O Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Institucional – Laboratórios Associados tem como objetivo financiar a contratação de doutorados por Laboratórios Associados (LA), através do apoio financeiro a planos de emprego científico e de desenvolvimento de carreiras, no âmbito da estratégia de reforço da massa crítica necessária à prossecução de objetivos específicos de política científica e tecnológica nacional.
No resultado do concurso de 2023, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou para financiamento 36 das 39 candidaturas apresentadas pelos LA e 120 posições contratuais de doutorados para um período de 6 anos, correspondendo a um investimento financeiro total de 41.3 milhões de euros.
Dos 17 LA com participação do ecossistema de investigação da U.Porto, 15 tiveram candidaturas aprovadas e 54 posições propostas para financiamento (45% das posições totais propostas para financiamento).
Por tipo e nível de contrato, os LA com participação U.Porto tiveram 40 posições financiadas para a carreira de Investigação Científica, 7 para Investigador Júnior e 7 para Investigador Auxiliar.
No topo dos LA com participação U.Porto com o maior número de posições financiadas encontra-se a CIMAR LA (11%), o AL4AnimalS (9%), o Inov4Agro (9%) e o LAETA (9%).
Por áreas, e dos LA com participação U.Porto, o maior número de posições financiadas enquadra-se nas seguintes áreas:
1º Ciências Agrárias, Agroalimentares e Veterinárias (10 posições);
2º Engenharia Eletrotécnica e Informática (9 posições);
3º Biomedicina e Biologia Molecular e Celular (7 posições);
4º Ciências do Mar (6 posições);
5º Ciências da Saúde (5 posições).
A publicação dos Laboratórios Associados do ecossistema de investigação da U.Porto, Associate Laboratories @ U.Porto, está disponível aqui e poderá ser consultada permanentemente no portal da U.Porto.
Estes resultados são um estímulo para consolidar a estratégia da Universidade na valorização do conhecimento e do contributo para as políticas públicas em Portugal.
Os dados apresentados nesta página são obtidos com base nos dados oficiais disponibilizados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT). Correspondem aos resultados finais após Audiência Prévia.
Mais informações na página oficial da FCT.
Copyright 2024 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.