medicina,
90 seg

Ep. 939 Inês Falcão Pires – Projeto estuda coração de mulheres grávidas para investigar a insuficiência cardíaca

October 15, 2020

ep939_interiorEsta investigação quer conhecer como funciona o processo de recuperação cardíaca do coração da mulher grávida que ocorre imediatamente após o parto.


Inês Falcão Pires, investigadora na Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC) e professora na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), está a desenvolver o projeto PERIMYR com o objetivo de melhor compreender os processos de regulação e recuperação cardíaca do coração.

Durante a gravidez o coração da mulher aumenta de volume e de tamanho, de forma a expandir a quantidade de sangue que é bombeada. Esta adaptação ocorre devido ao aumento do corpo da mulher, e ao crescimento do feto.

Após o parto estas alterações regridem e recuperam de uma forma rápida num processo que não dura mais que alguns meses.

Este processo é conhecido por regulagem reversa e pode também ocorrer, por exemplo, em doentes com insuficiência cardíaca.

No entanto, nem sempre estes doentes têm uma recuperação completa deste processo.

“Alguns doentes ficam algures a meio deste processo de recuperação e atualmente não está totalmente esclarecido porque isto acontece”, acrescenta.

O projeto PERIMYR decidiu então estudar este processo em mulheres grávidas por se tratar de uma população muito heterogénea na qual este processo de recuperação após o parto acontece de forma rápida e espontânea.

Com estes dados vai ser possível estudar melhor a regulagem reversa, especialmente no que toca à componente metabólica envolvida neste processo.

“A mulher grávida acaba por ser um bom modelo humano, o que nos evita termos que ir para o modelo animal, e que está mais próximo, com algumas ressalvas diferenças, do doente cardíaco”, reforça.

O conhecimento gerado nesta investigação vai contribuir para o desenvolvimento de tratamentos com vista a garantir a recuperação de pacientes com insuficiência cardíaca.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FMUP

Scroll to top