O CEEC Individual visa reforçar o sistema científico e tecnológico nacional através da criação de oportunidades de emprego para investigadores/as doutorados/as.
No cômputo dos últimos seis concursos, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou para financiamento 2138 posições contratuais de doutorados/as a nível nacional. Destas, 480 posições atribuídas (22% do nacional) pertencem ao ecossistema de investigação da U.Porto – 50% na categoria de Investigador Júnior, 38% na categoria Investigador Auxiliar, 12% na categoria Investigador Principal e, por fim, 0,2% na categoria Investigador Coordenador.
No topo das Faculdades e Institutos de Investigação associados, com o maior número de posições atribuídas, encontram-se o i3S (23%), o CIIMAR (14%) e a FEUP (13%).
Por áreas, verifica-se que o maior número de posições atribuídas se enquadra nas áreas de "Ciências Naturais e da Vida", de "Ciências Exatas e Tecnologias" e das “Artes, Humanidades e Ciências Sociais” com 69%, 22% e 9%, respetivamente.
O CEEC Individual é um instrumento de financiamento para apoio à contratação de investigadores/as criado pela FCT em 2017, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016, com o objetivo de estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento e contribuir, assim, para a atração e fixação de doutores/as qualificados/as em território nacional, rejuvenescendo as instituições científicas.
Estes resultados são um estímulo para consolidar a estratégia da U.Porto na valorização do conhecimento e do contributo para as políticas públicas em Portugal.
Copyright 2024 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.