Nº #40  Out 2023
 
 
logo
 
 
Newsletter
Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto
 
 
Cátedra Convidada na FMUP: Uma Aposta na Inovação 

No final de junho de 2023, assinalou-se o 2.º aniversário do projeto Cátedra Convidada Inovação em Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Inserida numa aposta da FMUP para potenciar a ligação à sociedade através da denominada terceira missão da Universidade, esta Cátedra pretende criar valor através da inovação, mas também potenciar a investigação e o ensino nas áreas associadas à interface da oncobiologia e medicina.


Na maioria dos países, os serviços de saúde não têm capacidade financeira para acompanhar a explosão de custos com potenciais fármacos oncológicos. Portugal também se identifica com esta realidade e novas iniciativas podem e devem ser desenvolvidas para explorar novos tratamentos aplicados em oncologia. Aproveitando as condições de acolhimento, no Departamento da Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP e Unidade de Investigação CINTESIS@RISE, foi possível criar uma dinâmica que merece destaque. De facto, a equipa da Cátedra e do Grupo de Investigação PerMed, tem desenvolvido diversos projetos, do estudo de novos biomarcadores em cancro a novas vias de entrega de fármacos-alvo, estudos "in silico" de perfil fisiológico e farmacológico para a medicina personalizada ou, igualmente relevante, projetos na vertente de farmacometria oncológica. Esta variedade de projetos explica-se porque o entusiasmo para muitos destes fármacos é atenuado à medida da necessidade de otimização em estudos clínicos ou de um racional para incorporação com as terapias tumorais em vigor. Dada a complexidade das doenças oncológicas, é necessário continuar a apostar no desenvolvimento de novas estratégias, procurando múltiplos mecanismos que contribuem para o crescimento do tumor.


Na componente do ensino, foi possível a criação de duas unidades curriculares optativas para o Mestrado Integrado em Medicina da FMUP, para o 5º e 6º anos, dois cursos de formação contínua — um sobre reaproveitamento de fármacos (8 ECTS) e outro sobre desenvolvimento de vacinas (12 ECTS)—, seminários e workshops nas Escolas de Verão e de Inverno e várias palestras. Durante este período, foi ainda possível colaborar na preparação de diversas unidades curriculares e no lançamento da nova Licenciatura da FMUP: Saúde Digital e Inovação Biomédica.


O impacto da Cátedra na sociedade traduziu-se também na participação em diversas entrevistas na comunicação social sobre o desenvolvimento farmacêutico e de vacinas, reaproveitamento de medicamentos e estudos clínicos, assim como na organização do primeiro Fórum de Medicina de Precisão em Oncologia, realizado em novembro último na FMUP, mas também através de diversas comunicações científicas, das quais se destacam quase 1 centena de artigos científicos publicados nos últimos dois anos.


O futuro prepara-se hoje e, por isso, está a ser preparado um novo plano para a Cátedra após o seu terceiro ano. Os desafios podem e devem ser ainda mais exigentes, acompanhando assim o trajeto de desenvolvimento singular que a FMUP tem tido nos últimos anos. Esta nova fase estará ligada ao lançamento de novos programas, em 2024, relacionados com a Medicina Personalizada e Inovação em Saúde. Estes projetos irão permitir uma maior dimensão da Cátedra e contribuir para a afirmação da FMUP no contexto científico, clínico e inovador.


Nuno Vale
Titular da Cátedra Convidada Inovação em Oncologia da FMUP



 
 
 
 
INVESTIGADORES DA FMUP ESTUDAM "ARMAS" DE COMBATE A "SUPERFUNGO" MORTAL

O uso continuado de peróxido de hidrogénio provou ser eficaz a eliminar o “superfungo” candida auris, uma espécie emergente de candida associada a múltiplos surtos, infeções graves e altas taxas de mortalidade em todo o mundo.


Tendo em vista a prevenção de novos surtos, um estudo da FMUP, coordenado pelo docente e investigador Acácio Gonçalves Rodrigues, vem agora demonstrar que, além de eficaz a destruir o fungo, o peróxido de hidrogénio não induz resistência microbiana, mesmo após exposição prolongada.



 
 
IDOSOS VÍTIMAS DE MAUS TRATOS APRESENTAM MAIS DOENÇA FÍSICA E MENTAL

Um grupo de investigadores alerta os profissionais de saúde para a necessidade de identificarem e reportarem os casos suspeitos de maus tratos sobre as pessoas mais velhas, colocando um ponto final ao “ciclo de violência” e reduzindo o impacto na saúde das vítimas.


O apelo surge na sequência de um estudo coordenado por Tiago Taveira-Gomes, professor da FMUP, que analisou registos de mais de 68 mil adultos com idade igual ou superior a 60 anos e encontrou 3.092 supostas vítimas de violência, correspondendo a uma percentagem de 4,5%.



 
 
 
FMUP ACOLHE DEBATE SOBRE IMPACTO DA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA NA SOCIEDADE NO “DIA DO RISE”

No próximo dia 25 de outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai acolher o Dia do RISERede de Investigação em Saúde.


Sob o mote The Societal Impact of Clinical Research, a iniciativa tem como objetivo juntar investigadores, gestores, decisores políticos e outros agentes do ecossistema científico, com o intuito de promover a discussão em torno do impacto da investigação clínica na sociedade, a partir da “visão” de diferentes áreas, como a cardiologia, a oncologia, as doenças inflamatórias e degenerativas, a tecnologia e a transformação digital, entre outras.


Com início às 14 horas, a sessão arranca com as boas-vindas por parte do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e de Nuno Sousa, vice-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), a quem caberá traçar o retrato dos desafios da Investigação Clínica no nosso país.


Do programa destacam-se ainda a intervenção, à distância, da eurodeputada Maria da Graça Carvalho, que abordará os programas de investigação em saúde e os desafios societais emergentes a nível mundial, bem como a participação de David Zielinski, diretor executivo da Harvard Catalyst, que vai falar sobre o papel das estruturas de apoio à colaboração na aceleração da investigação clínica.


O evento irá contar com a participação de vários professores e investigadores da Faculdade de Medicina, nomeadamente Fernando Schmitt (coordenador do RISE), Adelino Leite-Moreira (Unic@RISE), Fernando Magro (CINTESIS@RISE), Luís Azevedo (CINTESIS@RISE), Nuno Vale (CINTESIS@RISE), Elisa Keating (CINTESIS@RISE) e Inês Falcão Pires (Unic@RISE), bem como outros investigadores destacados do RISE, pertencentes às diferentes Unidades de Investigação que compõem este Laboratório Associado, sediado na FMUP.


A entrada é livre, solicitando-se inscrição prévia. Mais informações e programa disponíveis no site da FMUP.



 
 
 
 
FMUP PROPÕE NOVA ABORDAGEM PARA REDUZIR RISCO CARDIOVASCULAR


 
 
FMUP TEM UM NOVO CENTRO PLURIDISCIPLINAR DE BIOÉTICA


 
 
FMUP vai discutir «Economia e Gestão da Saúde»


 
 
FMUP organiza Escape Room para estudantes do Mestrado em Medicina


 
 
FMUP NOS MEDIA

- “Faculdade de Medicina do Porto consegue eliminar superfungo mortal” é o título de um artigo do Jornal de Notícias, a propósito do estudo que foi desenvolvido por investigadores da FMUP.


- João Fonseca, professor da FMUP, foi um dos convidados do Sociedade Civil, na RTP2, num episódio sobre como o digital tem influenciado o presente e o que mudará no futuro da Saúde.


- A TSF dá conta do estudo da FMUP que concluiu que os idosos vítimas de maus tratos correm mais risco de sofrer doenças físicas e mentais.


- Entrevistados pelo Viral, Sofia Magina e Paulo Santos, professores da FMUP, prestaram esclarecimentos em duas notícias de verificações de factos relacionados com temas de saúde.


- Estudo da FMUP analisou o perfil do doente internado em cuidados paliativos em Portugal. A notícia é da Agência Lusa.



 
 
 
 
Copyright ©2023 FMUP - All Rights Reserved.
Edição: Unidade de Gestão de Comunicação - FMUP | Redação: Olga Magalhães, Daniel Dias, Cláudia Azevedo | Infografia e Imagem: Bárbara Mota, Miguel Alves e Hugo Silva | Produção: Pedro Sacadura
A equipa editorial da FMUP reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos
Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para comunicacao@med.up.pt
Arquivo FMUPNews
 
 
 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319,
Porto, Portugal