NEWSLETTER ISPUP

JANEIRO DE 2021


Revelados os primeiros resultados dos testes serológicos aos estudantes da U.Porto

Os primeiros resultados do programa de testes serológicos promovido pela U.Porto e realizado pelo ISPUP, entre os dias 24 de setembro e 15 de dezembro, junto de 6512 estudantes dos diferentes ciclos de estudo da Universidade mostram que quase 10% (634) apresenta anticorpos das classes IgM ou IgG para o vírus SARS-CoV-2.


Conheça as previsões da evolução da COVID-19 a sete dias

O ISPUP e o jornal PÚBLICO juntaram-se para fornecer a previsão a sete dias do número de novos casos de infeção no país, a sua evolução por regiões, o número de óbitos, de internamentos e de doentes em unidades de cuidados intensivos, assim como o índice de transmissibilidade (R). As previsões estão disponíveis no website do jornal.


O contributo de estágios em Unidades de Saúde Pública na formação pré-graduada em Medicina

Uma análise, levada a cabo pelo ISPUP, aos estágios curriculares em Unidades de Saúde Pública realizados no 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto, demonstrou que a sua inclusão no plano formativo ajuda os estudantes a compreenderem melhor a abrangência da Saúde Pública e a sua dinâmica no terreno, diminuindo a sua falta de conhecimento sobre a especialidade.

Pais projetam nos filhos insatisfação com a sua imagem corporal

Estudo conduzido por investigadores do ISPUP, e publicado na revista Eating and Weight Disorders - Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity, concluiu ainda que 75% dos pais de filhos com excesso de peso mostram-se satisfeitos com a silhueta das crianças.

ISPUP convida comunidade a retratar a saúde pública em fotografia

Foi lançada a segunda edição do concurso "A Saúde Pública em Fotografia". Todos os interessados em Fotografia, com idade igual ou superior a 18 anos, podem concorrer. O período de candidaturas acontece entre os dias 15 de março e 11 de maio de 2021.

Presença Mediática


  • EXPRESSO. “10% dos estudantes da Universidade do Porto têm anticorpos da covid-19. Homens e estrangeiros mais expostos.” (AQUI); “Covid. No verão havia menos restrições e menos casos que agora: eis explicações possíveis (que contêm uma reflexão sobre os supermercados)” (AQUI).
  • PÚBLICO.  “Covid-19: se situação não melhorar, especialistas admitem mais restrições e até novo confinamento” (AQUI); “Henrique Barros: “O confinamento resolve o problema” mas “cria toda uma série de outros problemas” (AQUI); “Estudos confirmam marcas “crónicas” da covid-19 nos doentes” (AQUI).
  • TVI24. “Covid-19: Número de surtos nas escolas é, ridiculamente, pequeno” (AQUI).
  • OBSERVADOR. “10 mil casos num dia. A terceira vaga da pandemia vai ser maior e mais difícil de controlar (palavra, unânime, de especialistas)” (AQUI).
  • PORTO CANAL. A investigadora Raquel Costa fala sobre o projeto IMAGINE EURO (AQUI); A investigadora Ana Cristina Santos explica em que consiste o projeto HAPP-e (AQUI).
  • NOTÍCIAS AO MINUTO. “Pais cujos filhos têm excesso de peso satisfeitos com silhueta dos filhos” (AQUI).
  • IMEDIATO. “Investigadora considera que “Portugal tem de dar um salto” na saúde pública” (AQUI).

Seminários ISPUP

  • 27-01-2021: Determinantes comerciais e políticos no acesso às vacinas contra COVID-19 (AQUI).
  • 05-02-2021: EU Health Security in times of Covid-19 and in the future (AQUI).
  • 19-02-2021: Is the aggressiveness of cancer care at the end of life a new quality of care issue for health care management? (AQUI).
  • 24-02-2021: A gripe de 1918 e a Covid-19 representações e distribuição espacial no contexto brasileiro. Una conclusión histórica de las pandemias: La muerte como enfermedad social. (AQUI).


Se pretender deixar de receber este tipo de divulgações, basta clicar aqui: Remover.
Caso não consiga visualizar este email, clique aqui