Sabia que...

U.Porto Reitoria SIP
… A U.Porto alcançou em 2024 um número recorde de participações no programa COST, ultrapassando as 400 Ações com envolvimento de mais de 700 investigadores/as?

Desde 1999, o ecossistema de investigação da U.Porto tem registado um crescimento exponencial na participação no programa COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia).

Este programa europeu apoia a colaboração transnacional através da criação de redes de investigadores/as em todas as áreas científicas e tecnológicas. As Ações COST promovem a progressão científica e proporcionam aos/às investigadores/as acesso a comunidades internacionais com interesses científicos comuns.

Em 2024 a U.Porto atingiu um novo máximo histórico de participação da Universidade no programa, totalizando 436 Ações COST, um crescimento de cerca de 18,5% face a 2023, consolidando uma tendência de aumento contínuo nos últimos anos (254 em 2021, 325 em 2022 e 368 em 2023).

Estas mais de 400 Ações COST abrangem uma ampla diversidade de áreas científicas, refletindo a natureza transversal e colaborativa do programa. As Ciências da Saúde lideram com 144 ações, seguidas pelas Ciências da Engenharia e Tecnologia (98) e pelas Ciências Naturais (89). Também se regista uma forte presença nas Ciências Exatas (48) e nas Ciências Sociais (52). A área das Artes e Humanidades está igualmente representada, com 5 ações.

Atualmente, o envolvimento do ecossistema da U.Porto no programa traduz-se num total de 707 investigadores/as com participação ativa (desde Action Chairs a membros de Working Groups), o que representa um crescimento de cerca de 35,7% face a 2023. Este número reforça a evolução expressiva dos últimos anos: 259 participantes em 2021, 448 em 2022 e 521 em 2023 (mais 16% face ao ano anterior).


An image


As Ações COST são redes de investigação interdisciplinares que integram participantes de diversas origens institucionais, num quadro intergovernamental de cooperação composto por 41 países-membros, 1 país cooperante e 1 país parceiro.

Instituições de países não-membros também podem integrar estas redes. O financiamento atribuído destina-se a apoiar os custos de coordenação e dinamização das atividades colaborativas.

Os/as investigadores/as podem estabelecer colaborações com pares de outros países europeus, submetendo propostas para novas Ações COST ou integrando redes já em curso. Foram recentemente aprovadas 70 novas Ações que a comunidade científica da U.Porto pode integrarmais informações aqui.

Abertas a todas as áreas da ciência e tecnologia, incluindo domínios emergentes, as Ações COST oferecem um ambiente inclusivo e pan-europeu, onde investigadores/as de diferentes níveis de experiência podem expandir redes profissionais e impulsionar as suas carreiras científicas.

Atual e globalmente, estão em curso mais de 250 Ações COST, envolvendo cerca de 50 mil investigadores/as de toda a Europa e além-fronteiras.


Nota: Não dispensa a consulta das páginas oficiais. Para mais informações sobre Ações COST, consulte o website oficial COST, ou a página dedicada no website da FCT.

 Copyright 2025 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.