Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Professores da FMUP distinguidos nas áreas da saúde vascular e digestiva

Notícias gerais

Professores da FMUP distinguidos nas áreas da saúde vascular e digestiva

alterar visualização

Armando Mansilha e Guilherme Macedo foram recentemente distinguidos por duas entidades internacionais

am_gm_sig

Armando Mansilha 
Guilherme Macedo, médicos e professores catedráticos convidados da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram recentemente distinguidos em duas iniciativas organizadas pela União Internacional de Angiologia (IUA) e pelo Colégio Americano de Gastrenterologia (ACG), respetivamente.

“Tributo à excelência da Cirurgia Vascular em Portugal”

Distinguido com o título de membro honorário da IUA, Armando Mansilha torna-se, desta forma, o primeiro médico português a ser distinguido em toda a história desta organização constituída em 1950 e que engloba diversas sociedades representativas de mais de 70 países.

“Naturalmente, fiquei muito honrado com esta distinção que em si mesma também representa um tributo à qualidade atual da Cirurgia Vascular em Portugal, fazendo jus à nossa história marcante no desenvolvimento da especialidade a nível mundial”, refere o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

No diploma atribuído durante o 30.º Congresso Mundial, que decorreu em Porto Alegre (Brasil), pode ler-se que esta escolha se deveu ao facto de Armando Mansilha “ter fomentado vários programas de ensino e formação na área da Angiologia e do seu desempenho como editor da revista International Angiology, cujo impacto nas investigações básicas e clínicas conseguiu potenciar.”

Um “exemplo de liderança e educação”

Contabilizando uma carreira mais de 40 anos de dedicação à saúde digestiva, o médico Guilherme Macedo foi galardoado com o título de Master of the American College of Gastroenterology, a mais alta distinção atribuída aos membros do ACG.

“Esta nomeação assinala o reconhecimento das suas realizações na área da Gastrenterologia Clínica, bem como as suas prestigiadas contribuições ao Colégio Americano pelos exemplos de liderança e educação”, referido uma nota publicada pelo grupo de especialistas americanos, durante a cerimónia que decorreu na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Nas palavras de Guilherme Macedo, esta distinção “reforça a noção que existe internacionalmente do valor da Gastrenterologia que se pratica no nosso país, mas também do relevo que as suas vertentes formativas, investigacionais e assistenciais se conseguem afirmar além-fronteiras”.

Autor de mais de 300 artigos científicos publicados em revistas indexadas, Guilherme Macedo também desenvolve atividade, enquanto investigador clínico, na área da expansão da tecnologia endoscópica e nos múltiplos agentes que interferem com a saúde do fígado.

Em 2021, o médico e professor da FMUP foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, tendo dois anos antes sido indigitado como presidente da Organização Mundial de Gastrenterologia.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-23 às 10:22:20
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital