Nº #42  Dez 2023

Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto

O Conselho Executivo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto deseja-lhe umas Festas Felizes!

Nesta época que apela a balanços e reflexões, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto gostaria de se dirigir a todos os que com ela trabalham, investigam e estudam, agradecendo o empenho pessoal e o compromisso que têm para com esta instituição.

Cada estudante, cada docente, cada investigador, cada técnico, cada parceiro constitui não só a base da excelência de ensino e investigação que desde sempre perseguimos, mas, sobretudo, o garante da continuidade, sempre renovada, do nosso histórico prestígio.

Com esta última Newsletter de 2023, o Conselho Executivo da FMUP deseja a todos umas Boas Festas, deixando ainda uma palavra de profundo incentivo para que, juntos, tenhamos um Ano Novo muito feliz e produtivo.

Hélio Alves, Armando Cardoso, Guilhermina Rego, Francisco Cruz e Altamiro da Costa-Pereira

INVESTIGAÇÃO DA FMUP RECEBE PRÉMIO BANCO CARREGOSA/SRNOM

Miguel Mascarenhas, docente e investigador da FMUP, é o grande vencedor do Prémio Banco Carregosa/Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. O trabalho vencedor propõe uma tecnologia pioneira em Inteligência Artificial na área da Gastrenterologia.

O mesmo prémio atribuiu ainda uma das menções honrosas a João Sérgio Neves, professor da FMUP, por um projeto que avaliou o impacto da disfunção endócrina subclínica no risco cardiovascular e função cardíaca.

ESTUDO DA FMUP DESVENDA MECANISMOS NA DOR PÉLVICA CRÓNICA
Um novo estudo com a participação de investigadores da FMUP deu mais um importante passo para compreender os mecanismos envolvidos na dor pélvica crónica, condição que atinge milhares de mulheres com endometriose e síndrome da bexiga dolorosa.

Os resultados mostram que a dor pélvica crónica, uma dor persistente, contínua ou recorrente que afeta a pelve e parte inferior do abdómen ao longo de seis meses ou mais, pode estar associada a uma sensibilização do sistema nervoso central.

CASA CHEIA PARA CELEBRAR O NATAL COM A ÓPERA «AS BODAS DE FÍGARO»

Pelo terceiro ano consecutivo e com o apoio da FairJourney Biologics, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltou a ser palco de um concerto operático de Natal, num momento de convívio único entre toda a comunidade académica.

As melodias de Wolfgang Amadeus Mozart deram o mote para mais uma união entre a Medicina e a Arte, no reforçar da parceria entre a FMUP e a Ópera na Academia e na Cidade (OAC).

O espetáculo deste ano consistiu numa Visitação à Ópera “As Bodas de Fígaro”. As personagens foram trazidas à vida por um elenco “riquíssimo”, acompanhado pela Orquestra da OAC, sob a direção musical do maestro José Ferreira Lobo, e com encenação do italiano Alfonso De Filippis.

Traduzindo-se numa comédia cantada, “As Bodas de Fígaro” (em italiano Le Nozze di Figaro) é uma ópera bufa em quatro atos composta por Mozart, sobre libreto de Lorenzo da Ponte, com base na peça homónima Le Mariage de Figaro, de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais.

A ação decorre em Sevilha, alguns anos após os acontecimentos narrados em “O Barbeiro de Sevilha”, a ópera visitada no concerto de Natal da FMUP, em 2022. Fígaro está noivo de Susanna e são ambos criados do Conde de Almaviva e da sua esposa Rosina. O Conde ameaça a felicidade dos noivos, mas a trama inverte-se de forma hilariante, concedendo o triunfo a Fígaro.

Escrita entre 1785 e 1786, esta peça contribuiu para o declínio da reputação de Mozart devido à forte sátira de certos costumes da aristocracia. No entanto, é considerada por muitos a obra-prima do compositor austríaco.

O espetáculo contou com a colaboração de José Eduardo Guimarães e José Carlos Areias, Professores Aposentados da FMUP, que proferiram uma breve alocução inicial, contextualizando a obra de Mozart.

INVESTIGAÇÃO FMUP GANHA PRÉMIO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA

ESTÁ NO AR O SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST FMUP

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FMUP TEM NOVA PRESIDENTE

BIP EM GERIATRIA TROUXE À FMUP PROFESSORES E ESTUDANTES EUROPEUS

FMUP NOS MEDIA

- Francisco Cruz, professor e investigador da FMUP, é um dos signatários do manifesto que visa sensibilizar os decisores políticos para uma estratégia comum no combate à incontinência urinária. A notícia é do Expresso.

- “Quase 20% dos estudantes universitários do Porto podem sofrer de dependência do jogo”, noticiam a SIC e a CNN Portugal, a propósito de um estudo da FMUP.

- Filipa Martins, investigadora da FMUP, foi convidada no programa “90 Segundos de Ciência”, na Antena 1, para falar sobre como são referenciados os pacientes da rede nacional de cuidados continuados em saúde mental.

- “Idosos em lares portugueses morrem mais nos hospitais” e “Idosos apresentam maiores sequelas em acidentes rodoviários” são os títulos de duas peças no Jornal de Notícias resultantes de artigos científicos da autoria de investigadores da FMUP.

- A SIC fez uma reportagem acerca do estudo desenvolvido na FMUP sobre a dor pélvica crónica.

- Um grupo de investigadores da FMUP desenvolveu uma ferramenta para melhorar a prescrição de medicamentos. Para ler no site do Observador.

- Uma investigação que envolveu a FMUP identificou uma proteína que pode ter implicações na demência. A notícia é da Agência Lusa.

Copyright ©2023 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota, Miguel Alves e Hugo Silva | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews