardo Fernandes escreveram o caso, sob orientação dos professores da FEP Miguel Sousa e Jorge Farinha. O Prémio Estudo de Casos, instituído em 2014 pelo Forum de Administradores e Gestores de Empresas, em colaboração com as principais escolas de negócio nacionais e patrocinado por uma entidade parceira, reconhece anualmente os melhores casos de gestão, premiando este ano a FEP com 2000 euros pelo 3º lugar.

FEP takes 3rd place in case study award with “Sword Health”

FEP achieved the third place in the FAE/CGD Case Study Award, with the case "Sword Health - A Portuguese $2 Billion Valuation Start-up". The case – carried out as part of the two courses of the Master in Finance – focuses on the financing of Sword Health, a unicorn founded by Portuguese people, addressing the financing rounds by angel investors and private equity. Students Diana Gaspar, Diogo Gomes, Fábio Gomes, Francisca Camelo, Rui Silva, Bruna Prado, Elisabeth Bräuer, João Vilas Boas Machado and Ricardo Fernandes wrote the case, under the guidance of FEP professors Miguel Sousa and Jorge Farinha. The Case Study Award, set up in 2014 by Forum for Business Administrators and Managers in collaboration with the main national business schools and sponsored by a partner organisation, annually recognises the best management cases, this year awarding FEP 2000 euros for 3rd place.

FEP promoveu formação inovadora sobre inteligência artificial para docentes

FEP promoveu formação inovadora sobre inteligência artificial para docentes

Decorreu com sucesso o primeiro curso para docentes sobre Inteligência Artificial (IA), no âmbito do programa “Artificial Intelligence For Economics and Management”, criado em parceria com a Microsoft. O curso, que teve lugar de 9 a 18 de janeiro, teve como objetivo capacitar os docentes para a integração de ferramentas de IA na investigação e docência em Economia e Gestão. O programa, estruturado em quatro módulos, abrangeu desde uma introdução à evolução da IA até aplicações específicas em diversas áreas. Destacando a importância crescente da IA globalmente, o curso respondeu às exigências de um mercado de trabalho digital, promovendo competências interdisciplinares. A iniciativa alinha-se com a visão estratégica da FEP e da Universidade do Porto, priorizando a inovação, transformação digital e preparação para os desafios futuros.

FEP promoted innovative training on artificial intelligence for professors

The first course for professors on Artificial Intelligence (AI) took place successfully as part of the "Artificial Intelligence for Economics and Management" programme, created in partnership with Microsoft. The course, which took place from 9 to 18 January, aimed to train professors to integrate AI tools into research and teaching in Economics and Management. The programme, structured in four modules, covered everything from an introduction to the evolution of AI to specific applications in various areas. Highlighting the growing importance of AI globally, the course responded to the demands of a digital labour market by promoting interdisciplinary skills. The initiative is in line with the strategic vision of FEP and the University of Porto, prioritising innovation, digital transformation and preparation for future challenges.

Lançamento do Livro

Lançamento do Livro "GT - Gestão de Tempo e Gestão de E-mail" na FEP

No dia 22 de janeiro, a FEP foi palco da apresentação do livro "GT - Gestão de Tempo e Gestão de E-mail", da autoria de José Castro. A sessão, que reuniu académicos e profissionais, foi moderada por Francisco Jaime Quesado e contou com a participação especial do Professor Alberto Castro e de Eduardo Rocha, CEO da Vallis Capital Partners. A abertura do evento ficou a cargo do Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Launch of the book "GT - Gestão de Tempo e Gestão de E-mail" at the FEP

On 22 January, FEP hosted the presentation of the book "GT - Gestão de Tempo e Gestão de E-mail" by José Castro. The session, which brought together academics and professionals, was moderated by Francisco Jaime Quesado and included the special participation of Professor Alberto Castro and Eduardo Rocha, CEO of Vallis Capital Partners. The event was opened by Óscar Afonso, FEP’s Dean.

Millennium bcp realiza sessão de boas-vindas para novos colaboradores na FEP

Millennium bcp realiza sessão de boas-vindas para novos colaboradores na FEP

O Millennium bcp, Premium Sponsor da FEP, promoveu uma sessão de boas-vindas para aproximadamente 40 novos colaboradores. O evento teve lugar nas instalações da FEP ao longo do dia 18 de janeiro e contou com a participação do Administrador Rui Teixeira e da Diretora de Recursos Humanos Helena Henriques. Uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição em acolher e integrar novos talentos e consolida a parceria entre o Millennium bcp e a FEP.

Millennium bcp holds welcome session for new employees at FEP

Millennium bcp, FEP's Premium Sponsor, organised a welcome session for around 40 new employees. The event took place at the FEP's premises on 18 January and was attended by Director Rui Teixeira and Human Resources Director Helena Henriques. This initiative reinforces the institution's commitment to welcoming and integrating new talent and consolidates the partnership between Millennium bcp and FEP.

Biblioteca da FEP investe em práticas sustentáveis

SDI investe em práticas sustentáveis

O Serviço de Documentação e Informação (SDI) da FEP desenvolve práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Desde a participação, em 2017, no seminário “Objetivos De Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 – Para Bibliotecas, Arquivos e Centros De Documentação”, a Biblioteca e o Arquivo têm procurado promover a sustentabilidade de diversas maneiras. Destacam-se a preferência por e-books em detrimento dos impressos, a digitalização parcial de livros e sua disponibilização numa plataforma fechada à comunidade FEP e a criação, em parceria com a GDI, do arquivo digital. A referir ainda iniciativas "Dar Nova Vida aos Livros Usados" e "Biblioteca de Verão", que incentivam a leitura, partilha e reutilização de livros. Estas ações demonstram o compromisso da FEP em construir um ambiente mais sustentável e ecoconsciente.

SDI invests in sustainable practices

FEP's Documentation and Information Service (SDI) is developing sustainable practices in line with the United Nations' 2030 Agenda for Sustainable Development. Since participating in the seminar "Sustainable Development Goals - Agenda 2030 - For Libraries, Archives and Documentation Centres" in 2017, the Library and Archive have sought to promote sustainability in various ways. Of particular note are the preference for e-books over printed books, the partial digitisation of books and their availability on a platform closed to the FEP community and the creation, in partnership with GDI, of the digital archive. Also worth mentioning are the "Giving New Life to Used Books" and "Summer Library" initiatives, which encourage reading, sharing and reusing books. These actions demonstrate the FEP's commitment to building a more sustainable and eco-conscious environment.

Inscrições Abertas para os Cursos do Programa Cloud AP

Inscrições Abertas para os Cursos do Programa Cloud AP

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Cloud AP, dirigido aos diferentes profissionais implicados na mobilização e adoção de soluções cloud computing, ou computação em nuvem, nos organismos públicos. Promovido pelo INA (Instituto Nacional de Administração), em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), e em colaboração com cinco instituições de Ensino Superior, incluindo a FEP, o programa visa capacitar os recursos humanos da Administração Pública para obter eficiência e simplificação na gestão de sistemas, promovendo o uso da tecnologia para impulsionar os modelos de negócios, reforçar a cibersegurança e proteger a privacidade dos utilizadores. A FEP participa nos cursos Cloud AP para Gestores Públicos (a realizar de 1 a 22 de abril) e Cloud AP para Gestores de Negócios / Chefes de Equipa (a realizar entre 3 de maio a 19 de junho de 2024). O programa é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os candidatos selecionados beneficiarão de uma bolsa concedida pelo INA, I. P., cobrindo 50% do valor total da formação.

Registrations open for Cloud AP Programme courses

Registration is now open for the Cloud AP Programme courses, aimed at the different professionals involved in mobilising and adopting cloud computing solutions in public bodies. Promoted by the INA (National Institute of Administration), in partnership with the Agency for Administrative Modernisation, I.P. (AMA), and in collaboration with five higher education institutions, including FEP, the programme aims to train the public administration's human resources to achieve efficiency and simplification in systems management, promoting the use of technology to boost business models, strengthen cybersecurity and protect users' privacy. FEP is taking part in the Cloud AP for Public Managers course (to be held from 1 to 22 April) and the Cloud AP for Business Managers / Team Leaders course (to be held from 3 May to 19 June 2024). The programme is funded by the Recovery and Resilience Plan (RRP). Successful candidates will benefit from a grant awarded by INA, I. P., covering 50 per cent of the total cost of the training.

Candidaturas | Applications | 2024-2025

Candidaturas | Applications | 2024-2025


Licenciaturas (Estudantes Internacionais) | Até 28-02-2024

Mestrados | Masters | Até / until 16-02-2024

Doutoramentos | PhDs | Até / until 28-02-2024





Sessões de apresentação com Diretores dos cursos | Information sessions with Programme Directors

Sessões de apresentação com Diretores dos cursos | Information sessions with Programme Directors


A FEP está a promover sessões de apresentação com os Diretores dos Cursos.





Candidaturas | Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho

Candidaturas | Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho

Candidaturas de 12-02-2024 a 04-03-2024


O novo Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho, em parceria com a MC, foi desenvolvido com base na constante evolução do setor do retalho, que tem cada vez mais peso na economia portuguesa. Destina-se a técnicos e gestores com pelo menos cinco anos de experiência, preferencialmente neste setor, que tenham como objetivo especializar-se em gestão de operações de retalho.





Curso de preparação para o GMAT

Curso de preparação para o GMAT

Candidaturas até 05-02-2024


O GMAT (Graduate Management Admission Test) é um teste internacional (em inglês) de avaliação das capacidades analíticas, qualitativas e quantitativas, e de domínio da língua inglesa.





MWET

CEF.UP - MaR/ECO Seminar | Webinar

Necessary condition analysis (NCA) with archival data: backgrounds and illustration.

Jan Dul  – Rotterdam School of Management, Erasmus University


26-01-2024; 13h00; room 305; online





CEFUP

CEF.UP - ECO Seminar | Webinar

Good Rents versus Bad Rents: R&D Misallocation and Growth

Antonin Bergeaud – HEC Paris (France)


02-02-2024; 13h00; room 305; online





DaSSWeb

DaSSWeb | Data Science and Statistics Webinar

Classification and Clustering of Financial Time Series with Domain Agnostic Features

Jorge Caiado - ISEG Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa


06-02-2024; 14h30; online





IJUP - Encontro de Investigação Jovem da U.Porto

IJUP - Encontro de Investigação Jovem da U.Porto

Submissão de resumos de 01-02-2024 a 03-03-2024


Evento de periodicidade anual, que ocorre no início do segundo semestre, e onde os estudantes da U.Porto têm a oportunidade para apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participaram no âmbito de projetos de iniciação à investigação.





FEP Master's Challenge

FEP Master's Challenge

Applications from 12-02-2024 to 05-03-2024


Project targeted to all master students that supports the training and personal development of the applicants, adding to their academic qualifications. Candidates are challenged with individual and group scenarios while being evaluated by 9 companies from different sectors.





Prémio Professor José da Silva Costa

Prémio Professor José da Silva Costa

Candidaturas até 29-02-2024


Fruto de uma parceria entre a Associação dos Antigos Alunos da FEP (AAAFEP) e da Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC). Destinado exclusivamente a antigos alunos, professores e investigadores da FEP com idade até 39 anos, o prémio pretende distinguir estudos, projetos e realizações nas áreas de agenda digital, infraestruturas digitais, assimetrias territoriais, políticas redistributivas, coesão e gestão territorial, cidades e territórios sustentáveis e políticas internacionais.





Concurso do Banco de Portugal

Concurso do Banco de Portugal "Economia para tod@s"

Candidaturas até 31-03-2024


Através deste programa, o Banco de Portugal pretende patrocinar, num montante até 40 000 euros, o desenvolvimento de materiais didáticos —jogos de tabuleiro, livros ou outros materiais, em versão física ou digital — que estimulem os jovens a aprender conceitos básicos de economia e finanças pessoais.





Prémios Melhores Fundos Jornal Negócios / APFIPP 2024 - Dissertação Académica

Prémios Melhores Fundos Jornal Negócios / APFIPP 2024 - Dissertação Académica

Candidaturas até 31-03-2024





2024 Nominations open: BBVA Foundation Frontiers of Knowledge Awards

2024 Nominations open: BBVA Foundation Frontiers of Knowledge Awards

Until 30-06-2024


The BBVA Foundation Frontiers of Knowledge Awards recognize and encourage world-class research and cultural creation, prizing contributions of singular impact for their originality and significance.





FEP Career Portal

Gestor/a Administrativo de Projetos e Atividades | Associação Juvenil de Deão

Investment Banking Trainee - M&A Advisory | BNP Paribas
Cyber Security Trainee | Infineon Technologies Shared Service Center, Unipessoal Lda.



FEP Alumni Network

Business Analyst | DS SMITH

CEO Support | Colep Packaging
Programa Talento | Banca March


Consulte estas e outras oportunidades de emprego no Career Portal e na FEP Alumni Network | See these and other job opportunities in the Career Portal and at FEP Alumni Network


Siga-nos nas redes sociais!
Follow us on social media!

Cabe à FEP, no âmbito da sua missão e atribuições desenvolver, transmitir e valorizar o conhecimento em economia e gestão. A FEP desenvolve, no âmbito das ligações ao meio económico e social envolvente, um conjunto alargado de atividades que visa fortalecer o carácter multidisciplinar do ensino que ministra, gerar oportunidades de participação em atividades curriculares e extracurriculares que propiciam o contacto direto com o exercício da profissão e asseguram a formação em competências pessoais e transversais, colaborações com outras escolas, empresas e organizações relacionadas com os domínios da sua atividade, entre outros conteúdos. O envio desta newsletter está articulado na missão e objetivos estratégicos e de suporte, por áreas de intervenção, os quais decorrem das atribuições da FEP, enquanto Unidade Orgânica da Universidade do Porto.



The School aims to develop, transmit and value knowledge in economics and management, within its mission and assignments. FEP develops, in connection with the economic and social environment, a wide range of activities that aim to strengthen the multidisciplinary nature of teaching, as well as to create opportunities for joining curricular and extracurricular activities, which provide direct contact with the job market and ensure training in personal and soft skills. Furthermore, it establishes collaborations with other schools, companies and organizations related to the areas of its activity, among others contents. This newsletter is engaged in the mission and strategic goals, by intervention areas, which stem from the School’s attributions, being part of the University of Porto.

Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.
If you do not wish to receive these emails in the future, please click here: Remove.