Edição nº 3 


editorial

Rumo à Excelência: O RISE e a Comunidade em Destaque


Caros leitores,


É com grande satisfação que lançamos a terceira edição da RISE Flash, trazendo, mais uma vez, as últimas novidades e realizações do nosso Laboratório Associado. Nesta edição, queremos destacar a proximidade do RISE – Rede de Investigação em Saúde com a comunidade e o impacto positivo que as nossas atividades têm nos diversos setores da sociedade.


Uma das formas pelas quais o RISE se conecta com a comunidade é através da sua participação ativa na Mostra da Universidade do Porto. Este ano, tal como no ano passado, tivemos o privilégio de apresentar os nossos projetos e contribuições para a ciência e sociedade, destacando, simultaneamente, o papel fundamental que desempenhamos na promoção da inovação e do conhecimento.


Além disso, temos o prazer de partilhar uma entrevista com a investigadora Inês Falcão Pires, destacando as suas experiências e insights sobre a investigação na área cardiovascular e o impacto da mesma na comunidade. A sua visão inspiradora destaca a importância do trabalho colaborativo e da busca pela excelência em todos os aspetos da nossa atividade.


Outro momento de destaque neste período foi a condecoração do investigador Fausto Pinto pelo Presidente da República, distinção que reconhece a sua contribuição significativa para a medicina e saúde pública. A dedicação e liderança exemplares do Presidente do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL@RISE) são fontes de inspiração para todos nós no Laboratório Associado. 


Embora não se trate de promoção pessoal, a minha nomeação para o comité de genómica e genética da Organização Mundial da Saúde (OMS) traduz o reconhecimento e contributo da ciência e da patologia portuguesa a nível internacional, sendo este mais um motivo de orgulho e estímulo para trabalhar ainda mais através do RISE.


Em resumo, esta edição da RISE Flash é o reflexo do nosso compromisso contínuo em servir a comunidade e promover o progresso científico e tecnológico. Esperamos que desfrutem da leitura e se sintam inspirados pelo trabalho incrível realizado pelo RISE e respetivos colaboradores.


Fernando Schmitt

Coordenador RISE – Laboratório Associado

Entrevista | Inês Falcão-Pires

Entrevista | Inês Falcão-Pires – investigadora da Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC)

Investigadora principal do grupo de investigação em Remodelagem Reversa do Miocárdio (Myocare) da Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC), professora catedrática e vice-presidente do Conselho de Representantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

A investigação sempre foi uma certeza para Inês Falcão-Pires (UnIC@RISE). Licenciada em Biologia na Universidade de Aveiro, a investigadora começou o seu percurso na área da Fisiologia.


Em 2009, concluiu, na Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP), o Doutoramento em Biologia Humana onde, em parceria com o Departamento de Fisiologia do Vrije University Medical Center (VUMC), aprofundou temas como o impacto da diabetes mellitus nos mecanismos subjacentes à disfunção diastólica e à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.


Atualmente, na Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC), dedica-se ao estudo de remodelagem (reversa) cardíaca em doentes com estenose aórtica e, mais recentemente, em mulheres grávidas. Na FMUP, é professora catedrática, vice-presidente do Conselho de Representantes e membro da Comissão de Ética.


Com os olhos postos no futuro, Inês Falcão-Pires vê os biobancos como uma potencial ferramenta para “remodelar” o setor da saúde e a investigação.


A Inês Falcão-Pires já tem uma carreira reconhecida enquanto investigadora e docente. Durante o seu percurso, como surgiu o interesse pela investigação e pela docência?

A partir do momento em que escolhi uma licenciatura do ramo científico, já sabia que a investigação era o caminho que eu queria seguir. O mais difícil foi perceber qual era a área que eu gostava e, de facto, não acertei à primeira. Comecei o meu percurso na Fisiologia vegetal, mas depois várias razões levaram a enveredar por um percurso fora da ciência. Passado um ano, integrei o antigo Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), através de uma bolsa que me trouxe de volta à ciência. Sempre me interessei por tópicos que fossem mais de perceber do que memorizar e isso agrada-me imenso na Fisiologia Cardiovascular, nomeadamente toda Biomecânica e Física por trás do sistema cardiovascular.


O interesse pela docência foi crescendo progressivamente. Comecei a lecionar na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e gostei mais do que estava à espera. Como lecionava fisiologia humana, ganhei uma visão global que transpôs a área cardiovascular. Neste contexto, sinto-me uma privilegiada por ter lecionado a maioria dos órgãos e sistemas humanos, algo que me permitiu, hoje, ter uma visão mais integrada do corpo humano.


O facto de ter começado a orientar alunos, alavancou as skills pedagógicas. As orientações de alunos de Mestrado e Doutoramento são aquilo que melhor integra os nossos conhecimentos científicos com as nossas capacidades pedagógicas. Ler mais »


Notícias

Fernando Schmitt

Coordenador do RISE vai integrar iniciativa da Organização Mundial de Saúde

13 MAR de 2024

Fernando Schmitt, coordenador do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde, será um dos membros do subcomité de Genética e Genómica da Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ler mais »


Investigadores portugueses estudam impacto de “intervenções simuladas” em doenças cardiovasculares

Investigadores portugueses estudam impacto de “intervenções simuladas” em doenças cardiovasculares

14 MAR de 2024

Uma equipa de investigadores portugueses do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa/Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde (CCUL@RISE) concluiu que a realização de “intervenções simuladas” em patologias como a doença coronária ou hipertensão arterial poderá ter impacto nos sintomas associados a estas doenças, como a elevada pressão arterial, devido ao efeito placebo de intervenções inertes.

Ler mais »


oportunidades

Oportunidades

European Partnership on Transforming Health and Care Systems

O European Partnership on Transforming Health and Care Systems procura coordenar e otimizar investigação de forma a transformar os sistemas de saúde, assim como apoiar o desenvolvimento de estratégias de prevenção ajustadas às necessidades específicas dos doentes. Com um orçamento superior a 34 milhões de euros, as candidaturas à segunda call da iniciativa decorrem até 14 de maio. Saiba mais .


Plano estratégico 2025-2027 do Programa Horizonte Europa

O segundo plano estratégico do Programa Horizonte Europa concentra os seus esforços no financiamento de projetos de inovação que permitam combater os grandes desafios a nível global: alterações climáticas, poluição, perda de biodiversidade, transição digital e envelhecimento da população. Para isso, entre 2025 e 2027, o Programa Horizonte Europa vai apoiar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento de uma Europa mais inclusiva. Saiba mais.

telescopio

Telescópio  

Projeto CHAIMELEON  


O CHAIMELEON é um projeto europeu financiado pelo Programa Horizonte Europa. O consórcio, que conta com a participação de 18 entidades provenientes de dez países, pretende desenvolver um repositório de dados clínicos e moleculares centrados nos tumores mais prevalentes a nível europeu: pulmão, mama, próstata e colorretal. A partilha desta informação vai permitir desenvolver novas soluções de gestão do cancro através da inteligência artificial. Saiba mais .


Ficha Técnica

Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde


Edição/ Revisão: Olga Magalhães e Cláudia Azevedo | Redação : Maria João Silva e Carlos Taquechel


Desenvolvimento: Pedro Sacadura

Contactos | E-mail: geral@rise-health.pt


Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal


© 2023 RISE – Health Research Network. All Rights Reserved. A equipa editorial do Laboratório Associado RISE – Rede de Investigação em Saúde reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões e pedidos de inserção/remoção da mailing list para geral@rise-health.pt