As crianças não chegaram sozinhas ao “Hospital dos Pequeninos”. Acompanhadas pelos seus peluches ou bonecos “doentes”, os mais pequenos desejavam uma cura ou um tratamento eficaz para que as suas brincadeiras não tivessem de parar. Durante os últimos três dias, foi este o cenário encontrado no “hospital de brincar” organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

O corpo clínico, constituído por dezenas de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP, escutou as queixas e angústias trazidas pelas cerca de 300 crianças de diversas escolas da região que visitaram o “hospital” instalado no Mar Shopping, em Matosinhos.

Entre os principais sintomas, os clínicos destacados para esta importante missão relataram alguns casos de “dor de barriga”, outros tantos de “dor de cabeça”, e umas quantas ocorrências motivadas por “dor de garganta”.

Depois de passarem pela triagem, os mais pequenos eram encaminhados para a consulta, que consistia na realização do exame físico, na medição da temperatura e da pressão arterial, e pela avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos. Se o diagnóstico assim o justificasse, os pequenos acompanhavam os seus peluches na realização de um exame médico, como um Raio X ou uma TAC.

Os mais novos tiveram a oportunidade de lidar com vários objetos médicos e colocar questões sobre a função de cada um. (Foto: AEFMUP)

 “Descomplicar o que representa uma ida ao médico”

Apesar de ser tudo a fingir, o propósito desta iniciativa é bem real e representa um contributo educativo para os mais pequenos.

“Esta atividade distingue-se por permitir que as crianças entendam qual é o papel do médico e quais são as suas tarefas diárias, permitindo que eles próprios possam encarar esse papel e «cuidar» dos seus bonecos”, esclarece o grupo responsável pela dinamização do “Hospital dos Pequeninos”.

“Desta forma, estamos a ajudar as crianças a descomplicar o que representa uma ida ao médico, para que elas próprias não sintam qualquer medo ou receio quando precisarem de o fazer”, revelam os estudantes da FMUP.

Organizada pelo departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da AEFMUP, a edição de outono do “Hospital dos Pequeninos” decorreu durante os dias 2,3 e 4 de novembro, no Mar Shopping.