FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS 

    Construção e análise da qualidade dos testes de Escolha Múltipla

O Jigsaw, ou método dos puzzles, é um método de Aprendizagem cooperativa criado por Aronson, Blaney, Stephan, Sikes e Snapp (1978), que tem grandes vantagens para o desenvolvimento de competências de nível cognitivo superior, nomeadamente o pensamento crítico, em qualquer área do conhecimento. As evidências empíricas do seu impacto positivo na melhoria das aprendizagens dos alunos têm conduzido à sua inclusão no grupo dos oito métodos de Aprendizagem Cooperativa mais eficazes. A sua utilização, aliada à elaboração de mapas de conceitos, promove um questionamento contínuo entre os alunos e possibilita o desenvolvimento de competências de análise, avaliação, pensamento criativo e de meta-cognição, bem como de comunicação e de cooperação. Nesta sessão, serão apresentados exemplos de práticas desenvolvidas pelas formadoras e os docentes poderão discutir a fundamentação e vivenciar de forma cooperativa a implementação conjunta do método Jigsaw e os mapas de conceitos, experimentando assim o seu potencial.

Formadores: Hugo Ribeiro (Unidade de Inovação Educativa) e Milton Severo (ICBAS)

Datas: 5 e 12 de maio (segunda-feira)

Horário: 9h30 às 11h30 e 9.30h às 12.30h (respetivamente)

Regime: Presencial

     Local: Reitoria - Auditório Ruy Luís Gomes e Sala do Conselho (respetivamente)
     
     Formadores: Hugo Ribeiro (Unidade de Inovação Educativa) e Milton Severo (ICBAS)
     
     
    
     
    
     


Inscrições encerradas.

© Unidade de Inovação Educativa - 2023