ICBAS NEWS 
Série II #9

- maio 2024

Facebook  /  Instagram  /  LinkedIn  /  Twitter

Uma Escola, Uma Saúde.

- Editorial

Nos 49 anos do ICBAS: que sustentabilidade e que futuro?

‘A Sustentável Leveza de Ser’ foi o mote das celebrações dos 49 anos do ICBAS. Um momento para, em conjunto, refletirmos sobre que futuro queremos construir, o que ainda podemos fazer diferente e até onde estamos dispostos a ir para não cometer erros do passado.


Esta ideia de que parece que voltamos sempre ao mesmo sítio, onde estamos há décadas a falar de problemas de sustentabilidade e da urgência de agir, para irmos a tempo de interromper os ciclos infinitos que nos impelem a regressar sempre ao mesmo local. Foi com esta provocação em mente que lançámos o desafio aos convidados da sessão solene para, da ciência à sociedade, da saúde à economia, da biologia à cultura, partilharem connosco o tanto que ainda nos deve inquietar e motivar-nos para a mudança, que deve ser, claro, coletiva. A este respeito o Gabinete de Comunicação e Imagem assina a crónica deste mês

- Em Retrospetiva 

49 anos de inquietação pelo futuro

Dia 13 de maio juntámos a comunidade académica para celebrar os 49 anos do ICBAS. A sessão solene contou com a presença de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para uma abordagem sobre o impacto dos determinantes críticos da evolução biológica e cultural humana no caminho da sustentabilidade.

ICBAS distinguido com selo Healthy Workplaces 2024

O ICBAS foi distinguido com selo Healthy Workplaces 2024 atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Um reconhecimento que visa incentivar a promoção do bem-estar no local de trabalho e a divulgação das melhores orientações e práticas no que diz respeito à saúde ocupacional.

AL4AnimaLs no ICBAS para debater avanços na ciência animal

De 24 a 25 de maio decorreu a reunião anual do Laboratório Associado AL4Animals – III Meeting AL4Animals – que trouxe ao ICBAS investigadores e estudantes para debater a “Produção Animal Verde”, “Doenças Infeciosas Emergentes e Zoonoses” e “Medicina Comparativa e Translacional e Biotecnologia”.

Arquitetura e Saúde (Mental) encerram 1º Ciclo de Conversas One Health

Isabel Lourinho, psicóloga e coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni do ICBAS, recebeu Ana Neiva, arquiteta e professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e assim encerraram o 1º Ciclo de Conversas One Health, com uma sessão intitulada ‘Corpo, Mente e Arquitetura: Ambientes como promotores de Bem-Estar’.

E ainda

Maio foi mês de Semana Académica - de 5 a 11 de maio - foi tempo de celebrar a vida académica e de construir memórias que ficam para a vida. 


Pedro Moreira, estudante do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tomou posse como novo presidente da Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS) para o mandato de 2024/25. Na sessão, tomaram posse todos os órgãos sociais da AEICBAS.


Um seminário UMIB marcou a agenda, com a apresentação de Manuela E. Gomes, professora do departamento de Biologia Molecular, sobre 'Estratégias de bioimpressão 3D e estimulação magnética para modular a regeneração dos tendões e para fornecer modelos viáveis de tecidos in vitro'.


Decorreram ainda sessões Learn@Lunch – sobre doutoramentos em especialidades médicas e cirúrgicas – organizadas pelo Gabinete de Educação Biomédica, lançadas este ano.


No dia 22 de maio teve lugar o workshop colaborativo de bioquímica e desenho, dirigido a estudantes do ICBAS. Uma iniciativa em parceria FBAUP / i2ADS, no âmbito do projeto de investigação DRAWinU – Drawing Across University Borders.


A Alfândega do Porto recebeu o evento científico SEI.ence 2024, do qual o ICBAS é parceiro, juntamente com a Escola Secundária Filipa de Vilhena.


Decorreram nos dias 16 e 18 de maio as XXXVI Jornadas de Terapêutica, promovidas pelo ICBAS e ULSSA, com incidência na sustentabilidade da saúde, respostas a calamidades e catástrofes e na regulamentação da inteligência artificial.

- Ciência, Ensino e Desenvolvimento

Publicações Indexadas

Estão indexados, à data de 31 de maio, referentes ao período entre 01 e 31 de maio, 38 artigos científicos na Web of Science (Core Collection), com afiliação ICBAS.

ICBAS define normas para ciência aberta na Europa

Demos destaque à conclusão do projeto europeu ROSiE– Responsible Open Science in Europe, que envolveu o ICBAS na definição de guidelines para complementar o Código Europeu de Conduta para a Integridade da Investigação no que respeita à ciência aberta.

Mérito

Cátia Ramos, estudante do Programa Doutoral em Biologia Celular e Molecular, a desenvolver a sua investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguida com uma bolsa internacional de mobilidade, atribuída pela “European Association for Cancer Research” (EACR).


As estudantes Marta Lopes, do Programa Doutoral em Ciência Biomédicas, e Joana Reis, Programa Doutoral em Biologia Molecular e Celular (ICBAS/FCUP), acabam de receber bolsas para irem apresentar o seu trabalho na área da leucemia mieloide aguda no Congresso Anual da Associação Europeia de Hematologia.


Três estudantes do ICBAS ganharam bolsas Fulbright 2024/25. Catarina Teixeira, estudante do Programa Doutoral em Patologia e Genética Molecular, vai à Weill Cornell University, Daniela Trindade, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas, trabalhará na Universidade do Colorado Boulder, e Miguel Correia, estudante do Mestrado em Bioquímica do ICBAS/ FCUP, desenvolverá parte da sua tese de mestrado no Buck Institute for Research on Aging, na Califórnia.


Raquel Gonçalves, professora no departamento de biologia molecular e investigadora no i3S, vai receber 53 mil euros da Fundação Alexander von Humboldtser. 


João Luís Barreto Guimarães recebeu o Prémio Literário Glória de Sant’Anna.


- Investigação numa Pic

Cromossomas obtidos a partir de uma cultura de linfócitos induzida com DEB, na qual se identificam exemplos de formas de instabilidade cromossómica. O número de quebras por célula é a medida utilizada no diagnóstico da Anemia de Fanconi.


O Laboratório de Citogenética do ICBAS desenvolve investigação no âmbito da instabilidade cromossómica, sendo responsável pelo diagnóstico da Anemia de Fanconi, uma Síndrome de aplasia medular, causada por mutações em genes envolvidos na reparação do DNA. O estudo cromossómico desta doença genética rara de hereditariedade maioritariamente autossómica recessiva, é efetuado pela análise da sensibilidade dos linfócitos de sangue periférico na presença de agentes clastogénicos, como o diepoxibutano. As células destes doentes têm uma deficiência na reparação dos danos no DNA, levando ao aparecimento de anomalias cromossómicas, como quebras, cromossomas em anel e dicêntricos e figuras radiais com maior ou menor complexidade.


A crescente implicação de genes de reparação na infertilidade, assim como a recente identificação de um método de reparação de dano no DNA específico dos ovócitos, levou-nos ao desenvolvimento de uma linha de investigação no âmbito da fertilidade feminina, para compreender a relação com a instabilidade cromossómica. Dados preliminares do estudo em células dos cúmulos sugerem que a presença de dano nestas células pode estar relacionada com o sucesso reprodutivo. Investigação futura permitirá desvendar ainda mais esses processos, potencialmente levando a novas formas de ajudar os casais que enfrentam desafios de fertilidade. Consideramos que a compreensão dos mecanismos de reparação de danos no DNA é fundamental para perceber o desenvolvimento de doenças, como por exemplo o cancro e poderá levar a avanços nos tratamentos de fertilidade e preservação da saúde reprodutiva.


Paula Jorge 
Responsável pelo Laboratório de Citogenética, Departamento de Microscopia

- No Backoffice

A Unidade de Gestão de Informação (UGI), integrada no Serviço de Planeamento e Gestão de Informação do ICBAS, é responsável pela administração eficiente dos sistemas de informação da instituição. Para além da divulgação e atualização das atividades letivas, como elaboração de horários escolares, calendários de avaliações e gestão das inscrições dos estudantes nas turmas, a UGI presta suporte técnico aos utilizadores, garantindo que o sistema SIGARRA se mantém operacional e atualizado, procurando a melhoria contínua da sua componente gráfica. Atualmente, e em articulação próxima com o Gabinete de Comunicação e Imagem, a equipa da UGI – composta por Hélder Ferreira e Cláudia Rocha – encontra-se a trabalhar na nova janela do ICBAS para o exterior: o futuro portal comunicacional da Escola, a ser lançado muito brevemente. Fiquem atentos!

- ICBAS nos Media

Serviço Nacional de Saúde

Eurico Castro Alves coordena grupo que vai desenhar plano de emergência para a saúde. 

> SABER MAIS

Revista de Impressa

Todos os destaque do ICBAS na imprensa podem ser consultados na página do SIGARRA.

> SABER MAIS

- A sair

Em maio vimos ainda vários estudantes do ICBAS a ser distinguidos pela sua prestação no desporto, nas modalidades de andebol e voleibol de praia, lançamento do martelo e do disco, ténis e trail.


Em junho entramos em época de exames, desejando a todos boa sorte e colocamos os olhos no cinquentenário do ICBAS, que estamos a começar a preparar com o entusiasmo que a efeméride pede. Seguimos atentos à investigação que se faz no ICBAS no contexto Uma Saúde, com a primeira edição do One Health PhD Forum. Assinalamos o dia Mundial dos Oceanos (08 de junho) e espreitamos as comemorações dos 25 anos da Estação Litoral da Aguda – ELA, que se celebram a 01 de julho. Até já!