Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP celebra 198 anos da história do ensino médico no Porto

Notícias gerais

FMUP celebra 198 anos da história do ensino médico no Porto

alterar visualização

Comemorações decorrem no dia 22 de fevereiro, na Aula Magna. Inscrições abertas

fmup

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) comemora, no próximo dia 22 de fevereiro, o seu 198.º aniversário. Com o propósito de celebrar o passado e projetar o futuro da instituição, a efeméride será assinalada com a participação do historiador Joel Cleto, numa sessão informal que decorrerá na Aula Magna, com início às 11 horas.

Intitulada «Breve História da Assistência Médica na Cidade do Porto e o Papel das suas Escolas Médicas», a palestra levará a comunidade académica, científica e todos os interessados que queiram marcar presença a uma pequena “viagem” aos primórdios do ensino médico e da Faculdade de Medicina na Invicta.

O evento é aberto a toda a comunidade, solicitando-se confirmação de presença através do preenchimento do formulário.

Considerada uma das mais prestigiadas instituições de Ensino Superior nacionais, a FMUP é reconhecida pela qualidade do ensino de pré e pós-graduação, pela posição de liderança que assume na produção de investigação médico-científica em Portugal e pela ligação simbiótica que mantém com mais de 20 instituições de saúde.

Descendente da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída no ano de 1825 por D. João VI, passou a denominar-se Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1883. Em 1911, com a criação da Universidade do Porto, a escola foi nela integrada como Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Sobre Joel Cleto

Natural do Porto, Joel Cleto dedicou-se desde cedo ao estudo e à investigação do património histórico e arqueológico da região Norte. Autor de mais de uma dezena de livros, ensaios e estudos de investigação, ganhou maior protagonismo com a série "Caminhos da História", transmitida desde 2006 no Porto Canal.

A par da reconhecida presença nos media, a sua atividade enquanto divulgador e comunicador de história faz-se notar através da participação em conferências, palestras e ciclos de visitas de estudo. Ao longo da carreira, Joel Cleto já foi galardoado pelas autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-05-16 às 05:25:04
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital