Bem-vindos/as! Gostaríamos de dar as boas-vindas a Ana Isabel Vieira, novo membro do grupo de Neurocognição & Linguagem, e a Vanessa Azevedo e Hugo Gomes, novos membros do grupo de Sexualidade Humana. Iniciativas a divulgar: Evento interno CPUP 2022 Datas: 30/06 - 01/07 Mais informações em breve! Workshops de Ciência Aberta e Responsável O grupo de trabalho de Ciência Aberta e Responsável, em conjunto com o Programa Doutoral em Psicologia, tem realizado sessões dedicadas a práticas de ciência aberta. Neste repositório podem encontrar diversos materiais e recursos partilhados nas sessões. A próxima sessão será no mês de abril sobre o pré-registo. Estejam atentos ao Sigarra e ao e-mail para mais informações! Seminário iDEias O grupo de Educação e Desenvolvimento, em associação com o Programa Doutoral em Psicologia, organiza todos os meses o Seminário iDEias, um seminário de partilha de trabalhos de investigação. O seminário é realizado online, na plataforma zoom, na última quinta-feira de cada mês, às 11 horas. A próxima sessão será já no dia 31 de março. As partilhas não são restritas a trabalhos no âmbito do grupo de Desenvolvimento e Educação. Pretende-se que este seja um espaço de partilha de e para todas/os, por isso, contactem-nos, caso pretendam, nos próximos meses, partilhar algum trabalho. Mais informações aqui. Meeting about Psychology and Media O Laboratório de Psicologia Social (grupo Cultura, Normatividade e Diversidade) promove no dia 26 de abril de 2022 na sala 250 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto dois seminários dinamizados pelo Prof. Arvydas Kuzina, Mykolas Romeris University – Lituania, sobre Psicologia e os Media. O evento é aberto a todos/as os/as interessados/as! Mais informações aqui. Seminários de Investigação do SexLab 2022 O grupo de Sexualidade Humana, em associação com o Programa Doutoral em Sexualidade Humana, encontra-se a organizar um ciclo seminários de investigação. A próxima sessão será no dia 28 de abril, às 16h30, com Pablo Santos-Iglesias, da Universidade de Cape Breton, Canadá, com a apresentação “Test and measurement in Psychology: The dos and don'ts of validation studies”. Mais informações aqui. |
|
|
|
Desde a publicação da última newsletter em setembro, os membros do CPUP publicaram 21 artigos científicos e 2 capítulos de livro. Pode consultá-los aqui. |
|
|
|
De modo a dar a conhecer à comunidade alguns dos +50 projetos financiados em curso no CPUP, partilhamos a cada Newsletter um projeto de cada grupo: Cultura, Normatividade e Diversidade VigilHate: Vigilant Citizens Against Hate: How to counter bystander apathy and increase citizens' commitment against online hate speech? Financiamento: Fundación "la Caixa" e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Equipa do CPUP: Isabel Rocha Pinto (PI), José Marques Duração: 2 anos (janeiro 2021 – dezembro 2022) Sobre o projeto: Este projeto foca-se no efeito de espectador perante discurso de ódio online. A apatia face a discurso de ódio online por parte de utilizadores das redes sociais contribui para legitimar e perpetuar a ocorrência deste comportamento. Propõe-se investigar determinantes psicossociais que estimulem a autorregulação moral dos cidadãos no sentido de promover a monitorização e o reporte de discurso de ódio online por parte de testemunhas, diminuindo o efeito de espectador e outros eventuais comportamentos disfuncionais, como é o caso de comportamentos que reforçam o ódio ou que contribuem para a polarização social. Quer saber mais? Informação adicional aqui. Desenvolvimento & Educação #NarcisussMeetsPandora: young people's portraits on social media Financiamento: ERASMUS + European Commission (KA201) Equipa do CPUP: Joana Cadima (PI), Catarina Grande (Co-PI), Diana Alves, Rui Maio. Duração: 3 anos (janeiro 2020 – dezembro 2022) Sobre o projeto: #NarcissusMeetsPandora aborda questões cruciais da sociedade atual relacionadas com as competências digitais, a inclusão social e a educação. O projeto foca-se na falta de capacidade dos jovens para produzir e analisar conteúdos de média visual e na falta de formação em competências digitais por parte dos professores e ausência desta dimensão nos planos de educação escolar. Numa sociedade em mudança, a sustentabilidade social exige o envolvimento dos jovens em processos de aprendizagem criativos e dinâmicos, tirando partido do diálogo intercultural para valorizar a diversidade e a atitude positiva. O projeto visa desenvolver competências digitais e o envolvimento social de forma inovadora, proporcionando competências de alta qualidade para estimular a reflexão e a expressão criativa, trabalhando diretamente com retratos digitais de jovens e partindo de um hábito intrínseco para desenvolver uma experiência pedagógica crítica e eficiente. Quer saber mais? Informação adicional aqui. Sexualidade Humana PRIORITY - Prevention to Reduce Incidence of Sexual Abuse by Reaching Individuals Concerned About Their Risk to Young People Financiamento: Horizon 2020 Equipa do CPUP: Joana Carvalho (PI), Pedro Nobre, Hugo Gomes, Vanessa Azevedo Duração: 2 anos (fevereiro 2022 – janeiro 2025) Sobre o projeto: O projeto pretende contribuir para a implementação da legislação europeia, através da redução de barreiras de acesso a medidas preventivas para indivíduos preocupados com o seu risco de cometer abuso sexual de menores, incluindo barreiras culturais e linguísticas, barreiras estruturais e técnicas, barreiras jurídico-legais e barreiras nacionais/específicas de cada país. O projeto avaliará a implementação e impacto de um programa de intervenção já desenvolvido (Prevent It), tendo como público-alvo indivíduos em risco de cometer abuso sexual de menores e implementado através de uma plataforma online (Iterapi). Neurocognição & Linguagem Projeto Time2Read - Tempo para ler: ligações entre perceções de tempo e competências de leitura Financiamento: FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia Equipa do CPUP: Susana Silva (PI), São Luís Castro (Co-PI), Carlos Luiz, Dinis Catronas, Nathércia Torres, Rui Pedro Gomes Duração: 2 anos (abril 2021 – março 2023) Sobre o projeto: A perceção de tempo parece estar afetada na dislexia, mas não se sabe ainda que mecanismos explicam a pouco óbvia relação entre perceção de tempo e leitura, nem se existe uma relação de causalidade que possa fundamentar novas formas de intervenção na dislexia. Neste projeto, investigamos como problemas em diversas formas de perceção de tempo (tempo musical, baseado em batidas, vs. tempo “comum”; tempo transmitido por eventos auditivos vs. eventos visuais) poderão gerar dificuldades de leitura, tendo em conta as múltiplas componentes do ato de ler. Para tal, implementamos quatro estudos experimentais que combinam metodologias experimentais comportamentais, de eletroencefalografia e de rastreamento de movimentos oculares. Quer saber mais? Informação adicional no Instagram, Facebook e site do projeto. Dinâmicas Relacionais Processos de Mudança e Bem-estar Projeto CAREME - Eficácia de uma intervenção baseada na vinculação no acolhimento residencial: Um ensaio controlado randomizado sobre os efeitos das competências relacionais dos cuidadores e adaptação psicossocial dos adolescentes Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia Equipa do CPUP: Catarina Pinheiro Mota (PI), Paula Mena Matos (Co-PI), Helena Carvalho, Mónica Costa, Beatriz Santos Investigador externo: Semira Tagliabue Sobre o projeto: O projeto CareME desenvolveu, implementou e está a testar a eficácia de uma intervenção com cuidadores de jovens em acolhimento residencial, criada originalmente à luz da teoria da vinculação. Foram envolvidas 21 casas de acolhimento residencial da zona Norte do país e 212 cuidadores, alocados de forma randomizada pelo grupo de controlo e o experimental. Com base num desenho longitudinal de 4 momentos, recolheram-se dados dos cuidadores, dos jovens e das características contextuais das casas de acolhimento, monitorizando-se a satisfação e utilidade das sessões ao longo de toda a intervenção. A intervenção procura dotar os cuidadores de competências de regulação emocional, de tomada de perspetiva e de mentalização, que permitam a melhoria da qualidade das relações com os jovens. Enquanto bases seguras, os cuidadores poderão potenciar processos resilientes nos jovens face a trajetórias de adversidade. Pretende-se igualmente avaliar as implicações da intervenção em dimensões relacionais como a vinculação, regulação emocional, perspetivas acerca do futuro e saúde mental dos jovens em acolhimento residencial. O projeto contribui ainda para a problematização dos principais desafios do acolhimento residencial em Portugal, pretendendo oferecer recomendações para a introdução de melhorias no sistema de proteção. Quer saber mais? Informação adicional aqui. |
|
|
|
Sara Magalhães no Jornal O Minho sobre Projeto BridGEs – Empresas do Alto Minho pela Igualdade de Género
Mariana Martins na revista Women’s Medicine sobre Disseminação: Infertilidade e sexualidade Joana Fernandes e Mariana Martins no JPN – Jornalismo Porto Net sobre o impacto de uma separação na vida dos jovens Catarina Brandão e Diana Alves no Diário de Notícias sobre o seu envolvimento no processo de seleção de 30 estudantes de todo o país que irão participar no evento "astronautas por um dia" numa iniciativa que visa aproximar os jovens do espaço Jorge Gato no JPN – Jornalismo Porto Net sobre a urgência de integrar matérias como o racismo e a homofobia nos currículos do ensino superior Margarida Henriques uma das especialistas a colaborar num projeto do laboratório colaborativo ProChild CoLAB sobre a adoção em Portugal durante a pandemia na TSF |
|
|
|
Abertas candidaturas para atribuição de bolsas de investigação para Doutoramento – 2022 da Fundação para a Ciência e Tecnologia Submissão de candidaturas até 7 de abril. Mais informações aqui
Este mês partilhamos também uma página da Unidade de Projetos da Universidade do Porto que divulga oportunidades para os membros da comunidade U.PORTO.
Algumas oportunidades divulgadas nesta página: Call for proposals to provide training for health workforce, including digital skills Programa: EU4 Health Programme Candidaturas até 24-05-2022 Mais informações aqui
Call for proposals in Education for democracy Programa: Horizon Europe Candidaturas até 20-04-2022 Mais informações aqui |
|
|
|
Seminário Peers for peers: The potential of peer learning in reading and writing instruction Data: 30 de março, 18h Online Mais informações aqui EARA-EADP-SRA 2022 Summer School Data: 21-24 de agosto Submissões até 5 de abril Mais informações aqui |
|
|
|
Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover. Esta Newsletter foi preparada por Sofia Guichard e Bruno Silva, com apoio de Rodolfo Matos (UP Digital) e da direção do CPUP.
|
|
|
|
|