Logo ICBAS
 
 

Uma Saúde - vamos espalhar a notícia?

 

ICBAS NEWS #1 • Jan. Fev. 2022
Twitter / Facebook / LinkedIn / Instagram

 

A entrar...

Arrancámos o ano (civil) a apostar tudo na divulgação do conceito ‘Uma Saúde’, que se assume para nós essencial. Um elemento chave, que queremos que seja transversal, na nossa estratégia de ensino e investigação, no nosso posicionamento nacional e internacional e na forma como encaramos o futuro.

Janeiro foi o mês para a consciencialização ‘Uma Saúde’ e, por isso, considerámos esta uma excelente ocasião para explorar o conceito aplicado à saúde humana, animal e do ambiente. Para isso, convidámos os Professores Carlos Vasconcelos, Luísa Valente e Adriano Bordalo e Sá, a escrever a sua visão sobre as várias perspetivas do conceito, aplicado à realidade da medicina humana, animal e da saúde do ambiente. Boas leituras.  

Tivemos ainda a oportunidade de nos reinventar e esta newsletter é o reflexo disso mesmo. Quando as novidades são boas, não as devemos guardar, por isso, “espalhem a notícia”!

 
 
 

ICBAS Ciência

Este início de 2022 foi intenso na produção científica: 114 publicações indexadas, das quais 51 resultaram de colaborações internacionais. Países Baixos, Espanha e Alemanha fazem parte do top 3 de países que mais colaboraram com o ICBAS nos meses de janeiro e fevereiro. Mas as boas notícias não ficam por aqui.
Em janeiro Diana Moreira, estudante do Mestrado em Medicina Legal, venceu a primeira edição do Prémio João Monjardino 2021, com um estudo que alerta para o aumento de casos de violência em relações de intimidade (VRI) durante a pandemia COVID-19.


A Professora, investigadora e coordenadora Geral da UMIB - Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica da Universidade do Porto, Mariana P. Monteiro, foi distinguida como a melhor especialista nacional na área da Obesidade entre 2012 e 2022.

Em fevereiro, Miguel Ribeiro, estudante do Mestrado de Oncologia, Catarina Esquível, alumna da Licenciatura em Bioengenharia e Francisca Diniz, estudante de Doutoramento em Ciências Biomédicas, ‘têm menos de 30 anos e estão na linha da frente da luta contra o cancro’. Ainda, destaque para a investigadora da UMIB/ICBAS, Júlia Gomes, que foi distinguida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte (LPCC-NRN), com uma bolsa destinada a apoiar a investigação sobre o cancro do pulmão.

 
 
 

ICBAS em retrospetiva

Abrimos as portas ao futuro – com uma demonstração da tecnologia de ponta em cirurgia robótica. Uma oportunidade única para os nossos estudantes contactarem com a melhor tecnologia da área, numa perfeita simbiose entre bioengenharia e medicina.

Olhámos para a nossa costa, com a exposição 'O Mar, as Mulheres e os Homens da pesca artesanal", um exposição que nas palavras do curador, Professor Adriano Bordalo e Sá, “procurou revisitar o universo da pesca artesanal, numa perspetiva da sua valorização."

Demos as boas vindas aos estudantes de mobilidade IN, aos estudantes do Joint Master em Toxicologia e Contaminação Ambiental e aos estudantes internacionais de grau. E que bom que é abrir as nossas portas ao mundo!

Lançámos, no dia 14 de fevereiro, a campanha ‘amor NÃO é’, que procurou sensibilizar a comunidade académica para a temática da violência nas relações de namoro. Uma iniciativa que se estendeu até ao final do mês, e que contou com a participação de profissionais de saúde mental, com experiência na área, e com docentes/investigadores do ICBAS, que nos trouxeram a sua visão sobre o tema. Esta foi uma ação conjunta entre o Gabinete de Apoio ao Estudante e do Gabinete de Comunicação do ICBAS, em parceria com a AEICBAS.

 
 
 

ICBAS nos média

Estivemos em destaque na RTP, com uma reportagem sobre a pertinência do conceito Uma Saúde, essencial para garantirmos um futuro sustentável e para afirmar o ICBAS como embaixador do conceito.
Em 90 segundos de ciência ouvimos vários investigadores e docentes do ICBAS a descrever o seu trabalho de investigação. 

O Professor Luís Maia e a estudante de Doutoramento em Ciências Biomédicas, Marta Corrà, estiveram em destaque nos média onde abordam a sua investigação sobre novas terapias para a doença de Parkinson.

 
 
 

A sair

A empreitada é ambiciosa, mas somos persistentes e, acima de tudo, contamos com todos/as para promover o ICBAS e levar mais longe os nossos desígnios. Acompanhe-nos, divirta-se connosco e “espalhe a notícia”.

 
 
 
 

© All Rights Reserved to ICBAS.
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)
Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228
4050-313 Porto
Portugal