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Novidades CPUP


Visita da Unidade Externa de Acompanhamento do CPUP

Decorreu nos dias 16 e 17 de outubro e contámos com a participação de três especialistas internacionais – Professora Annemieke van Straten, Professor Manuel Carreiras e Professor Michael Hogg – que contribuíram para a discussão estratégica dos elementos que integrarão a candidatura do CPUP ao Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024.


Félix Neto e Pedro Nobre no “World’s Top 2% Scientists list” 

O CPUP dá os parabéns aos investigadores Félix Neto, Professor Emérito da FPCEUP, e Pedro Nobre (Diretor da FPCEUP) que se encontram entre os mais citados na recente atualização da lista disponível aqui.
Ver Notícias UPorto 


Projeto da Fundação La Caixa 
O CPUP dá os parabéns a Helena Carvalho pelo projeto Strengthening resilience systems as a youth mental health right, aprovado para financiamento pelo Observatório Social da Fundação “La Caixa”. Trata-se de um concurso cujo objetivo é apoiar projetos de investigação social inovadores.


Resultados do Concurso Bolsas de Doutoramento 2023 – Linha de Candidatura Geral 

O CPUP acolhe mais 12 estudantes de doutoramento. Este número inclui o concurso de bolsas de doutoramento em ambiente não académico, cujos resultados definitivos ainda não foram publicados pela FCT. Damos as boas-vindas a:

  • Ana Lemos (2023.03385.BD), projeto “Building social competence in pre-schoolers through peer interactions: Exploring the impact of non-instructional activities and school assistants” com orientação de Joana Cadima e Tiago Ferreira.

  • Beatriz Saraiva Almeida (2023.03140.BD), projeto “Assimilação de experiências traumáticas relacionadas com a guerra em veteranos idosos” com orientação de Patrícia Pinheiro, Isabel Basto e William B. Stiles.

  • Catarina Nóbrega (2023.02317.BD), projeto “The impact of the subjective orgasm experience in couples’ sexual and relational wellbeing: A dyadic crosssectional and longitudinal approach” com orientação de Ana Quinta Gomes.

  • Clara Patrícia Aguiar (2023.02213.BD), projeto “Intervention based on Focusing to promote emotion regulation” com orientação de João Salgado, Pedro Almeida e Ladislav Timulak.

  • Diana Ferreira (2023.04656.BDANA), projeto “A study for developing and testing the Feasibility and Efficacy of a Cognitive-behavioral internet inTervention to promote sexual health in breast cancer sUrvivorS (AFECTUS)” com orientação de Ana Quinta Gomes e Cristina Santos.

  • Filipa Salomé (2023.02210.BD), projeto “PrevANS.pt: Effectiveness of an innovative personalized online intervention for universal prevention of anxiety disorders in Portuguese population” com orientação de Margarida Rangel Henriques, Inês Rothes e Patricia Moreno Peral.

  • Janucia Silveira (2023.05709.BD), projeto “A etiologia psicológica da (des)adaptação à doença renal crônica: Criação de um modelo compreensivo e interventivo” com orientação de Raquel Barbosa e Marina Prista Guerra.

  • Marta Inês Gomes (2023.05237.BDANA), projeto “Intervenção Baseada no Focusing para a Promoção do Processamento Emocional de Pacientes Sobreviventes de Cancro” com orientação de João Salgado, Eunice Silva e Luís Seco.

  • Nuno Sobrinho (2023.00410.BD), projeto “Assessing the Effectiveness of Elaboration for Improving Working Memory” com orientação de Alessandra Souza, São Luís Castro e Candice Coker Morey.

  • Sarah Maggioli (2023.02228.BD), projeto “Gender bias in industry 4.0: The sustainability of working conditions in the context of new human-machine relationships” com orientação de Liliana Cunha.

  • Sofia Rocha Barros (2023.00634.BD), projeto “The cost of caring: The impact of compassion fatigue and self-care on professionals working with offenders” com orientação de Anita Santos e Ricardo Barroso.

  • Sonia Pieramico (2023.05157.BD), projeto “Randomized controlled trial testing the effectiveness of a mindfulness-CBT e-Health intervention to support the sexual and mental health of prostate cancer survivors” com orientação de Ana Quinta Gomes e Lori Brotto. 


CPUP parceiro em projeto EUGLOHRIA
Strengthening risk communication and health education for migrants during global health crisis: A collaboration between EUGLOHRIA partners é o novo projeto financiado pela Ludwig-Maximilians-Universität München (München, DE) que envolve três países – Alemanha, Portugal e Suécia. Os investigadores da UPorto que participam são Jorge Gato, Alexandra Oliveira e José Manuel Azevedo (ISPUP). 


Seminário INTEMO Program, the benefits of training the Social and Emotional Competencies of adolescents
Realizou-se no dia 20 de setembro o seminário INTEMO Program, tendo como preocupação central o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes, afetados significativamente pelos níveis de ansiedade e depressão (psicopatologias mais comuns entre os adolescentes europeus). Foi divulgada a investigação mais recente sobre as emoções e o bem-estar dos adolescentes, procurando difundir evidência empírica sobre o efeito que as intervenções centradas nas competências sociais e emocionais têm no desenvolvimento dos adolescentes. A iniciativa foi organizada por Luísa Faria.


Seminário Final sobre Inclusão no e através do Digital: Acesso, Bem-estar e Direitos
No dia 5 de setembro de 2023 realizou-se na FPCEUP o seminário final do projeto LIDA–Learning Inclusion in a Digital Age: Belonging and Finding a Voice in a Changing Europe. 


Seminário final do projeto ProW
Decorreu no dia 10 de novembro na FPCEUP o Seminário final do projeto ProW dedicado ao tema “Promover o bem-estar de profissionais de educação de infância”. Outputs e e-learning do projeto estão disponíveis aqui


Seminário Comunicação Clínica em Psicologia da Saúde
Realizou-se nos dias 10 e 11 de outubro com as convidadas Sónia Castro e Magda Oliveira, Psicólogas no IPO-Porto, e autoras do livro Cancro, Vidas em Reconstrução: Uma Abordagem Psicológica à Doença, suas Problemáticas e Emoções. A iniciativa foi organizada por Sandra Torres e Filipa Vieira.


EAPN | Sessão “A inclusão também acontece pela comunicação”
No dia 7 de novembro Liliana Rodrigues participou a convite da EAPN de uma iniciativa sobre comunicação inclusiva. Mais informação aqui


Prémios
Posters premiados no Encontro da SPSC 
Ana Luísa Patrão e Ana Quinta Gomes viram os seus posters premiados no Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, que decorreu nos dias 22 e 23 de setembro.
Mais informações em Notícias UPorto

 
Best Student Paper Award
Inês Tavares foi premiada com o Best Student Paper Award (2023), atribuído pela Scientific Society for the Study of Sexuality (SSSS) e pelo Journal of Sex Research. Este prémio é atribuído ao melhor paper publicado no Journal of Sex Research tendo como primeiro-autor um/a estudante, selecionado pelo Editor e pelos Editores Associados da revista.

Poster premiado – área da Psiquiatria e Psicologia Forenses
Eunice Carmo é coautora do melhor poster apresentado no 21.º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses: “The knowledge, perceptions and training needs about online sexual grooming of professionals who work with children and adolescents in Portugal.



Publicações CPUP


Os membros do CPUP publicaram 148 artigos científicos e 3 capítulos de livro, referentes a 2023 e que acrescem aos já divulgados na anterior Newsletter (julho). Pode consultá-los aqui.


What are we up to


O CPUP tem, neste momento, +40 projetos financiados. De modo a dar a conhecer à comunidade alguns destes projetos, partilhamos projetos de cada um dos grupos de investigação em curso:


Cultura, Normatividade e Diversidade
New ABC: Networking the Educational World: Across Boundaries for Community-building
Financiamento: Horizon 2020
Equipa do CPUP: Isabel Rocha Pinto (PI)
Duração: janeiro de 2021 - agosto de 2024
Sobre o projeto: Despite extensive efforts by the EU and national governments, migrant children still encounter educational barriers that current top-down policies struggle to address. The NEW ABC project adopts a transformative approach, aiming for sustainable change by integrating migrants' voices, participatory practices, and fostering synergies among stakeholders.
This approach focuses on developing horizontal and vertical synergies, implementing evidence-based, bottom-up practices in nine innovative pilot actions. The project prioritizes empowering vulnerable groups and maintaining continuous engagement throughout and after completion. Recognizing the potential ripple effects on various aspects of their lives, NEW ABC anticipates policy-makers adopting the pilot actions' results.
The collaborative initiative contributes to educational, cultural, and social inclusion by co-creating nine innovative pilot actions across 14 countries. These actions enhance the integration of migrant children and young people through youth-led innovation activities, emphasizing adaptability, scalability, and long-term sustainability. NEW ABC is committed to making a lasting impact on the educational landscape by providing comprehensive and participatory solutions within a concise and efficient framework.

Quer saber mais? https://newabc.eu/projeto/
 
Desenvolvimento & Educação
ProW: Promoting teachers' well-being through positive behavior support in early childhood education
Financiamento: Erasmus + KA3+
Equipa do CPUP: Joana Cadima (PI-UP), Carolina Guedes, Diana Alves, Catarina Grande, Teresa Leal, Tiago Ferreira
Restante Equipa: Ana Lemos (FPCEUP), Filipe Piedade (FPCEUP)
Duração: fevereiro 2021 – fevereiro 2024
Sobre o projeto: O ProW é um projeto de experimentação política com o objetivo de desenvolver políticas e práticas baseadas em evidências para melhorar a profissão docente e promover o bem-estar dos educadores em contextos de Educação e Cuidados na Primeira Infância. O projeto ProW é implementado por 11 organizações de Chipre, Grécia, Roménia e Portugal e procura apresentar, testar e formular políticas e mecanismos para capacitar e apoiar os educadores recorrendo a abordagens da Psicologia Positiva e do modelo SWPBS – School Wide Positive Behaviour Support. Em termos globais, a intervenção pretende contribuir para uma cultura escolar inclusiva de orientação positiva, na qual todas as crianças e profissionais se sintam valorizados e respeitados.
Quer saber mais? https://prowproject.eu/
 
Dinâmicas Relacionais Processos de Mudança e Bem-estar
PLAY-THE-ODDS: Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação baseada no jogo para ajudar pais e filhos a lidar com o risco de cancro hereditário
Financiamento: FCT (EXPL/PSI-GER/1270/2021)
Equipa do CPUP: Célia Sales (PI), Hernâni Zão (Co-PI), Esperança Lima, Juliana Monteiro, Paula Mena Matos
Restante equipa: António Coelho (FEUP/INESTEC), Eunice Silva (IPO-Porto Francisco Gentil), João Silva (IPO-Porto Francisco Gentil), Mary Jane Esplen (UToronto), Susana Pereira
Duração: janeiro 2022 – janeiro 2024
Sobre o projeto: Este projeto pretende desenvolver uma ferramenta baseada em jogos, para ajudar os pais na promoção de uma comunicação aberta e adequada ao desenvolvimento dos seus filhos acerca do risco de cancro hereditário. A abordagem de gamificação no domínio da saúde é vista de forma crescente como "um método eficiente em termos de custo e recursos" e contribui para a adoção de mudanças positivas nos comportamentos de saúde. A nossa ferramenta poderá ser usada em contexto de AC de rotina e em psico-oncologia, como um recurso de apoio para promover a adaptação psicológica de pais e seus filhos. Esperamos que a nossa solução baseada no jogo se revele adequada a promover os seguintes objetivos: 1) ao nível do indivíduo: facilitar a tomada de consciência do significado do risco genético e do seu impacto emocional; 2) ao nível da díade parental: facilitar uma comunicação aberta e dinâmica de suporte social mútuo entre os pais; 3) ao nível da comunicação doente-profissional: fornecer orientação para planear a revelação aos filhos e apoiar o processo de comunicação, 4) ao nível pais-filhos: facilitar uma revelação adequada ao desenvolvimento e uma comunicação aberta acerca do risco genético de cancro.
Quer saber mais?  https://www.up.pt/playtheodds/


Neurocognição & Linguagem
Body Image and Inclusive Physical Activity [BIIPA]: A psychological, educational and public health perspective for higher education
Financiamento: Erasmus + KA2 (2022-1-SE01-KA220-HED-00008826)
Equipa do CPUP: Sandra Torres (PI-UP)
Duração: dezembro 2022 - dezembro 2024
Sobre o projeto: O projeto BIIPA resulta de um consórcio entre 5 países (Suécia, Alemanha, Chipre, Lituânia e Portugal) e reúne investigadores na área da imagem corporal. A insatisfação com o corpo e os riscos de saúde a ela associados são uma realidade generalizada na Europa, que pode ser melhorada com o aumento das oportunidades inclusivas para realização de atividade física. Para atingir este objetivo torna-se importante construir sistemas de ensino superior inclusivos. Este projeto visa desenvolver conteúdos que abordem a complexa relação entre imagem corporal e a inclusão em diversos tipos de atividade física, disponibilizando-os para serem integrados em cursos de ensino superior. Estes módulos poderão ser utilizados ao nível da formação de profissionais de saúde pública e de promoção da saúde, estudantes que pretendam seguir a via do ensino, professores de educação física e treinadores desportivos qualificados. Serão utilizadas práticas de ensino-aprendizagem estimulantes e inovadoras. O BIIPA tem assim como missão capacitar diferentes grupos profissionais para criar ambientes mais seguros e acolhedores para a prática da atividade física e desportiva. Os participantes desenvolverão competências para identificar precocemente preocupações com a imagem corporal, bem como competências-chave em inclusão e diversidade, amplificando a capacidade para criar mudanças em toda a Europa.
Quer saber mais? https://biipa.eu/en


Sexualidade Humana
Safe from Sexual and Gender-based Violence Programme - SfSGBV
Financiamento: International Planned Parenthood Federation (IPPF) European Network (European Union)
Equipa do CPUP: Ana Quinta Gomes (PI), Pedro Nobre, Joana Carvalho, Jorge Gato
Restante Equipa: Sofia Pais (PI), Isabel Menezes, Norberto Ribeiro, Pedro Ferreira
Duração: maio 2023 - dezembro 2023
Sobre o projeto: Este projeto resulta de um consórcio entre o Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da FPCEUP e visa a implementação e a avaliação da eficácia de um programa de educação transformadora de género (Safe from Sexual and Gender-based Violence Programme - SfSGBV) nos conhecimentos e atitudes de estudantes portugueses, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Este projeto é financiado pela International Planned Parenthood Federation (IPPF) European Network e tem ainda como parceiros locais a Associação para o Planeamento da Família (APF-Norte). A primeira fase de implementação do projeto encontra-se a decorrer até ao final de dezembro 2023, em 4 escolas da região do Porto.
Quer saber mais? Informação do Programa 


CPUP in the news


Maria Barbosa Ducharne na Revista Sábado
Entrevistada pela Revista para a reportagem Pais Que Adotaram Crianças Mais Crescidas, publicada dia 1 de novembro por Susana Lúcio.
Reportagem na seção Sociedade da Revista Sábado 


Oportunidades


FLAD Science Awards - Mental Health 2024 (Step 1)
4ª edição dos FLAD Science Awards sobre investigação clínica em Saúde Mental para investigadores a trabalhar em Portugal que colaboraram com investigadores nos EUA.
Submissão de candidaturas até 30 de novembro 2023
Mais informações aqui 


Publicação em acesso aberto
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) negociou acordos com editoras para o triénio 2022-2024. Consulte as atualizações das revistas por editora aqui 


Calendário de Concursos FCT 2023
O Concurso de Projetos I&D em todos os domínios científicos abrirá em dezembro 2023. O calendário de todos os concursos FCT é consultável aqui 


FCT apoia “90 Segundos de Ciência”
Este programa é transmitido diariamente pela Antena 1 com o objetivo de apresentar projetos de investigadores portugueses em todas as áreas do conhecimento e de todas as zonas do país. Website do programa 


Programa IACOBUS 2023-2024
Financiamento de ESTADIAS DE INVESTIGAÇÃO  e de PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS (PAPERS) 
Mais informações Emília Martins do SRIM e aqui 


Eventos


Conferência Practicing in the psychooncology context: Where has the science taken us? Where do we go from here as we consider future directions in research?
Será no dia 29 de novembro às 18 horas a conferência com a professora convidada Mary Jane Esplen, que é coorganizada pelo Programa Doutoral em Psicologia e o CPUP.
Mais informações aqui 


Ciclo de Workshops “Psicoterapias em Foco”
Vai realizar-se no dia 22 de novembro entre as 14h30 e as 16h30 um workshop dinamizado por Beatriz Melim, intitulado Mapeando Mundos Internos: Uma Introdução à Terapia de Esquemas. Esta iniciativa é organizada pelo Grupo de investigação em Dinâmicas Relacionais, Processos de Mudança e Bem-estar e integra este ciclo de workshops.


My Gene: Codesenhar soluções para a adaptação psicológica ao risco de cancro hereditário
Decorrerá entre 27 e 29 de novembro uma iniciativa da equipa do projeto PLAY-THE-ODDS em que serão apresentados e validados resultados do projeto, e desenvolvidos um conjunto de workshops de codesign num ambiente imersivo e criativo, com a intervenção de Mary Jane Esplen, Allison Werner-Lin e Stefan Flegelskamp, especialistas internacionais das áreas de Oncogenética e Psicodrama.
Mais informações aqui 


E-conference on Global Health and Well-being - Mental health and emotional well-being
Decorrerá online dia 29 de novembro às 13 horas.
Mais informações aqui 


27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development |16-20 de junho 2024 | Lisboa
Submissão de resumos: até 15 de dezembro

Mais informações aqui 





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