A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) comemora, no próximo dia 22 de fevereiro, o seu 198.º aniversário. Com o propósito de celebrar o passado e projetar o futuro da instituição, a efeméride será assinalada com a participação do historiador Joel Cleto, numa sessão informal que decorrerá na Aula Magna, com início às 11 horas.
Intitulada «Breve História da Assistência Médica na Cidade do Porto e o Papel das suas Escolas Médicas», a palestra levará a comunidade académica, científica e todos os interessados que queiram marcar presença a uma pequena “viagem” aos primórdios do ensino médico e da Faculdade de Medicina na Invicta.
O evento é aberto a toda a comunidade, solicitando-se confirmação de presença através do preenchimento do formulário.
Considerada uma das mais prestigiadas instituições de Ensino Superior nacionais, a FMUP é reconhecida pela qualidade do ensino de pré e pós-graduação, pela posição de liderança que assume na produção de investigação médico-científica em Portugal e pela ligação simbiótica que mantém com mais de 20 instituições de saúde.
Descendente da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída no ano de 1825 por D. João VI, passou a denominar-se Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1883. Em 1911, com a criação da Universidade do Porto, a escola foi nela integrada como Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Sobre Joel Cleto
Natural do Porto, Joel Cleto dedicou-se desde cedo ao estudo e à investigação do património histórico e arqueológico da região Norte. Autor de mais de uma dezena de livros, ensaios e estudos de investigação, ganhou maior protagonismo com a série "Caminhos da História", transmitida desde 2006 no Porto Canal.
A par da reconhecida presença nos media, a sua atividade enquanto divulgador e comunicador de história faz-se notar através da participação em conferências, palestras e ciclos de visitas de estudo. Ao longo da carreira, Joel Cleto já foi galardoado pelas autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.