Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP recebe louvor do Governo por contributo para a Transição Digital durante pandemia

Notícias gerais

FMUP recebe louvor do Governo por contributo para a Transição Digital durante pandemia

alterar visualização

Distinção publicada em Diário da República

notícia louvor sigarra

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi agraciada com um louvor por parte do Governo. O secretário de Estado para a Transição Digital, André Aragão de Azevedo, explica que a distinção, publicada em Diário da República, tem como objetivo reconhecer o trabalho de instituições e empresas que, desde o início da pandemia, integraram e cooperaram voluntariamente com o Gabinete de Resposta Digital ao COVID-19.

A colaboração da FMUP com o Gabinete de Resposta Digital ao COVID-19 foi assegurada através dos contributos de Ricardo Cruz Correia, professor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP. O professor da FMUP, que é também investigador do CINTESIS, foi convidado a integrar esse Gabinete em meados de março, pela sua experiência nas áreas da Informática Médica e Sistemas de Informação em Saúde.

Coordenado a partir do Ministério da Economia e da Transição Digital, em articulação com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o Gabinete de Resposta Digital ao COVID-19 foi responsável pela "definição e operacionalização de soluções concretas no combate à pandemia."

De entre as soluções criadas, destaca-se a iniciativa governamental #EstamosOn, que reuniu e divulgou boas práticas e recomendações das autoridades de Saúde, deu a conhecer as melhores práticas na área do teletrabalho e agregou a informação sobre como recorrer aos serviços públicos, incluindo os da área da Saúde, sem sair de casa, por exemplo.

O louvor foi concedido a outras entidades, nomeadamente a operadoras de telecomunicações e a empresas tecnológicas (tais como a Google, a Vodafone ou a Huawei), bem como a entidades representantes do setor social e associativo. "Todas são merecedoras do meu reconhecimento público pelo seu contributo para o combate à epidemia covid-19", frisa o Secretário de Estado no documento oficial do Governo.

Note-se que a FMUP tem uma larga tradição de investigação e ensino nas áreas das Tecnologias da Informação aplicadas à Saúde, tendo sido precursora na criação de um ciclo de estudos em Informática Médica; na adaptação digital do prontuário terapêutico e das bases de dados de medicamentos do INFARMED; no desenvolvimento de diversos sistemas de informação clínicos, nomeadamente na área da saúde materno-infantil e doença inflamatória intestinal; bem como, mais recentemente, na criação de um programa doutoral pioneiro na Europa, dedicado ao estudo da Ciências de Dados de Saúde (HEADS – PhD Programme in Health Data Science).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-20 às 03:30:09
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital