An image

OFICINAS DE PARTILHA 
PEDAGÓGICA

Estratégias “alunocêntricas” para o sucesso na aprendizagem

Aulas gravadas, testes e modo de cooperação docente/estudante como grandes trunfos no processo ensino-aprendizagem 

Nesta oficina vamos abordar três tipos de estratégias que possibilitam à/ao aluna/o gerir o seu estudo de forma personalizada, fomentam a sua autonomia, e reforçam a interação com a/o docente. 

  1. Utilização de aulas pré-gravadas em vídeo (e.g. usando a ferramenta Panopto), permitindo aos alunos aprender de forma autónoma e personalizada em termos de tempo e repetições.

  2. Utilização de testes formativos associados a cada aula e a cada módulo de conteúdos como ferramenta para funcionalizar a informação no cérebro dos alunos.

  3. Promoção de um funcionamento em modo de cooperação docente/estudante, nomeadamente usando a plataforma Zoom e as aulas presenciais libertadas da transmissão obrigatória de conteúdos pelas aulas pré-gravadas. Globalmente, as estratégias levam a/o estudante a sentir-se mais no comando do processo de ensino-aprendizagem e a/o docente a sentir-se mais útil, culminando em maior sucesso do processo de ensino-aprendizagem, e numa experiência mutuamente gratificante que perdura no tempo.


Formador: Profª. Mariana Sottomayor

Data: 21 de abril, das 9h30 às 12h30

Local: Sala 1.11 - Reitoria U.Porto (Praça Gomes Teixeira)


Evento realizado

An image
Uma iniciativa integrada no âmbito do Projeto POCH-I2-2022-01 «Skills for a Next Generation U.Porto» (Upskilling U.Porto)
© Unidade de Inovação Educativa - 2023