A Saúde Mental da população portuguesa no curso da pandemia COVID-19: Um estudo da expressão de psicopatologia através das redes sociais
Está a ser convidado/a a participar num projeto de investigação desenvolvido pelo Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento da Universidade da Maia (UMAIA) e pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), que tem como objetivo contribuir para a construção de um dicionário que permitirá identificar indicadores psicopatológicos de depressão e ansiedade no discurso público manifestado pela população portuguesa no curso da pandemia COVID-19.
Aos/Às participantes é solicitado:
1. O preenchimento de dois questionários de avaliação psicológica para sintomas depressivos e de ansiedade, a serem realizados pelo/a participante apenas na primeira vez que acede ao formulário de participação.
2. O registo de cinco narrativas pessoais que deverão contemplar a descrição dos estados emocionais dos/as participantes no decorrer de determinados eventos ou experiências do seu dia-a-dia. O registo destas narrativas poderá ser efetuado em dias consecutivos ou de forma interpolada, ao longo de duas semanas.
Apenas podem participar pessoas com 18 ou mais anos.
A participação é voluntária e gratuita e depende da aceitação do consentimento informado. Este consentimento, tal como os questionários de avaliação psicológica, apenas será solicitado ao/à participante no primeiro acesso ao formulário.
O nome e o endereço de email serão solicitados para efeitos de correspondência dos formulários submetidos ao longo dos vários dias de participação, bem como para o envio de um lembrete para a submissão das várias narrativas. Estes dados passarão por um processo de pseudonimização visando a salvaguarda da sua confidencialidade e anonimato no decorrer do tratamento dos dados recolhidos.
Ao participar neste estudo está a fornecer um valioso contributo para a construção de uma importante ferramenta de análise e caracterização da resposta psicológica da população portuguesa à pandemia COVID-19.
Agradecemos desde já o tempo despendido, bem como a sua contribuição para a concretização deste estudo, caso opte por participar!
A equipa de investigação:
Cláudia Calaboiça (Universidade da Maia; Centro de Psicologia da Universidade do Porto)
Professora Doutora Anita Santos (Universidade da Maia; Centro de Psicologia da Universidade do Porto)
Professor Doutor Tiago Bento Ferreira (Universidade da Maia; Centro de Psicologia da Universidade do Porto)
Professora Doutora Liliana Meira (Universidade da Maia; Centro de Psicologia da Universidade do Porto)