Newsletter #9 - novembro e dezembro de 2023
No passado dia 30 de outubro encerrou ao público a mostra expositiva “O Porto e o Reino Unido. 650 Anos de História Partilhada. 1373-2023”, a qual decorreu no MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto. Assinalando os 650 anos da influência britânica na cidade e da relação entre os dois países, a iniciativa contou com vários módulos expositivos entre quais se encontrava um dedicado à figura do arquiteto John Carr e ao projeto arquitetónico do Hospital de Santo António. As quatro peças desenhadas nele expostas, pertencentes a um conjunto de 19 desenhos, 15 deles reunidos em forma de livro, foram intervencionadas pela GDI, através da sua Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos. Realizadas por John Carr em 1769 e copiadas pelo mestre de obras Manoel dos Santos Barboza entre 1773 e 1795, estas apresentavam inúmeros problemas de conservação que se prendiam com um incorreto manuseamento e acondicionamento ao longo dos anos, bem como ao inclemente envelhecimento dos materiais utilizados. As operações de conservação e restauro executadas, tendo por base o respeito pelo material original e pela autenticidade dos objetos, permitiu abrandar o seu envelhecimento, assegurar a sua estabilidade estrutural e garantir uma exposição em segurança.
"Elevassão do frontespício do novo Hospital de Santo Antonio desta cidade do Porto, visto pello seu exterior da parte de Nascente, e Poente, desenhado por João Carr Architecto Inglez da cidade de York, no ano de 1769 e copiado fielmente no de 1793 por Manoel dos Santos Barboza de Gemunde" visto de frente, antes das intervenções de conservação e restauro.
"Elevassão exterior do Hospital da parte de Norte e Sul", visto de frente, antes das intervenções de conservação e restauro.
Limpeza mecânica superficial e remoção de antigos restauros.
Humidificação do suporte e preenchimento de lacunas.
Acondicionamento dos objetos em passepartout e capilhas.