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Curso BIP - Understanding the Determinants of Migrants’ Health through Research Planning”  
O Programa Intensivo Combinado Erasmus (BIP) “resulta de uma colaboração entre a LMU Munique, a Lund University (LU) e a Universidade do Porto (UP), financiado pela EUGLOH. O principal objetivo é dotar futuros investigadores/as, bem como os profissionais de saúde e de áreas psicossociais, de conhecimentos, competências e consciência ética necessários para defender o direito das pessoas migrantes à saúde física e mental. O curso encontra-se em fase de acreditação pelo SEC-FPCEUP e pela Reitoria da Universidade do Porto. O curso é coordenado por Jorge Gato e Alexandra Oliveira, estando previsto que inicie em outubro de 2024 e termine em fevereiro de 2025.


IDAHOBIT – International Day Against Homophobia, Biphobia, Interphobia, and Transphobia 

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2024, a FPCEUP assinalou o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia, Interfobia e Transfobia com o tema “Revolução arco-íris: 50 anos de transformações na diversidade sexual e de género.” O evento incluiu várias palestras e o lançamento do Manual de intervenção psicológica com pessoas LGBTQIA+: Uma perspetiva individual, familiar e comunitária, coordenado por Jorge Gato.


Ana Camacho participou no webinar “Looking Forward: Moving from Schools to Systems in Assessment for Schools2030,"
A investigadora do CPUP participou como palestrante num webinar internacional intitulado "Looking Forward: Moving from Schools to Systems in Assessment for Schools2030," realizado no dia 2 de maio, em conjunto com a Prof.ª Joana Cadima e outros colegas do Programa Schools 2030. O webinar, que contou com a presença de mais de 40 participantes de várias partes do mundo, destacou o trabalho da equipa em Portugal na avaliação de competências holísticas de aprendizagem, incluindo o desenvolvimento e a partilha de ferramentas para avaliar competências socioemocionais. 
 
Joana Cadima e a Patrícia Moreira participaram em evento organizado pela Fundação Aga Khan Portugal 
Joana Cadima e a Patrícia Moreira participaram no evento "Showcase Nacional do Programa Escolas 2030", organizado pela Fundação Aga Khan Portugal no âmbito do Programa Schools 2030. Este evento juntou investigadores, professores e decisores políticos (e.g., Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa) no dia 30 de abril para discutir os contributos do Programa Schools 2030 em Portugal até ao momento, bem como antecipar os próximos passos.

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Ciclo OUT OF (IN)SIGHT, OUT OF MIND: CPUP Scientific Talks

No dia 21 de junho teve lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto a segunda sessão integrada no ciclo “OUT OF (IN)SIGHT, OUT OF MIND” – CPUP scientific talks, intitulada Flourishing in the Digital Age for Children and Youth: Emotional Self-regulation and Healthy Relationships as Key Processes. A sessão contou com a presença do convidado Jeffrey Liew: professor e diretor interino do departamento de Psicologia da Educação na Texas A&M University.


Seminário Inteligência Emocional vs. Inteligência Artificial 
A Professora Luísa Faria coorganizou, nos dias 6 e 7 de junho de 2024, uma conferência intitulada Emotional Intelligence vs. Artificial Intelligence: Challenges and Opportunities for Education and Work. O evento contou com seis workshops certificados pela International Society for Emotional Intelligence (ISEI). Para mais informações, pode consultar o link. 


Mariana Martins organiza workshop de Psicologia no 9º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução
Os contributos da investigadora têm sido significativos na área da saúde reprodutiva. Em maio organizou o Workshop de Psicologia no 9º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, refletindo o seu papel de destaque como presidente da Seção de Psicologia da SPMR.  Foi, ainda, oradora no I Encontro de Saúde Mental Materna, "Maternamente" do Hospital de Nossa Senhora de Oliveira, em Guimarães, com o tema "Conceção com recurso a dador - como e quando contar à criança”.

Jorge Gato conduz dois workshops sobre intervenção com famílias e adolescentes LGBTQIA+ em encontros científicos de Psicologia

Em abril de 2024, o investigador dinamizou dois workshops sobre intervenção psicológica com famílias e adolescentes LGBTQIA+: 1) “Intervenção com famílias constituídas por pessoas LGBTQIA+”, no 10º Congresso de Psicologia do ISMAT, dando aos participantes uma visão aprofundada sobre as dinâmicas familiares e os desafios enfrentados por estas famílias. 2) “Intervenção com Adolescentes LGBTQI+ no sistema de proteção de crianças e jovens em perigo” - no V Encontro Multidisciplinar “A Psicologia no Sistema de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), onde partilhou estratégias de apoio a jovens LGBTQI+ em situação de risco, salientando a importância de uma abordagem inclusiva e protetora no sistema de promoção de direitos. 


Ana Catarna Carvalho lidera projeto  financiado por Collaboration Grant da European Association of Developmental Psychology
A investigadora do CPUP, lidera o projeto “The contribution of environmental sensitivity to children’s adjustment: from its assessment to the interaction with parenting”, financiado por uma Collaboration Grant da European Association of Developmental Psychology.
Com duração prevista de dois anos, de janeiro de 2024 a dezembro de 2025, o projeto reúne um consórcio de cinco investigadoras de quatro universidades internacionais. O objetivo principal é investigar como a sensibilidade ambiental das crianças influencia o seu ajustamento psicológico, considerando interações com práticas parentais.

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Telma Cruz no Jornal de Notícias 
A investigadora desenvolveu uma aplicação para o telemóvel que pretende fornecer “estratégias e competências de regulação emocional”, para que quem sofre de ingestão alimentar compulsiva consiga diminuir os episódios e melhorar a sua saúde psicológica. Esta noticia foi publicada no dia  22 de abril de 2024 no Jornal de Noticias e fala sobre este projeto orientado por Mariana Veloso Martins.
 
Rita Grave no Observador acerca do Teletrabalho e Igualdade de Género
Durante a investigação que viria a dar origem ao livro branco com recomendações para o teletrabalho, Rita Grave e a equipa de investigadores ouviram relatos de chefias segundo os quais quem está em teletrabalho fica “esquecido” face a quem está frequentemente no escritório. Ações de formação e gestão por objetivos podem ajudar a reduzir "discrepâncias" entre trabalhadores remotos e presenciais numa empresa. Estudo também propõe regulamentação do trabalho remoto itinerante. Veja no observador a noticia completa.
 
Diana Alves entrevistada pelo Público sobre o Dia das Mentiras
Veja aqui o exclusivo do Jornal Público intitulado “
O meu filho mentiu-me: porquê e como explicar as consequências da mentira".

Término do projeto HomeWork - Des/Igualdades de género na conciliação de teletrabalho e coabitação
O projeto, financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia, teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na conciliação entre a vida familiar e profissional, com uma abordagem centrada nas desigualdades de género, promovendo a igualdade entre mulheres e homens. Coordenado por investigadores do grupo “Cultura, Normatividade e Diversidade”, o projeto contou com a participação de uma equipa multidisciplinar e parcerias com entidades como a ASCENDI, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP) e o FAFO - Institute for Labour and Social Research. Com uma duração de 20 meses (de setembro de 2022 a abril de 2024), este estudo alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 8, relacionados com a igualdade de género e o trabalho digno. Os resultados do projeto estão disponíveis para consulta no 
site oficial.
 
RealFamilies - Apoiar famílias vulneráveis através de uma intervenção parental baseada na evidência implementada individualmente em condições reais
O projeto financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia, visa apoiar famílias vulneráveis através de uma intervenção parental baseada em evidências, implementada de forma individualizada em condições reais, oferecendo novas perspetivas sobre a implementação, os efeitos e a relação custo-eficácia. Este estudo de investigação consiste num ensaio quasi-experimental que examina as características da implementação e os impactos e a eficiência económica dessa intervenção aplicada a famílias em situação de vulnerabilidade. Coordenado pela investigadora Catarina Canário, com a participação de Rita Pinto e Orlanda Cruz, o projeto decorre de março de 2023 a agosto de 2024. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10, que promovem a educação de qualidade e a redução das desigualdades, mais informações podem ser encontradas no
 site oficial.

Resil(SC)ience - Strengthening Resilience Systems as a Youth Mental Health Right
O projeto tem como objetivo desenvolver indicadores válidos, oportunos e precisos que possam fornecer uma análise sistémica e abrangente dos determinantes da saúde mental dos jovens, contribuindo para a formulação de políticas intersectoriais eficazes no terreno. Liderado por Helena Carvalho, com a colaboração de Paula Mena Matos, Filipa Nunes, João Barreto e Tiago Bento Ferreira, o projeto conta com a parceria da Unidade de Investigação em Epidemiologia e da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Financiado pela Fundación Bancaria "la Caixa" (referência: LCF/PR/SR23/57000008), o projeto decorrerá de 1 de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2025, alinhando-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

O projeto AIME-CS - Accessible, Interactive, Meaningful and Empowering Cognitive Stimulation
O
projeto AIME-CS tem como objetivo promover a estimulação cognitiva e social em pessoas com 65 anos ou mais. Liderado por Susana Silva e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o código de referência 2022.04253.PTDC, o projeto decorrerá de 12 de março de 2023 a 11 de setembro de 2024. Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

PRIORITY - Prevention to reduce the incidence of sexual abuse by reaching individuals concerned about their risk to young people
O projeto liderado por Joana Carvalho e financiado pela Comissão Europeia, visa prevenir a incidência de abuso sexual, alcançando indivíduos preocupados com o risco que possam representar para jovens. Com o objetivo de reduzir barreiras ao acesso a intervenções preventivas para aqueles que se preocupam com a possibilidade de cometer ofensas, o projeto busca criar ambientes mais seguros para populações vulneráveis. Esta iniciativa é uma colaboração entre instituições de destaque, incluindo o Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf na Alemanha, o Karolinska Institutet na Suécia e o Royal's Institute of Mental Health Research nos EUA. Com uma duração de 1 de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2025, o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), enfatizando a importância da saúde mental e proteção. Mais informações estão disponíveis na
página do projeto no DevelopmentAid.

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Veja aqui as publicações dos nossos membros até julho de 2024.


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