Sabia que...

U.Porto Reitoria SIP
Participação da U.Porto nas Redes de Formação Inovadoras (MSCA-ITN) do H2020


As Redes de Formação Inovadoras (ITN) visam dar formação especializada a uma nova geração de investigadores com criatividade e espírito empreendedor e inovador, que se encontrem a iniciar o seu percurso científico.

A investigação colaborativa de alta qualidade e a formação doutoral das ITN desenvolve-se em redes internacionais de universidades, centros de investigação e organizações não académicas, tais como empresas, ONG’s, instituições de caridade, etc. Os jovens investigadores têm a possibilidade de participarem em projetos de investigação inovadores e de trabalhar com os mais conceituados investigadores internacionais, tendo acesso às mais recentes e avançadas tecnologias. Os programas de formação têm duração máxima de 48 meses e desenvolvem-se em três modalidades: Redes Europeias de Formação (ETN - European Training Networks); Doutoramentos europeus em ambiente industrial (EID - European Industrial Doctorates); Doutoramentos Conjuntos Europeus (EJD - European Joint Doctorates).

Desde 2014, foram atribuídas a Portugal 238 bolsas deste âmbito, envolvendo mais de 55 milhões de euros – 80% na modalidade ETN (191 bolsas), 6% em EID (14 bolsas) e 14% em EJD (33 bolsas).

O ecossistema da U.Porto participou com sucesso nas redes de formação inovadoras desde os primeiros anos, tendo tido um desempenho acima da média nacional. Atualmente, a U.Porto é a instituição com maior número de bolsas ITN atribuídas, num total de 26, representando mais de 8.9 milhões de euros. Segue-se a Universidade Nova de Lisboa (15 bolsas atribuídas) e o Instituto Superior Técnico (10 bolsas atribuídas).

Face a estes números, e numa clara aposta no desenvolvimento de redes de formação com projeção internacional, alavancadas pela articulação entre a formação avançada e a investigação científica, a U.Porto demonstra uma capacidade crescente de investigação competitiva, cimentando o seu objetivo estratégico e reafirmando-se como uma instituição de investigação de referência.


An image


Com a introdução do novo programa-quadro para a investigação 'Horizonte Europa', a decorrer entre 2021 e 2027, as ITN passaram a designar-se 'Redes de Doutoramento' (DN - Doctoral Networks).

Além das Redes de Doutoramento standard, existem incentivos para Doutoramentos Industriais e Doutoramentos Conjuntos. Neste âmbito, encontra-se atualmente aberto um convite à apresentação de propostas até 15 de novembro de 2022.

Mais informações na página oficial MSCA ou junto do Ponto de Contacto Nacional para as MSCA, David Marçal.




Nota: Os dados apresentados nesta página são obtidos com base nos dados oficiais disponibilizados pelo Funding & Tenders Portal e Qlik Sense Hub Dashboard da União Europeia. São atualizados periodicamente pelo SIP. Última atualização: 20 de maio de 2022.
A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta das páginas oficiais.

 Copyright 2022 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.