Sabia que...

U.Porto Reitoria SIP
… dos 40 Laboratórios Associados aprovados pela FCT, cerca de metade estão sediados ou têm a participação do ecossistema de investigação da U.Porto.


A atribuição do estatuto e de financiamento a Laboratório Associado (LA) visa incentivar a agregação e organização de recursos humanos e materiais com qualidade e dimensão necessárias para responderem aos objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é responsável por conduzir o processo de criação e a renovação de estatuto de LA, assim como pelo seu acompanhamento.

No resultado da última avaliação em 2020/2021, a FCT atribuiu 40 estatutos LA e concedeu a estes, 118.5 milhões de euros por um período de 5 anos (2021-2025), que se distribuem por diversas áreas de conhecimento e em todo o território nacional.

O ecossistema de investigação da U.Porto comporta 17 LA, que estão sediados ou têm a participação do ecossistema de investigação da U.Porto.

Por áreas, o maior número de LA com participação U.Porto segue a tendência nacional, enquadrando-se nas áreas das Ciências da Engenharia e Tecnologia (6 LA) e das Ciências Naturais (6 LA).

O financiamento total aos 17 LA ascende os 51.1 milhões de euros, dos quais 33.8 milhões de euros correspondem aos Pólos da U.Porto.

 

An image


A publicação dos Laboratórios Associados do ecossistema de investigação da U.Porto, Associate Laboratories @ U.Porto, está disponível aqui e poderá ser consultada permanentemente no portal da U.Porto.

Estes resultados são um estímulo para consolidar a estratégia da Universidade na valorização do conhecimento e do contributo para as políticas públicas em Portugal.


Mais informações na página oficial da FCT.





Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta das páginas oficiais.

 Copyright 2024 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.