Nº #45  Mar 2024
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
Pré-graduação: a importância de captar os melhores candidatos

O ingresso na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) representa um dos desafios mais competitivos enfrentados pelos jovens que procuram o ensino superior. Conseguir entrar no Mestrado Integrado em Medicina (MIMED) da FMUP representa um marco único e singular na vida de cada um dos nossos estudantes. O MIMED constitui, no entanto, o início de um longo e contínuo processo de formação com vista ao exercício da Medicina, para o qual é necessário, a par de uma sólida formação académica, uma forte vocação e profissionalismo.


Os desafios da Medicina do futuro exigem também profissionais capazes de fazer pontes entre as tecnologias digitais e a saúde, com um novo perfil formativo. Neste contexto, a FMUP está a lançar, em conjunto com várias outras instituições da Academia, uma nova licenciatura – Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB) – única no país, que vai preparar profissionais com competências adequadas para estas novas exigências tecnológicas do setor da saúde. O curso já recebeu a aprovação unânime da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e abrirá as suas candidaturas este verão.


Consciente da sua enorme responsabilidade, a FMUP tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas com vista à promoção da sua oferta formativa pré-graduada junto dos futuros estudantes universitários com o perfil, as competências e a vocação adequados. Estas iniciativas incluem, desde janeiro, visitas a escolas secundárias, assim como, entre março e abril, a participação em diversas feiras e mostras de ensino superior (Qualifica, Mostra da U.Porto, Futurália, Opto, entre outras). Paralelamente, a FMUP tem marcado presença na Universidade Júnior, um programa de verão da U.Porto de aproximação vocacional ao ambiente universitário para alunos do ensino secundário, através de um primeiro contacto com a vida académica num ambiente informal, mas estruturado.


A divulgação da formação pré-graduada da FMUP tem contado, igualmente, com a colaboração dos estudantes e da Associação de Estudantes (AEFMUP) através de múltiplas iniciativas, de que se destaca o «InFMUP/Dia Aberto», em que os próximos “caloiros” são convidados a vestir a bata branca por um dia e a experimentar a vida académica, visitando o Teatro Anatómico, aprendendo as manobras de reanimação cardiopulmonar que salvam vidas, e conhecendo as iniciativas de voluntariado e de investigação, assim como os diferentes grupos académicos.   

   
O Conselho Pedagógico (CP), enquanto órgão de gestão consultivo com a missão de supervisão das questões de âmbito pedagógico relativas ao funcionamento da FMUP, tem igualmente contribuído ativamente com várias iniciativas de divulgação e promoção da oferta formativa pré-graduada da FMUP. Neste contexto, destaca-se a «Reunião Aberta do CP», em que docentes das várias escolas médicas portuguesas, dirigentes associativos, estudantes da FMUP e futuros estudantes universitários se reúnem para a discussão de um tema atual no âmbito da formação médica. Este ano terá lugar, no próximo dia 3 de maio, às 11h30, na Sala dos Conselhos da FMUP, a segunda «Reunião Aberta do CP», subordinada ao tema «Oportunidades de internacionalização da carreira médica na era da saúde global», tendo como oradora principal Rita Sá Machado, diretora-geral da Saúde.


Num tempo de enormes desafios na saúde, o conjunto destas iniciativas de divulgação e promoção da oferta formativa pré-graduada da FMUP representa um esforço significativo para encontrar nos melhores candidatos uma fonte de renovação permanente.


Roberto Roncon
Presidente do Conselho Pedagógico da FMUP



 
 
 
 
INVESTIGADORES QUEREM GERAR NOVAS MOLÉCULAS TERAPÊUTICAS COM IA

Um trabalho de investigação da FMUP está a desenvolver um método de inteligência artificial (IA) para gerar novas moléculas e acelerar a descoberta de novos medicamentos.


O projeto tem como objetivo desenvolver um algoritmo de IA generativa que seja capaz de criar novas moléculas com potencial terapêutico que se consigam adaptar às doenças com rapidez e eficácia. Numa fase mais avançada, a estratégia passa por atuar, em particular, contra as bactérias multirresistentes.



 
 
FMUP CELEBROU 199 ANOS COM FLAMENCO E LIÇÕES DE LIDERANÇA

Foi no passado dia 28 de fevereiro que a FMUP assinalou o seu 199.º aniversário, com uma sessão que inspirou os atuais e futuros líderes em saúde através dos ensinamentos da dança.


Na Aula Magna, a bailarina e oradora Ana Lucia Jardim apresentou a performance “Dancing Through Change – Leadership lessons from Flamenco”. A artista portuguesa, que soma atuações pelo mundo, demonstrou como “navegar” e inspirar através da mudança e liderança, recorrendo aos ensinamentos transmitidos pelo flamenco.



 
 
 
FMUP FORMOU PROFISSIONAIS DE SAÚDE UCRANIANOS PARA CENÁRIOS DE GUERRA

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) implementou sessões de treino em simulação médica para 30 profissionais de saúde oriundos da Ucrânia e da Geórgia.


A iniciativa faz parte do projeto europeu LIFESTRAND, que visa formar estes profissionais de saúde do Leste em cenários de suporte básico e avançado de vida, bem como de medicina de emergência e catástrofe. A par da FMUP, a Universidade de Santiago de Compostela e a Sociedade Espanhola de Médicos de Cuidados de Saúde Primários são os restantes parceiros.


“O objetivo é que os profissionais adquiram competências e que posteriormente as transmitam às populações locais afetadas pelo atual conflito militar”, revela Francisco Cruz, subdiretor da FMUP e um dos coordenadores do projeto.


Esta iniciativa surgiu para ajudar a dar resposta às consequências provocadas pelo atual conflito militar no território ucraniano, nomeadamente junto de instituições de ensino superior e representantes da comunidade que vivem em zonas de risco militar na Ucrânia e na Geórgia.


“Os participantes tiveram a oportunidade de aprender e treinar competências de gestão do doente politraumatizado, incluindo os cuidados de saúde perante fraturas, hemorragias, dor, evacuação, entre outros, através de diversos cenários de simulação clínica”, explica Cristina Granja, diretora do Centro Pluridisciplinar de Simulação da FMUP e responsável pela formação ministrada.


É esperado que as formações reforcem as capacidades de ensino de competências de primeiros socorros de sete instituições de ensino superior e beneficiem não só 250 funcionários e estudantes, como também mais de sete mil cidadãos ucranianos e georgianos que vivem nas atuais zonas de risco militar.


De acordo com os promotores do projeto, o atual cenário vivido na Ucrânia “demonstra a especial vulnerabilidade e os riscos diretos de morte para as comunidades que vivem em zonas de conflito”.


Os promotores acrescentam ainda que “as infraestruturas de cuidados de saúde danificadas ou limitadas exigem o reforço das competências das comunidades locais em matéria de primeiros socorros e de prestação de cuidados de suporte de vida e de cuidados pré-hospitalares em caso de trauma”.


Ao longo do projeto, caberá ainda às três instituições ibéricas o desenvolvimento dos manuais de apoio e dos guias de primeiros socorros, bem como a monitorização de todo o processo de treino que vai decorrer ao longo dos próximos três anos.


 
 
 
 
DOUTORANDA DA FMUP RECEBE BOLSA DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO


 
 
CIÊNCIA VIVA DESTACA JOVEM ''CIENTISTA'' DA FMUP



 
 
PROFESSORES DA FMUP PARTICIPAM NO GUIA ÉTICO SOBRE IA


 
 
PROFESSORA DA FMUP FOI ELEITA PRESIDENTE DA SPEDM


 
 
FMUP NOS MEDIA

- Ao Porto Canal, Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, falou sobre a falta de investimento no ensino da medicina no norte do país, no âmbito das comemorações dos 199 anos da instituição.


- Cerca de 30 médicos da Ucrânia e da Geórgia estiveram na FMUP a aprender técnicas de cuidados primários para partilhar com civis em contexto de guerra. A reportagem é do Jornal de Notícias.


- Ao Expresso, o professor da FMUP João Fonseca justificou a necessidade de existirem novos perfis de profissionais com competências híbridas na área da saúde. O artigo foi publicado na sequência do lançamento da nova Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica.


- O Jornal de Notícias deu conta que as intenções de doação do corpo à ciência na FMUP ainda estão longe dos números pré-covid.


- Entrevistada para o Diário de Notícias, Rita Ribeiro, estudante da FMUP e presidente da ANEM, abordou diversas questões relacionadas com a formação médica e a carreira no SNS.


- A SIC acompanhou o debate sobre o futuro da saúde em Portugal, uma iniciativa da AEFMUP que reuniu os representantes dos oito partidos com assento parlamentar.


- “Inteligência artificial revoluciona saúde digestiva” é o título do artigo da Notícias Magazine sobre o trabalho que está a ser desenvolvido por Miguel Mascarenhas, investigador e professor da FMUP.


- O Diário de Notícias escreveu sobre o estudo que conseguiu mapear os passos silenciosos do cancro do pâncreas, uma investigação que foi liderada por Sónia Melo, professora da FMUP.



 
 
 
 
Copyright ©2024 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota, Miguel Alves e Hugo Silva | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal