A U.Porto destaca-se como a universidade portuguesa mais inovadora, liderando o esforço conjunto das instituições nacionais que ajudaram a colocar Portugal no 17.º lugar do ranking europeu de patentes académicas.
São números do relatório The role of European universities in patenting and innovation, publicado em outubro de 2024 pelo European Patent Office (EPO). De acordo com o documento, de 2000 a 2020, a Universidade do Porto foi responsável por mais de um quarto (207) dos 818 pedidos de patentes europeias submetidos por instituições de ensino superior em Portugal.
Estes dados enaltecem o espírito empreendedor do ecossistema científico da U.Porto, que se destaca como a única universidade portuguesa a ultrapassar a marca dos 200 pedidos de patentes académicas.
A U.Porto, consolida, assim uma posição de liderança já alcançada em anos anteriores, com destaque para 2023, ano em que 29 dos 329 pedidos de patente europeia em Portugal tiveram origem na Universidade do Porto ou nos seus Institutos de Investigação Associados. Em 2023, empresas, universidades e laboratórios públicos, a nível nacional, contribuíram para um total de 329 pedidos, quase triplicando o número alcançado há 10 anos (113 pedidos).
Dados recolhidos internamente na U.Porto, conforme imagem, dão conta de 206 inventores/as apoiados/as, 592 patentes ativas, 73 patentes concedidas (das quais 6 nacionais e 67 internacionais) em 2023.
A consistência desta posição de topo no âmbito das patentes académicas europeias reflete o compromisso da Universidade do Porto com a investigação e a inovação.
A nível nacional, de acordo com o relatório da OEP, as universidades portuguesas contribuíram com 0,76% de todas as patentes académicas registadas, na Europa entre 2000 e 2020. A lista é liderada por países como Alemanha, França, Reino Unido e Itália, mas o desempenho de Portugal – com a U.Porto na liderança – evidencia o impacto crescente das universidades nacionais no panorama europeu de inovação.
Copyright 2025 © Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto.
Todos os direitos reservados.