Sabia que...

U.Porto Reitoria SIP
… no âmbito da Aliança EUGLOH é possível aceder a um conjunto de plataformas científicas (Excellence Core Facilities) da parceria interuniversitária?


A Aliança EUGLOH disponibiliza à comunidade académica das instituições de ensino superior um conjunto de plataformas científicas (Excellence Core Facilities), que permite o acesso a uma panóplia de infraestruturas e equipamentos científicos.

São disponibilizadas plataformas das 5 universidades parceiras originais, nomeadamente Universidade Paris-Saclay (França), Universidade de Lund (Suécia), Universidade de Szeged (Hungria), Universidade do Porto (Portugal) e Ludwig-Maximilians-Universidade de Munique (Alemanha).

As cinco universidades parceiras operam mais de 700 plataformas científicas diferentes (U.Porto = 51 plataformas) sob a responsabilidade de mais de 200 Unidades de Investigação, Departamentos e Laboratórios.

Estas plataformas científicas têm como objetivos:

  • Disponibilizar informação em três áreas científicas: Ciências da Vida e Saúde, Ciências e Engenharia, Ciências Sociais e Humanas;
  • Criar um hub central de informação;
  • Promover colaborações internacionais;
  • Melhorar a acessibilidade e o uso da plataforma de investigação.
An image


Embora particularmente dedicadas a servir a comunidade de I&D, estas plataformas estão também abertas à comunidade externa, nomeadamente o setor industrial, os serviços de saúde ou as empresas, que podem usufruir dos variados serviços que as plataformas disponibilizam.

Conheça as plataformas de investigação de cada uma das universidades parceiras aqui. Os dados relativos às plataformas científicas são um dos resultados do projeto EUGLOHRIA, financiado pela União Europeia através do programa-quadro Horizonte 2020 (ref. 101017572).

Para aceder aos recursos e serviços das plataformas científicas deverá preencher o formulário disponibilizado aqui.

Mais informações na página oficial.





Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta das páginas oficiais.

 Copyright 2023 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.