Logo ICBAS
 

ICBAS, o lugar onde a Arte e a Ciência se encontram

 

ICBAS NEWS #2 • Mar. Abr. 2022
Twitter / Facebook / LinkedIn / Instagram

 

A entrar...

No ICBAS acreditamos que a arte e a cultura também são uma forma de ciência! Entendemos a arte, nas suas mais variadas expressões, como um veículo de excelência capaz de abrir horizontes e de nos transformar, tornando-nos melhores profissionais e melhores pessoas. Inspiramo-nos na beleza das pequenas coisas e consideramos a arte a forma mais genuína e transversal de representar a humanidade! Para nós, arte e cultura são inseparáveis do estudo da vida humana, animal e do ambiente. Por isso, estamos empenhados em colocar a arte e a cultura ao serviço da ciência, incentivando os nossos estudantes a experimentarem diferentes formas de expressão artística.

Nestes dois meses (março e abril) viajámos pela poesia, guiados pela unidade curricular ‘Introdução à Poesia (para estudantes de Medicina)’. A instalação poética ‘O MUNDO VOLTA A EXISTIR’, com curadoria do Professor João Luís Barreto Guimarães, convidou-nos a explorar o universo poético de vários autores contemporâneos, onde a “linguagem poética e a experiência da doença estão conectadas”. Foi ainda tempo de embarcarmos, ao som da música, num Concerto de Apoio à Ucrânia, realizado no dia 30 de março na Sala Suggia da Casa da Música. As receitas deste concerto, que teve casa cheia, organizado pelo regente e pela docente da unidade curricular ‘Medicina, Música e a Mente’, Professores Alberto Caldas Afonso e Ariana Dantas, reverteram para o Comité Internacional da Cruz Vermelha e para o Programa Alimentar Mundial da ONU – Emergência Ucraniana.

E como uma imagem vale mais que 1000 palavras, associámo-nos ao Instituto Português de Fotografia para lançar o concurso de Fotografia ‘Perspetiva(s) sobre Uma Saúde’, que contou com a participação de cerca de 90 pessoas do Universo U.Porto e com quase 250  fotografias.


 
 

ICBAS Ciência

Continuamos 2022 com uma notável produção científica: 61 publicações indexadas em março e abril, das quais 33 envolveram colaborações internacionais. Espanha, Reino Unido e Estados Unidos constituem o top 3 de países que mais colaboraram com o ICBAS nestes dois meses. Mas temos mais notícias que nos orgulham!
Os Professores do ICBAS  Raquel Duarte e Milton Severo receberam, no dia 9 de março, a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro, pelo trabalho de aconselhamento técnico prestado ao Ministério da Saúde durante a pandemia de COVID-19.
Em abril, a estudante Priscilla Gomes da Silva visitou a Norwegian University of Life Sciences para estudar a presença do vírus SARS-CoV-2 no ar, graças a uma bolsa EEA Grant.
Ainda neste período, vimos arrancar o projeto PurinEMFpathy, liderado pelo Professor Paulo Correia de Sá, que visa estudar a Fibrose Endomiocárdica Tropical com recurso a amostras de doentes pediátricos moçambicanos, e ainda capacitar um laboratório do país africano.


 
 

ICBAS em retrospetiva

No início de março, a propósito do Dia Mundial da Obesidade (4 de março), o ICBAS juntou-se ao Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) para lançar o livro infantil ‘Cuida de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável’. Com o objetivo de alertar para os perigos da obesidade e diabetes pediátricas, este projeto contou com o apoio da Sonae e do FC Porto para facilitar a disseminação da informação junto do público mais jovem, como salientou o coordenador do projeto, Professor Alberto Caldas Afonso, na sessão de apresentação.


Comemorámos o Dia Nacional do Estudante (24 de março) com estudantes internacionais e de mobilidade, num ‘Speed Networking’ divertido e que pretendeu fomentar a integração na comunidade académica, promover a partilha de experiências e incentivar a troca de contactos.


Vimos o Professor Carlos Azevedo ser homenageado pelos longos anos de dedicação ao ICBAS e pelo seu trabalho único de ilustração científica, com a inauguração da exposição ‘Professor Carlos Azevedo: uma visão ultrastrutural nas ciências biológicas’, que poderá ser visitada até 30 de julho na Biblioteca ICBAS/FFUP.


Em finais de abril foi tempo de nos colocarmos ‘à mostra’, na 19ª edição da Mostra Universidade do Porto. Quatro dias intensos a dar a conhecer a nossa oferta formativa e o espírito único das Biomédicas.
Fomos, ainda, palco para as comemorações dos 25 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao recebermos a 4.ª conferência científica do programa das comemorações, dedicada às ‘Instituições Científicas’. A entrega do Prémio João Monjardino também decorreu no ICBAS, e distinguiu a médica, Diana Nadine Moreira, que recebeu o prémio pelo seu trabalho, no âmbito do Mestrado em Medicina Legal: “The impact of the Covid-19 pandemic in the precipitation of intimate partner violence”.


A fechar o mês de abril, celebrámos, pela primeira vez, o Dia Mundial da Segurança com várias atividades de sensibilização para o tema e com um simulacro. Recebemos também os alunos de 3º ano da Escola Básica da Junqueira (Valadares, VN Gaia), que se divertiram à grande enquanto aprendiam sobre o conceito Uma Saúde. Foram embora mais ‘ricos’…. e nós também!


Este bimestre, não obstante, das coisas boas que nos trouxe, começou com uma notícia triste e inesperada. Perdemos uma das nossas – a Professora Corália Vicente - e a nossa/sua casa foi também o último lugar físico onde aconteceu uma emocionante despedida, que reuniu trabalhadores, colegas, amigos, família e estudantes, e fez jus a “uma amiga, uma mulher carismática à frente do seu tempo e uma grande defensora das causas dos estudantes. Uma das maiores protagonistas na evolução da Escola tal qual a conhecemos hoje”, nas palavras do Professor Henrique Cyrne Carvalho.


 
 

ICBAS nos media

Estivemos em destaque na imprensa por várias e boas razões. O Dr. Hélder Ferreira esteve na Praça da Alegria a falar sobre endometriose, uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres em Portugal. O Professor Adriano Bordalo e Sá alertou, em declarações ao JN, para a necessidade de controlar a população de gaivotas no Grande Porto. Na mesma publicação, destaque para a instalação ‘O MUNDO VOLTA A EXISTIR’. Foi também divulgado o aumento dos casos de gripe A, especialmente nas crianças.
A fechar o mês de abril, foi partilhada a descoberta de investigadores do IPO Porto e do ICBAS sobre um método que pode permitir o diagnóstico precoce do cancro renal.


 
 

A sair...

Entrámos em maio com o pé direito, com as comemorações do Dia do ICBAS e com o lançamento da 2ª Série de Seminários Internacionais. Mas isso fica para a próxima newsletter. Curiosos com o futuro? Nós também! Vemo-nos no lugar onde a Arte e a Ciência se encontram! 


 
 
 

© All Rights Reserved to ICBAS.
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)
Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228
4050-313 Porto
Portugal