Sabia que...

U.Porto Reitoria SIP
… nas atividades de investigação da U.Porto, homens e mulheres apresentam uma representatividade equilibrada? No entanto, existem alguns indicadores de desigualdades.


A igualdade de género e a inclusão da diversidade nas atividades de investigação têm sido uma missão para U.Porto.

O projeto GIA.UP – Gender Impact Assessment UPorto, lançado em 2020, corporizou o primeiro exercício que a U.Porto desenvolveu para se autoconhecer, enquanto organização, em matéria de desigualdade de género.

Os resultados mais recentes do projeto RESET, relativos a 2022, mostram que, nas atividades de investigação U.Porto, homens e mulheres apresentam uma representatividade próxima.

Em concreto, na categoria de Investigador Responsável (PI), há um ligeiro predomínio do género feminino nos projetos submetidos a financiamento (F = 53%) e do género masculino nos projetos contratualizados (M = 54.5%).

Globalmente, participam em proporção similar nas equipas de investigação (M = 45.5%. | F = 54.5%). Contudo, a captação de fundos é superior em projetos liderados por homens (M = 72.5% | F = 27.5%).

 

An image



A U.Porto esforça-se por assegurar a igualdade de acesso e tratamento a todas as pessoas, independentemente do género, questões sociais, políticas, étnicas ou religiosas, reforçando o seu compromisso com a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Os principais resultados e conclusões do projeto RESET podem ser consultados na sua Infografia.


Mais informações no portal U.Porto.





Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta das páginas oficiais.

 Copyright 2023 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.