ICBAS NEWS
Série II #4

- dezembro 2023

Facebook  /  Instagram  /  LinkedIn  /  X

Uma Escola, Uma Saúde.

- Editorial

Dezembro: celebrações, balanços e até 2024

Em dezembro fechamos as portas do ano e fazemos o balanço. Demos passos em frente e renovámos a face da comunicação. No ICBAS mantivemo-nos fiéis a nós próprios, mas fomos mais longe. Traçámos o caminho daquilo que queremos ser, sempre sem perder o sentido de pertença e de origem a esta casa que somos todos nós, os das Biomédicas.


Por isso, em dezembro celebrámos juntos. Saímos dos gabinetes, das salas de aula, dos laboratórios e dos postos operacionais e tornámos o Foyer ICBAS/FFUP pequeno para tanta família. As paredes brancas ganharam vida, houve vozes a entoar Natal e histórias que se contaram à luz de dois velhinhos retroprojetores. O calor humano aqueceu uma tarde que se tornou mais bonita, porque se fez de pessoas e de afetos, e isso, no final, é o que nos torna casa.


É com este sentido de pertença que nos despedimos de 2023, com desejos de que o próximo ano seja uma folha em branco onde todos possamos escrever os maiores sucessos. Fazemos das palavras do Professor Henrique Cyrne Carvalho a nossa voz neste fim de página. Vemo-nos já ali, em 2024.

- Em Retrospetiva 

Celebrámos juntos

No dia 14 de dezembro juntámos a comunidade académica no Foyer do ICBAS para um momento em família. As histórias contadas por Fernanda Malhão, técnica superior de diagnóstico e terapêutica do laboratório de Histologia e Embriologia, sob as imagens das árvores que nasceram nas paredes, aqueceram a tarde, que terminou ao som das vozes do Coral de Biomédicas. No final, houve bolo-rei, vinho do Porto e palavras de esperança para o novo ano pelo Diretor, Henrique Cyrne Carvalho.

Um momento mágico que nos fez parar por um bocadinho para valorizar a união da comunidade ICBAS.

E ainda

Durante o mês de dezembro, a Direção do ICBAS realizou um novo ciclo de sessões abertas com a comunidade académica – com estudantes, com técnicos e, finalmente, com docentes e investigadores – com o objetivo de promover o diálogo e a interação, de forma a recolher contributos que possam traduzir-se em benefícios para a Escola.

A presidente da AEICBAS, Mariana Almeida, tomou posse como vogal da Federação Académica do Porto, numa sessão que decorreu na Casa da Música. Nas palavras de Mariana Almeida esta constitui "uma oportunidade de criar um impacto imensurável na Academia do Porto, na geração jovem e na comunidade, por um futuro digno para o ensino superior e para o país". 


Os estudantes da Unidade Curricular "Medicina, Música e Mente", 2022-23, deram um concerto na Casa Comum - Cultura U.Porto. Uma iniciativa com direção musical da docente, médica e pianista Ana Zão, regente da unidade curricular, que visitou compositores de renome internacional.


A docente Paula Jorge esteve à conversa com a U.Porto Inovação sobre o seu percurso profissional na área da genética laboratorial no ICBAS e no Centro Hospitalar e Universitário de Santo António.

O espírito de Natal estendeu-se à Pausa Ativa, promovida pelo programa UPFIT do CDUP. A última sessão do ano decorreu ao som de músicas natalícias, e alguns trabalhadores do ICBAS vestiram-se a rigor para uma “pausa ativa em modo Natal” no Foyer do ICBAS.

- Ciência, Ensino e Desenvolvimento

Publicações Indexadas

Estão indexados, à data de 28 de dezembro, referentes ao período entre 01 e 28 de dezembro, 50 artigos científicos na Web of Science (Core Collection), com afiliação ICBAS.

Conversas One Health

Em dezembro decorreu a terceira sessão das Conversas One Health. Desta vez, o professor João Mesquita recebeu a professora Ana Machado para uma conversa sobre 'A visão One Health na doença diarreica em África'.

Prémios

João Lobo, docente convidado do ICBAS e médico interno de Anatomia Patológica do IPO-Porto, recebeu uma menção honrosa do Prémio Banco Carregosa/SRNOM 2023.


O FishInSight, projeto das docentes e investigadoras do ICBAS e do CIIMAR, Sónia Gomes, Marta Monteiro e Mariana Ferreira, é um dos vencedores da 4ª edição do Programa de Ideação BlueBioValue.


Também a estudante de doutoramento, Sara Moura, venceu o prémio “Best Young Researcher & Innovator’s STSM”, atribuído pela rede COST Action GEMSTONE.


Destaque ainda para Maria Inês Almeida, investigadora do Departamento de Biologia Molecular, que conquistou uma Bolsa ON/ESSKA Kick-Starter para estudo da osteoartrite do joelho.

- Investigação numa Pic

Mapa semântico das publicações ICBAS, indexadas na Web of Science, com data de publicação 2023. O retrato é do dia 28 de dezembro, quando os dados foram recolhidos da base de dados. Será, portanto, apenas uma aproximação às publicações do ICBAS neste ano. De um total de 595 documentos foram excluídos da análise meeting abstracts (62) e correções (3). A visualização refere-se à coocorrência de palavras-chave – foram consideradas tanto Author keywords como KeyWords Plus – nas 530 publicações que constituem o corpus final.


[Para a construção da imagem foram consideradas as palavras-chave que ocorrem pelo menos três vezes. No mapa, os termos constam como surgem na base de dados, não tendo sido feita qualquer normalização. O tamanho das letras indica o número de ocorrências da palavra-chave, as cores indicam clusters de palavras-chave identificados pelo software.]


Desta vez a imagem é do ICBAS e foi preparada pelo GCI

- No Backoffice

No arquivo de fotografias de microscopia eletrónica do Professor Alexandre Lobo da Cunha há uma imensidão de imagens de células de espécies marinhas que a história não apaga. Em cada uma das gavetas verdes dos armários do seu gabinete, situado no Departamento de Microscopia do ICBAS, centenas de negativos de imagens de células de moluscos estão cuidadosamente ordenados e relacionam-se de forma direta com as fotografias em papel, arquivadas por sua vez em pastas verdes, organizadas por tema: órgãos e espécies. Um espólio de cores que se mistura com as memórias de uma época em que os arquivos digitais talvez ainda só existissem na imaginação, e que se preserva até aos dias de hoje. Porque a memória conta a história, e esta em particular merece ser preservada.

- A sair

As despedidas são sempre cheias de esperança. Temos muitos planos para o ano que se avizinha e estamos ansiosos por poder partilhá-los convosco. Despedimo-nos de 2023 com o regresso a casa no horizonte, na certeza de que faremos o nosso melhor para promover o que ICBAS e as Biomédicas. Até já!