50 Mulheres

50 mulheres, 50 ideias para a Saúde: da farmacogenómica à humanização

É a vez de sabermos as ideias que Ana Teresa Freitas, Sara Cerdas, Paula Alves, Inês Falcão Pires e Cátia Sá Guerreiro gostariam de implementar em Portugal

50 mulheres, 50 ideias para a Saúde: da farmacogenómica à humanização

Sara Fevereiro

Jornalista

O Expresso desafiou 50 mulheres ligadas à Saúde para indicarem uma ideia que gostariam de ver implementada no sector, nos próximos anos, a nível nacional.

As primeiras 5 ideias no âmbito do projeto 50 mulheres, 50 ideias para a Saúde já são conhecidas desde a semana passada (clique AQUI para saber quais são).

Conheça, hoje, 5 novas ideias:

A farmacogenómica ao serviço do sistema

Ana Teresa Freitas, professora catedrática do Instituto Superior Técnico, chama a atenção para a utilização da farmacogenómica na prática clínica. Para a especialista é crucial começar a utilizar - de forma sistemática e abrangente - os dados que expressam a maneira como o nosso genoma interage com os diferentes fármacos.

Loading...

Saúde em todas as políticas

Esta é a ideia que a deputada no Parlamento Europeu, Sara Cerdas, aponta como prioritária: uma abordagem transversal do impacto da Saúde nos diferentes sectores, da construção à agricultura, porque todas as decisões que são tomadas e todas as políticas implementadas nas mais diversas áreas podem influenciar esto sector em particular.

Loading...

Integração de dados

Paula Alves, CEO do iBET, considera urgente que o país possa - de uma vez por todas - recolher, tratar e, sobretudo, integrar eficazmente os dados em Saúde. Esta é uma lacuna frequentemente apontada por quem está no terreno e que, segundo a especialista, só se poderá resolver com uma boa utilização das tecnologias de informação.

Loading...

Mais informação e educação sobre nutrição

Quando se fala em nutrição, não devemos apenas contar calorias. Este é o alerta deixado pela professora catedrática e investigadora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Inês Falcão Pires, que nos últimos anos tem verificado o impacto que os factores de risco - nomeadamente a má alimentação - têm na deterioração da saúde cardiovascular. O caminho começa, segundo a investigadora, na sensibilização junto dos mais novos.

Loading...

Humanizar a Saúde

Cátia Sá Guerreiro, doutorada pela UNL em Saúde Internacional (ramo de Políticas de Saúde) e atualmente diretora do Programa de Gestão de Organizações Sociais desenvolvido pela AESE Business School, instituição na qual leciona, acredita que uma das prioridades para a Saúde nacional é humanizá-la. Para isso, é preciso mudar mentalidades e criar uma cultura que priviligie esta filosofia de trabalho, apostando na pessoa.

Loading...

Todas as semanas serão divulgadas 5 novas ideias. Ao longo dos próximos meses poderá acompanhar tudo AQUI.

50 mulheres, 50 ideias para a Saúde

50 mulheres, de várias especialidades, dão 50 ideias sustentadas para o desenvolvimento da Saúde em Portugal. Em maio, as 50 soluções apresentadas serão debatidas num evento que promete abrir as portas para o futuro do sector. 50 Mulheres, 50 Ideias para a Saúde é um projeto do Expresso com o apoio da Sanofi.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas