medicina,
90 seg

Ep. 1031 Roberto Roncon – Investigação estuda o impacto da COVID-19 grave no coração

February 22, 2021

ep1031_interiorEsta investigação está a estudar de que forma é afetado o coração dos pacientes com COVID-19 internados em unidades de cuidados intensivos.


Roberto Roncon, médico e investigador na Unidade de Investigação Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), pretende com este estudo perceber até que ponto o envolvimento cardíaco na COVID-19 grave é um problema clínico relevante.

“Os principais objetivos deste projeto entroncam em duas grandes questões, ou seja, saber até que ponto o coração é atingido perante qualquer infeção grave, independentemente do órgão primariamente afetado, e, por outro lado, saber até que ponto o envolvimento cardíaco na COVID-19 grave é um problema clínico relevante”, explica.

Este estudo está a ser desenvolvido com base em informação recolhida a partir de doentes internados com COVID-19 grave no Centro Hospitalar de São João.

Os primeiros resultados deste estudo demonstram que o envolvimento cardíaco na COVID-19 grave ocorre em cerca de um terço dos doentes, e que as causas do atingimento cardíaco são variadas.

Segundo Roberto Roncon, uma das formas de atingimento cardíaco que chamou a atenção da sua equipa foi a descompensação cardiovascular no contexto da ventilação mecânica invasiva.

“Nós sabemos que na COVID-19 grave os doentes que precisam de ventilador acabam por morrer muito, se calhar parte da resposta para esta elevada mortalidade tem a ver com a interação coração/pulmão durante o tratamento desta doença”, revela.

Roberto Roncon reforça a importância de estudar o atingimento cardíaco com o intuito de desenhar estratégias de tratamento que possam evitar o seu desenvolvimento.

“Os doentes com COVID-19 grave são doentes muito difíceis de ventilar e portanto temos que estar mais atentos a este atingimento, até porque nós dispomos de várias estratégias de tratamento que podem evitar a utilização da ventilação mecânica invasiva”, alerta.

São necessários ainda mais estudos para perceber o impacto da COVID-19 grave no atingimento cardíaco, assim como a influência da ventilação mecânica invasiva no desenvolvimento deste sintoma.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FMUP

Scroll to top