Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Estudantes da FMUP distinguidas no Dia da Universidade

Notícias gerais

Estudantes da FMUP distinguidas no Dia da Universidade

alterar visualização

Entrega de prémios decorreu durante a sessão solene

premiadas fmup

Matilde Santos, Margarida Santos e Ana Zão
, estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), foram distinguidas na sessão solene do Dia da Universidade, assinalado no passado dia 22 de março.

No ano de estreia na Universidade do Porto, Matilde Santos e Margarida Santos destacaram-se pela qualidade ímpar do seu percurso académico. As duas estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina integraram a lista de 20 vencedores do Prémio Incentivo 2022, um galardão destinado a premiar as melhores médias do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto.

Entregue pela primeira vez em 2010, o Prémio Incentivo corresponde a um prémio pecuniário individual correspondente ao valor da propina anual aplicada aos estudantes nacionais da U.Porto.

Ainda durante a sessão solene do Dia da Universidade, a atribuição do Prémio de Cidadania Ativa 2022 distinguiu outras três estudantes da U.Porto que mais se destacaram, no último ano, em atividades extracurriculares de cidadania. Entre as premiadas, Ana Zão, mestre em Medicina e estudante do programa doutoral em Investigação Clinica e em Serviços de Saúde da FMUP, recebeu o galardão no campo do Empreendedorismo pelos projetos pioneiros que vem desenvolvendo na área da Medicina das Artes Performativas.

Médica especialista em Medicina Física e de Reabilitação com competência em Medicina da Dor e especialização em Medicina das Artes Performativas, Ana Zão fundou, em 2020, o Centro Internacional de Medicina das Artes – o primeiro Centro em Portugal dedicado à abordagem dos problemas de saúde dos músicos, bailarinos e outros artistas de performance. Como coordenadora deste programa, tem contribuído para o crescimento e afirmação da Medicina das Artes Performativas através do desenvolvimento de programas de promoção da saúde do artista e programas de tratamento inovadores.

Do trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento, orientada por Luís Azevedo e enquadrada no âmbito do CINTESIS/RISE, resultou também o estabelecimento de colaborações com várias instituições internacionais dedicadas a esta área, incluindo o prestigiado Institute of Music Physiology and Musicians Medicine (Hannover, Alemanha). Paralelamente, tem desenvolvido inúmeras ações de formação no domínio da Literacia em Saúde do Artista, dirigidas tanto a artistas como a profissionais de saúde.

Para além de um diploma individual comprovativo, cada vencedora do Prémio Cidadania Ativa recebeu uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de mil euros.

Fonte: Notícias U.Porto

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-29 às 15:01:09
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital