Com o objetivo de reforçar a transparência, rastreabilidade e visibilidade do financiamento público para a investigação científica, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está a atribuir identificadores únicos e permanentes (DOI – Digital Object Identifier) aos financiamentos públicos nacionais que atribui e gere.
Esta iniciativa enquadra-se no esforço de promoção do acesso aberto à informação científica, contribuindo para a disponibilização estruturada, eficaz e acessível dos dados relativos aos apoios concedidos, na medida em que o DOI é um identificador digital permanente que permite referenciar, localizar e citar de forma inequívoca um recurso digital — seja um artigo científico, um conjunto de dados ou, neste caso, um financiamento.
A atribuição de DOI é efetuada no contexto do registo nacional do financiamento científico, integrado na infraestrutura SciPROJ — uma plataforma nacional que agrega registos de financiamento nacional e internacional. Através da sua recente integração na infraestrutura internacional Fundstat da OCDE, o SciPROJ contribui para garantir a interoperabilidade dos dados de financiamento à ciência.
A iniciativa pretende assim manter uma interligação inequívoca, clara e consistente entre o financiamento atribuído e os seus investigadores, instituições e resultados científicos, reforçando a confiança na produção científica nacional, ao mesmo tempo promovendo a sua integração em contextos internacionais.
O processo de atribuição de DOIs encontra-se, desde janeiro de 2024, na Fase II, durante a qual estão a ser registados, de forma faseada e autónoma pela FCT, tanto os financiamentos mais recentemente contratualizados bem como financiamentos anteriores que ainda apresentem potencial de produção científica.
Ao assegurar a associação inequívoca entre financiamento e produção científica, a iniciativa facilita a interoperabilidade dos sistemas de informação científica, valoriza os contributos dos investigadores e instituições envolvidas e promove uma ciência mais transparente, colaborativa e internacionalmente reconhecida.
Copyright 2025 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.