É o regresso a uma “casa” que lhe é bem familiar. José Artur Paiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e chefe do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), é o nome escolhido para dirigir o programa nacional para a Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

Numa altura em que o país combate a pandemia por COVID-19, o médico portuense foi o eleito pela Direção-Geral da Saúde para desenvolver “a estratégia de prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde, bem como a resistência das bactérias aos antibióticos”.

Após ter coordenado e dirigido o mesmo programa entre 2010 e 2016, o docente da FMUP terá ainda a missão de “promover a criação de estratégias multissetoriais de prevenção e controlo”.

O despacho da nomeação já foi publicado em Diário da República e já se encontra em vigor desde o início do mês. O mandato é válido por três anos, com possibilidade de ser renovado no final desse período.

Sobre José Artur Paiva

Natural do Porto, José Artur Paiva completou a formação académica na FMUP, instituição onde obteve o grau de licenciado (1984) e de doutor (2005) em Medicina. Pelo meio, iniciou a atividade de docente universitário na mesma faculdade, onde é, desde 2006, professor associado convidado.

Ao longo da carreira profissional, tem ocupado diversos cargos na área da saúde, em entidades como o CHUSJ, a ARS-Norte, o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos, entre outros.

A nível científico, o médico portuense conta com mais de 100 artigos publicados em revistas indexadas, além de vários capítulos de livros e múltiplas palestras.