NEWSLETTER



Novidades CPUP


Bem-vindos/as!
Gostaríamos de desejar um excelente ano letivo de 2022/2023. Queremos também dar as boas-vindas às/aos estudantes de doutoramento, que iniciam este ano um novo trajeto académico, e que o CPUP acolhe.


Concursos FCT: Estímulo ao Emprego Científico e Projetos I&D
O CPUP apoiou 8 candidatos (4 investigadores júnior e 4 investigadores auxiliares) num total de 81 candidatos na área da Psicologia (10% do total dos candidatos da área a nível nacional).
Destes 8 candidatos, 2 candidatas ficaram entre os 10 primeiros e estão por isso de parabéns, devido (5 primeiros obtiveram recomendação para financiamento). No entanto, e dada a taxa global de sucesso ser tão baixa, infelizmente nenhuma das candidaturas foi recomendada para financiamento do CPUP.
Foram a concurso 12 Projetos I&D (6 Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e 6 exploratórios) num total de 121 candidaturas nacionais no painel de Psicologia. Foram propostos a financiamento 4 projetos I&D – de carácter exploratório – que envolvem membros CPUP (3 do painel de Psicologia e 1 de Sociologia).
Agradecemos a todos os/as candidatos/as e muitos parabéns às/aos investigadores dos projetos aprovados, deixando uma palavra de estímulo para continuarem o vosso trabalho, reafirmando todo o apoio da direção do CPUP.


Evento CPUP 2022 - Investigação no CPUP: potencialidades e sinergias
Agradecemos mais uma vez a vossa presença, colaboração e participação no evento CPUP 2022 - Investigação no CPUP: potencialidades e sinergias. Partilhamos recursos, materiais e algumas fotos, nos links abaixo:

  • CPUP collective: ferramenta para a dinamização de colaborações internas, do GT Apoio à produção científica 

  • Workshop Publishing Negative Results: Finding Evidence for the Absence of Effects with Bayesian Inference, com Prof. Klaus Oberauer, University of Zurich & GT Ciência Aberta 

  • Workshop Disseminação da ciência: algumas estratégias e práticas, Juliana Monteiro & GT Transferência do conhecimento Recursos

  • Aliança EUGLOH: Prof. Joana Resende, Vice-Reitora da Universidade do Porto para as áreas de Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico Materiais

  • Workshop Horizonte Europa - Promover o sucesso das candidaturas ao Horizonte Europa: treino de competências, Regina Lencastre & GT Financiamento, projetos & redes de investigação Materiais

Veja as Fotografias do Evento (Dia 1; Dia 2)


Seminário do Projeto TOGETHER:
Decorreu no dia 13 de setembro no IPO-Porto o seminário “Adaptação psicológica ao risco genético de cancro: Pensar os cuidados de saúde centrados na família”, dedicado à divulgação e discussão dos resultados do projeto.
Os resultados do projeto podem ser consultados na plataforma Zenodo.

Prémios:
Congratulamos Joana Carvalho pela eleição como presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Trata-se da maior e mais antiga associação nesta área em Portugal. Damos também os parabéns a Inês Tavares pelo prémio atribuído pela International Academy of Sex Research –  uma das mais prestigiadas organizações científicas internacionais na área da investigação em sexualidade – de Student Research Development Award (SRDA).
 
American Society of Criminology (ASC):
Hugo Gomes designado Co-editor da newsletter da Division of Developmental and Life-Course Criminology (DLC) da ASC.


Publicações CPUP


Desde a publicação da última newsletter em maio, os membros do CPUP publicaram 17 artigos científicos e 1 capítulo de livro. Pode consultá-los aqui.


What are we up to


De modo a dar a conhecer à comunidade os projetos de investigação de caráter exploratório financiados pelo concurso FCT em 2022 que envolvem membros CPUP, partilhamos informação sobre cada um:


Cultura, Normatividade e Diversidade
Assistência Sexual: representações sociais e recomendações de políticas públicas
Financiamento: FCT – Projetos I&D
Equipa do CPUP: Conceição Nogueira (PI), João Manuel de Oliveira (Co-PI), Ana R. Pinho, Diego Lasio, Manuela Peixoto, Susana Batel, Liliana Rodrigues
Duração: 18 meses
Sobre o projeto:
A assistência sexual – atividade em que profissionais prestam serviços sexuais a pessoas com diversidade funcional – é um tema de investigação pioneiro em Portugal. A nível europeu existem associações que promovem a assistência sexual em diversos países, sendo em alguns deles um serviço reconhecido. Em Portugal não existe uma associação criada para este fim. Contudo, trabalhadores/as do sexo referem atender clientes com diversidade funcional. Perante isto e face ao interesse de algumas pessoas com incapacidades físicas em recorrer à assistência sexual a equipa de investigação identificou a necessidade de perceber quais as representações sociais da população portuguesa acerca da temática e iniciar, assim, um debate informado de modo a delinear recomendações de políticas públicas. Nesse sentido, desenvolveu o presente projeto de investigação que é constituído por 6 tarefas e 2 fases.
O projeto, que se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 5, é um importante contributo para avaliar as representações sociais da população portuguesa relativamente à assistência sexual e iniciar um debate com repercussões no delineamento de recomendações de políticas públicas.
 
Desenvolvimento & Educação
RealFamilies - Apoiar famílias vulneráveis através de uma intervenção parental baseada na evidência implementada individualmente em condições reais: Novas perspetivas sobre a implementação, efeitos e custo-efetividade 
Financiamento: FCT – Projetos I&D
Equipa CPUP: Ana Catarina Canário (PI), Orlanda Cruz (Co-PI) e Rita Pinto
Duração: 18 meses
Sobre o projeto:
A implementação de intervenções parentais baseadas na evidência (IPBE) no contexto das instituições da comunidade é um passo essencial da investigação translacional, permitindo disponibilizar os programas de intervenção que se revelam eficazes e, consequentemente, contribuem para a melhoria da vida das crianças e das suas famílias. Contudo, estes programas permanecem subutilizados pelos serviços da comunidade, já que a transferência das IPBE dos contextos da investigação para os contextos comunitários é complexa e ainda pouco compreendida.
As intervenções do sistema Triplo P podem constituir recursos úteis para o apoio parental em serviços da comunidade. Em particular o Standard Triplo P (STP), que sendo uma intervenção do tipo individual e ajustada às necessidades de cada família, apresenta um potencial acrescido para apoiar as famílias vulneráveis. No entanto, a implementação de IPBE em contextos comunitários coloca um desafio fundamental que consiste em garantir uma implementação flexível, introduzindo adaptações em função das necessidades das famílias e do contexto, mas sem comprometer a fidelidade aos componentes centrais do programa.
Para compreender o potencial do STP quando implementado pelos serviços da comunidade em famílias vulneráveis Portuguesas, o presente projeto visa responder a quatro importantes questões: Como é o STP implementado em contextos da comunidade? O STP é eficaz? Quais são os benefícios para as famílias? Até que ponto a intervenção apresenta custo-efetividade?
Os resultados desta investigação trarão um contributo fundamental para a investigação translacional, ao revelarem as características da implementação, os efeitos e o custo-efetividade do STP, quando implementado junto de famílias vulneráveis em contextos da comunidade, informando assim a prática e a formulação de orientações políticas.
 
Sexualidade Humana
Anthesis- A transdiagnostic approach to sexual distress: testing a pilot online intervention
Financiamento: FCT – Projetos I&D (Instituição proponente: COFAC)
Equipa do CPUP: Patrícia M. Pascoal (PI, Universidade Lusófona), Cátia Oliveira (Co-PI Universidade Lusófona, CPUP), Catarina F. Raposo (CPUP)
Duração: 18 meses
Sobre o projeto:
O projeto Anthesis centra-se numa intervenção através de uma plataforma online com o objectivo de diminuir o sofrimento associado às disfunções sexuais. É informado teoricamente pela abordagem transdiagnóstica das perturbações emocionais. Propomo-nos desenvolver uma intervenção online pois o sofrimento sexual é muitas vezes interiorizado como estigmatizante o que inibe o movimento de pedir ajuda clínica e tem um impacto negativo no bem-estar das pessoas e dos seus relacionamentos. Este projeto é inovador pois a investigação clínica na área das disfunções sexuais tem sistematicamente ignorado a intervenção online e tem-se centrado na recuperação da função sexual negligenciando as variáveis emocionais associadas aos diferentes quadros de diagnóstico, nomeadamente o sofrimento sexual, como foco de intervenção. Neste projeto vamos preencher várias lacunas na investigação existente a nível teórico e da intervenção clínica.


Neurocognição & Linguagem
AIME-CS: Programa de promoção da acessibilidade, interação social, significado e empoderamento na estimulação cognitiva
Financiamento: FCT – Projetos I&D
Equipa do CPUP: Susana Silva (PI), Vasiliki Folia (Co-PI, Universidade de Tessalónica), Ana Rita Batista, Dinis Catronas, Rui Gomes
Duração: 18 meses
Sobre o projeto:
A estimulação cognitiva (EC) – treino regular e estruturado da função cognitiva em domínios específicos – resulta em benefícios para a saúde e bem-estar dos seniores, sem efeitos adversos. O surgimento de estimulação cognitiva computorizada (ECC) tem contribuído para reduzir os custos relacionados com os recursos humanos, mas ainda existem muitos desafios a enfrentar: acessibilidade (proporcionar aos seniores o acesso às tecnologias), interação social (a ECC tende a ser solitária), significado (exercícios de EC não priorizam a relevância dos tópicos para os seniores) e empoderamento (a EC não envolve um objetivo além da preservação da saúde, e não estimula a participação social). O presente projeto representa uma tentativa de promover a acessibilidade e de introduzir interação social, significado e empoderamento na ECC. Para tal, transformaremos um programa de estimulação já existente – uma versão de consumo, no sentido em que os utilizadores respondem a materiais de estimulação – numa versão de criação, onde os utilizadores são convidados a criar novos materiais de estimulação para outros utilizadores seguindo orientações precisas. A criação de materiais de estimulação transforma-se numa forma de estimulação cognitiva (dos utilizadores, agora criadores), o que adiciona pensamento divergente às dimensões cognitivas já envolvidas no programa. Publicar os itens recém-criados online e conectar vários grupos de seniores em todo o país irá promover a interação social a uma escala maior.


CPUP in the news


Joana Soares e Maria Adelina Ducharne falam sobre o projeto AdoPt ao Jornal de Notícias e à RTP


Liliana Rodrigues no Observador sobre casas de banho não-binárias no ISCTE

Jorge Gato no Público responde a crónica de João Miguel Tavares desconstruindo ideias erradas sobre as questões trans

Alexandra Oliveira na Notícias Magazine, na reportagem “Prostituição: a polémica mais velha do mundo” pela jornalista Ana Tulha

Alexandra Oliveira em entrevista ao Fumaça: Podcast de Jornalismo de Investigação sobre trabalho sexual pela jornalista Maria Almeida


Oportunidades


Publicação em acesso aberto: primeiros contratos transformativos celebrados (2022-2024)
Consulte aqui as revistas por editora em Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)


Nova edição do FLAD Science Award Mental Health
Candidaturas abertas – 1 a 30 de novembro 2022

Saiba mais aqui


Bolsa Papers@USA: internacionalizar o conhecimento científico produzido em Portugal 

Apoio a investigadores na apresentação de papers e comunicações nos Estados Unidos

Saiba mais aqui 


Eventos


11th Conference of the European Society on Family Relations
14-16 junho 2023 – Roskilde University, Dinamarca
Deadline submissão de resumos: 1 dezembro 2022

Submissões aqui


Congresso PIN – Partners in Neuroscience
Saúde Mental ao Longo da Vida: Biologia, Clínica e Sociedade
4-5 novembro 2022 – Campos Nova SBE, Carcavelos
Consulte aqui




Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.

Esta Newsletter foi preparada por Alexandra Carvalho e Sofia Guichard,
com apoio de Rodolfo Matos (UP Digital) e da direção do CPUP.